Terça-feira, 15 de fevereiro de 2011 - 16h13
Porto Velho, 15 de fevereiro de 2011 – O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, confirmou sua primeira visita ao Brasil para o mês de março. Esta será também a sua primeira visita à América do Sul desde que assumiu o cargo.
Após tomar conhecimento da visita do presidente Obama, o Governo do Estado de Rondônia colocou-se à disposição para receber a comitiva presidencial e encaminhou, no último dia 27 de janeiro, um ofício ao Embaixador do Estados Unidos, Thomas Shannon.
Para o governador Confúcio Moura a visita é uma oportunidade única para, em Porto Velho, Obama exaltar dois feitos históricos que uniram os dois países: a Expedição Científica Rooselvet-Rondon, realizada em 1913 no território rondoniense, oportunidade que aproximou o Marechal Brasileiro Cândido Rondon e o presidente americano Theodore Roosevelt e a construção da legendária Estrada de Ferro Madeira Mamoré, entre os anos de 1907 à 1912.
Além de contemplar fatos marcantes, que ligam o Estado à nação norte-americana, a visita de Obama à Rondônia significaria ainda o início de uma nova era nas relações institucionais do estado.
Rondônia passa por um processo de desenvolvimento acelerado, impulsionado pela construção de duas usinas hidrelétricas - uma em Santo Antônio e a outra em Jirau - e, com a visita do presidente, novas portas poderiam ser abertas, o que poderia dar início a parcerias em diversas áreas, não só entre Rondônia e o Governo Americano, mas também entre Organizações Não Governamentais (Ongs) e o Estado.
A viagem do presidente Obama incluirá ainda visitas ao Chile e El Salvador. Obama disse que a viagem servirá para promover novas alianças para o progresso nas Américas. “Em março, viajarei ao Brasil, Chile e El Salvador para formar novas alianças para o progresso na América”, disse o presidente americano em um texto divulgado pela Casa Branca.
Entre as propostas inclusas na pauta da viagem de Barack Obama está a discussão das mudanças climáticas e a questão da biodiversidade, temas que são altamente adequados para serem debatidos na região amazônica.
Ferrovia, palco da visita
Caso a visita do presidente americano se concretize, as cerimônias oficiais serão realizadas no pátio revitalizado da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré, distante apenas 7 km da base área.
A solenidade deverá contar com a presença de representantes indígenas locais, com direito ao acionamento simbólico da ferrovia pelo próprio presidente americano, em uma forma de reviver - após quase 100 anos - a festa de inauguração que contou com bandeiras americanas e brasileiras na ornamentação dos vagões, numa inequívoca demonstração de união entre os dois países na luta pela construção em plena selva da grandiosa ferrovia.
A Estrada de Ferro Madeira Mamoré foi construída entre os anos de 1907 a 1912. Os 366 km de ferrovia ligam Porto Velho ao município de Guajará-Mirim, alternativa encontrada para contornar o trecho não navegável do rio.
Tema de minissérie
A centenária ferrovia foi tema da minisséria “Mad Maria”, veiculada pela TV Globo, que exibiu ao público brasileiro parte desta história, até então praticamente desconhecida ou esquecida pela população rondoniense e brasileira.
A minissérie foi baseada na obra “Mad Maria” de autoria de Márcio de Souza e exibiu vários acontecimentos verídicos sobre a ferrovia, muitos dos quais filmados nos mesmos locais onde os fatos aconteceram.
A Estrada de Ferro Madeira Mamoré é uma das últimas linhas de trem a vapor no Brasil e a única da Amazônia.
Interoceânica
A rodovia Interoceânica – cuja inauguração deve acontecer ainda este ano - envolve o Brasil, Peru e Bolívia e proporcionará a instalação de um novo canal de comunicação entre os três países, com a abertura de novos mercados para exportação, turismo e a integração latino-americana.
A rodovia permitirá o acesso – através do estado do Acre e Peru - a todo o mercado ocidental dos Estados Unidos, ampliando as possibilidades de escoamento de produtos norte-americanos ao Brasil e Caribe.
Rondônia encontra-se em privilegiada posição geográfica, estratégica na América do Sul, além de possuir uma base aérea capaz de receber os aviões presidenciais.
Fonte: Cristiane Cruz / Decom
Terça-feira, 18 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)
Presidente da Alero entrega voto de louvor à Facer, em Guajará-Mirim
Na noite do último sábado (15/11), a Câmara de Vereadores de Guajará-Mirim foi palco de uma solenidade marcada por reconhecimento e valorização do s

Em Guajará-Mirim, FACER articula ações institucionais e prestigia o Duelo da Fronteira
A Presidente da FACER, Kelly Naahmara, e o Vice-presidente da entidade, Cícero Noronha, participaram de uma reunião realizada na Associação Comercia

Assembleia reforça Sejucel com mais de R$ 1,8 milhão para Cultura, Esporte e Lazer
A Casa de Leis aprovou, durante sessão ordinária na terça-feira (11), o Projeto de Lei (PL) 1187/25 e também o Projeto de Lei 1157/25 que, juntos,

Assembleia aprova crédito suplementar de R$ 2 milhões para reforçar sistema prisional de Rondônia
A Assembleia Legislativa de Rondônia aprovou, nesta semana, o Projeto de Lei 1092/2025, que autoriza o Poder Executivo a abrir crédito adicional su
Terça-feira, 18 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)