Segunda-feira, 22 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Prefeitura vai implantar posto de coleta de leite na zona Leste



A Prefeitura de Porto Velho, em parceira com secretaria municipal de Saúde (Semusa), informou que vai instalar seu primeiro posto de coleta de leite materno na unidade de saúde Hernandes Índios, no bairro Esperança da Comunidade, setor Leste da Capital, até setembro.

O objetivo da criação do posto de coleta de leite materno é facilitar o acesso das doadoras, que hoje só contam com uma base montada numa unidade do Estado. “Com mais este posto de coleta e consequentemente, a partir dele, um aumento na doação, vamos contribuir com a diminuição do índice de mortalidade infantil. Mas não só para a doação, mas também queremos com isso conscientizar sobre a importância da amamentação. Este posto servirá como um apoio para as mães que tem dificuldades para amamentar, seja por falta de informação, orientação ou experiência”, explica a nutricionista, Rejane Nogueira, da Maternidade Mãe Esperança.

O novo posto de coleta de leite servirá para questão do armazenamento, até que esse leite seja dirigido ao banco de leite do Hospital de Base. “Pois, nem todas as pessoas têm facilidade de se deslocar para outra localidade da cidade”, reforçou.

Ainda de acordo com a nutricionista, a amamentação traz benefícios tanto para o bebê como para mãe. O aleitamento materno pode diminuir o número de infecções respiratórias, diminuir os riscos de desenvolver alergias, diabetes infantil e obesidade. “Trabalhamos muito essa questão com as mães. O leite materno é muito superior ao leite industrial”, disse a nutricionista.

Segundo a diretora da Divisão de Programas Especiais (DPE) da Semusa e coordenadora da Saúde da Criança do Município, Eunice de Sousa, a unidade de saúde Hernandes Índios foi escolhida por estar localizada numa região populosa com um grande número de atendimentos. “Esse novo posto de atendimento é um ponto estratégico”, afirmou a nutricionista.

Doação

A pessoa que tem a intenção de ser uma doadora, poderá de deslocar até este posto, levar a carteirinha SUS, CPF, identidade e exames pré-natais. “Ela vai passar por uma avaliação nutricional e da produção de leite e realizar exames de sangue, sífilis, hepatite entre outros”, orientou Eunice.

Fonte: COMDECOM

Gente de OpiniãoSegunda-feira, 22 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Presidente Raniery Coêlho é condecorado com Medalha do Mérito Legislativo

Presidente Raniery Coêlho é condecorado com Medalha do Mérito Legislativo

O Presidente do Sistema Fecomércio/Sesc/Senac/Instituto Fecomércio e Vice-Presidente da CNC, Ranier Araújo Coêlho, recebeu na tarde de segunda-feira

Deputada Cristiane Lopes destina R$ 100 mil à AMA-RO e reforça apoio às famílias atípicas

Deputada Cristiane Lopes destina R$ 100 mil à AMA-RO e reforça apoio às famílias atípicas

O recurso já está disponível na conta da entidade e será utilizado para custear profissionais especializados e ampliar os atendimentos às famílias a

Mutirão emergencial de RG no Morar Melhor II é solicitado por Cláudia de Jesus

Mutirão emergencial de RG no Morar Melhor II é solicitado por Cláudia de Jesus

Para evitar que a falta de documentação impeça famílias de acessar suas novas moradias, a deputada Cláudia de Jesus (PT) pediu à Secretaria de Estado

Deputada Cristiane Lopes vota SIM à urgência do PL da Anistia

Deputada Cristiane Lopes vota SIM à urgência do PL da Anistia

A Câmara dos Deputados aprovou, nesta quarta-feira (17), o regime de urgência para o PL 2162/2023, que concede anistia aos participantes das manifes

Gente de Opinião Segunda-feira, 22 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)