Domingo, 10 de julho de 2011 - 17h43
O Sistema Único da Assistência Social (SUAS) já é uma realidade no cenário das políticas públicas sociais voltadas para o atendimento da população vivendo em situação de vulnerabilidade e risco social. Na última quarta-feira (06/07) a Presidente Dilma assinou a Lei que cria e regulamenta os serviços, programas e ações do SUAS numa solenidade realizada no Palácio do Planalto com a participação de mais 300 convidados envolvendo gestores e representantes dos conselhos municipais, estaduais e nacionais da assistência social, além de lideranças dos movimentos sociais e dirigentes da sociedade civil organizada.
De acordo com a secretária municipal de Assistência Social de Porto Velho, o SUAS, surge no processo de construção e organização da política nacional, traduzindo um novo modelo de gestão da política, focando no universo das ações sócioassistenciais a família, o território e a gestão descentralizada. “O SUAS visa a garantia do direito amplo a proteção social de famílias e demais indivíduos e deve ser considerada como uma ação prioritária em todo o país“, disse.
Benedita reforças as palavras da presidente Dilma que cita que com a implementação efetiva do sistema, foi saldada uma grande dívida social que se acumulava historicamente no cenário das políticas públicas no âmbito da proteção social brasileira. “ O sancionamento da referida lei, foi uma grande vitória para a sociedade Brasileira.
A secretária Benedita Nascimento, a convite da presidência da república e do MDS participou da solenidade de sansão do Projeto de Lei SUAS nº( ) acompanhada do Presidente do Conselho Municipal de Assistência Social , senhor Fernando Rocha. Segundo a secretária “essa é mais uma vitória para o Brasil e para a sociedade, pois o SUAS atinge o seu lugar prioritário na história de luta dos operadores, profissionais e trabalhadores da política de assistência social, e mais, coloca na agenda pública o compromisso dos governos em efetivar de forma gratuita e integrado os serviços de proteção social em cada território para todos aqueles que necessitam de proteção, ampliando direitos através da execução efetiva das ações e dos serviços voltados a inclusão e proteção social, superando as situações de vulnerabilidades e risco social que atinge famílias e indivíduos.”
A Secretária, enfatizou ainda, que vai solicitar a Câmara de Vereadores, aos seus pares, com a presença do representação do MDS uma pauta para tratarmos da lei do SUAS.
Fonte: Meiry Santos
Presidente Raniery Coêlho é condecorado com Medalha do Mérito Legislativo
O Presidente do Sistema Fecomércio/Sesc/Senac/Instituto Fecomércio e Vice-Presidente da CNC, Ranier Araújo Coêlho, recebeu na tarde de segunda-feira
Deputada Cristiane Lopes destina R$ 100 mil à AMA-RO e reforça apoio às famílias atípicas
O recurso já está disponível na conta da entidade e será utilizado para custear profissionais especializados e ampliar os atendimentos às famílias a
Mutirão emergencial de RG no Morar Melhor II é solicitado por Cláudia de Jesus
Para evitar que a falta de documentação impeça famílias de acessar suas novas moradias, a deputada Cláudia de Jesus (PT) pediu à Secretaria de Estado
Deputada Cristiane Lopes vota SIM à urgência do PL da Anistia
A Câmara dos Deputados aprovou, nesta quarta-feira (17), o regime de urgência para o PL 2162/2023, que concede anistia aos participantes das manifes