Segunda-feira, 11 de julho de 2011 - 16h14
A Prefeitura de Porto Velho, em parceira com secretaria municipal de Saúde (Semusa), informou que vai instalar seu primeiro posto de coleta de leite materno na unidade de saúde Hernandes Índios, no bairro Esperança da Comunidade, setor Leste da Capital, até setembro.
O objetivo da criação do posto de coleta de leite materno é facilitar o acesso das doadoras, que hoje só contam com uma base montada numa unidade do Estado. “Com mais este posto de coleta e consequentemente, a partir dele, um aumento na doação, vamos contribuir com a diminuição do índice de mortalidade infantil. Mas não só para a doação, mas também queremos com isso conscientizar sobre a importância da amamentação. Este posto servirá como um apoio para as mães que tem dificuldades para amamentar, seja por falta de informação, orientação ou experiência”, explica a nutricionista, Rejane Nogueira, da Maternidade Mãe Esperança.
O novo posto de coleta de leite servirá para questão do armazenamento, até que esse leite seja dirigido ao banco de leite do Hospital de Base. “Pois, nem todas as pessoas têm facilidade de se deslocar para outra localidade da cidade”, reforçou.
Ainda de acordo com a nutricionista, a amamentação traz benefícios tanto para o bebê como para mãe. O aleitamento materno pode diminuir o número de infecções respiratórias, diminuir os riscos de desenvolver alergias, diabetes infantil e obesidade. “Trabalhamos muito essa questão com as mães. O leite materno é muito superior ao leite industrial”, disse a nutricionista.
Segundo a diretora da Divisão de Programas Especiais (DPE) da Semusa e coordenadora da Saúde da Criança do Município, Eunice de Sousa, a unidade de saúde Hernandes Índios foi escolhida por estar localizada numa região populosa com um grande número de atendimentos. “Esse novo posto de atendimento é um ponto estratégico”, afirmou a nutricionista.
Doação
A pessoa que tem a intenção de ser uma doadora, poderá de deslocar até este posto, levar a carteirinha SUS, CPF, identidade e exames pré-natais. “Ela vai passar por uma avaliação nutricional e da produção de leite e realizar exames de sangue, sífilis, hepatite entre outros”, orientou Eunice.
Fonte: COMDECOM
Domingo, 23 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)
Bolsonaro preso: Moraes rejeita pedido de prisão domiciliar
Em decisão publicada neste sábado, o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes rejeitou o pedido feito pela defesa do ex-presiden

Deputada Ieda Chaves acompanha inauguração da Procuradoria da Mulher em Candeias do Jamari
A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) marcou presença em um momento histórico para o município de Candeias do Jamari: a inauguração da Procur

Assembleia Legislativa de Rondônia promove Gincana dos Estagiários 2025
A Assembleia Legislativa de Rondônia está promovendo a Gincana dos Estagiários 2025 – Jornada do Saber: “Transformando Conhecimento em Ação”. A inic

Deputada Federal Cristiane Lopes entrega van adaptada para transporte de pacientes em Guajará-Mirim
A deputada federal Cristiane Lopes (União Brasil), realizou a entrega oficial de um micro-ônibus adaptado para o transporte de pacientes da Secretar
Domingo, 23 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)