Quarta-feira, 15 de junho de 2011 - 23h37
Neste mesmo período está previsto a ida da presidente Dilma Rousseff a Porto Velho, para a solenidade que marcará o desvio do rio Madeira pelo vertedouro principal da Usina Hidrelétrica de Santo Antônio. Conforme o chefe de agenda do Gabinete Pessoal da Presidência da República, Álvaro Henrique Baggio, explicou aos sindicalistas, na tarde de ontem, por intermédio do senador Acir Gurgacz, em seu gabinete, a confirmação precisa do dia depende da avaliação do nível do rio Madeira, que precisa estar apropriado para a operação de desvio pelo vertedouro.
O convite para a vinda da presidente Dilma a Rondônia para assinar o Decreto da Transposição tinha sido feito pelo senador Acir Gurgacz no dia 28 de abril. A expectativa da bancada federal e dos sindicalistas que estão mobilizados em Brasília é de que não haja mais nenhuma alteração de datas para assim concretizar o sonho de mais de 20 mil servidores do Estado.
O senador Acir Gurgacz destacou a união dos sindicalistas que representam os servidores, da bancada federal e de todos os políticos em torno do assunto. “Como eu sempre digo, quando as lideranças políticas se unem em torno de uma bandeira, a conquista é uma questão de tempo, e com a transposição não poderia ser diferente”, frisou.
Texto do Decreto
Na manhã de ontem, os sindicalistas da Singeperon, Sintero, SindSaúde, Sinjur, Senger, Singler, Sinsepol, Aspometron, Sintraer, Sintec e Sidepro se reuniram com o Secretário Parlamentar do Ministério do Planejamento, Luis Baião, onde obtiveram a cópia da minuta do Decreto. Na oportunidade, puderam comprovar que as alterações feitas pelo Ministério do Planejamento ocorreram apenas na redação e não no mérito da matéria.
Um dos ajustes agradou muito os sindicalistas. Trata-se de inserção no parágrafo 2º do artigo 4º, que define o prazo de 18 meses para a conclusão do processo da transposição, a partir da instalação da Comissão Interminsiterial. “Este era um ponto que estava em aberto e ficamos muito satisfeitos com sua inclusão. Isso quer dizer que a transposição será feita em um período de tempo relativamente curto”, disse o tenente Costa, da Aspometron.
Outro ponto trata-se do inciso primeiro, do artigo 4°, em que a administração da transposição será feira pela ministra do Planejamento, Miriam Belchior, o que antes seria pelo secretário-executivo do órgão.
Para o vice-presidente do Sintero, Manoel Rodrigues, os servidores vão continuar em mobilização para assegurar o cumprimento da agenda pela presidenta Dilma Rousseff. “A expectativa é que realmente não mude mais essa data. Não assinando a gente mantém tudo que foi combinado junto aos servidores de Rondônia, que é o fechamento da BR-364 e a vinda de mil pessoas para Brasília”, declarou o sindicalista.
O representante do SindiSaúde, Antônio Belarmino, disse que agora está confiante. “Eu acredito na ida da nossa presidente sim, não tem o que o governo se esquivar de nos atender. Estou confiante, o governo não deixará de cumprir a lei para. É apenas isso que nós queremos”, salientou.
Fonte: Ascon/Senador Acir
Durante evento ocorrido em Ariquemes, de apresentação dos resultados do Programa Segurança Rural, o deputado estadual Alex Redano (Republicanos) rea
Em audiência pública realizada pela Comissão de Serviços de Infraestrutura do Senado Federal, presidida pelo senador Marcos Rogério, o deputado Ciro
A deputada federal Cristiane Lopes (União Brasil-RO) participou de duas importantes audiências públicas realizadas pela Comissão de Infraestrutura (
O deputado estadual Alex Redano (Republicanos) apresentou uma indicação ao Governo do Estado de Rondônia, com cópia à Secretaria de Estado da Saúde