Sexta-feira, 20 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Prefeitura vai implantar posto de coleta de leite na zona Leste



A Prefeitura de Porto Velho, em parceira com secretaria municipal de Saúde (Semusa), informou que vai instalar seu primeiro posto de coleta de leite materno na unidade de saúde Hernandes Índios, no bairro Esperança da Comunidade, setor Leste da Capital, até setembro.

O objetivo da criação do posto de coleta de leite materno é facilitar o acesso das doadoras, que hoje só contam com uma base montada numa unidade do Estado. “Com mais este posto de coleta e consequentemente, a partir dele, um aumento na doação, vamos contribuir com a diminuição do índice de mortalidade infantil. Mas não só para a doação, mas também queremos com isso conscientizar sobre a importância da amamentação. Este posto servirá como um apoio para as mães que tem dificuldades para amamentar, seja por falta de informação, orientação ou experiência”, explica a nutricionista, Rejane Nogueira, da Maternidade Mãe Esperança.

O novo posto de coleta de leite servirá para questão do armazenamento, até que esse leite seja dirigido ao banco de leite do Hospital de Base. “Pois, nem todas as pessoas têm facilidade de se deslocar para outra localidade da cidade”, reforçou.

Ainda de acordo com a nutricionista, a amamentação traz benefícios tanto para o bebê como para mãe. O aleitamento materno pode diminuir o número de infecções respiratórias, diminuir os riscos de desenvolver alergias, diabetes infantil e obesidade. “Trabalhamos muito essa questão com as mães. O leite materno é muito superior ao leite industrial”, disse a nutricionista.

Segundo a diretora da Divisão de Programas Especiais (DPE) da Semusa e coordenadora da Saúde da Criança do Município, Eunice de Sousa, a unidade de saúde Hernandes Índios foi escolhida por estar localizada numa região populosa com um grande número de atendimentos. “Esse novo posto de atendimento é um ponto estratégico”, afirmou a nutricionista.

Doação

A pessoa que tem a intenção de ser uma doadora, poderá de deslocar até este posto, levar a carteirinha SUS, CPF, identidade e exames pré-natais. “Ela vai passar por uma avaliação nutricional e da produção de leite e realizar exames de sangue, sífilis, hepatite entre outros”, orientou Eunice.

Fonte: COMDECOM

Gente de OpiniãoSexta-feira, 20 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Alero fortalece políticas públicas e amplia direitos no apoio a pacientes com doenças crônicas

Alero fortalece políticas públicas e amplia direitos no apoio a pacientes com doenças crônicas

Conviver com uma doença crônica significa enfrentar desafios diários, muitos deles invisíveis aos olhos da sociedade. Por isso, campanhas como Fev

Turismo: carnaval promove a economia e a identidade cultural de Rondônia

Turismo: carnaval promove a economia e a identidade cultural de Rondônia

O Carnaval em Rondônia, especialmente em Porto Velho, consolidou-se a partir de meados do século XX, influenciado pela construção da Estrada de Fe

Dia Mundial do Rádio é o reconhecimento da importância desse veículo de comunicação de massa

Dia Mundial do Rádio é o reconhecimento da importância desse veículo de comunicação de massa

Se existe um “vovô” dos veículos de comunicação de massa, ele é o rádio. Apesar de toda a evolução tecnológica vivenciada nos últimos anos, o rádi

Deputada Ieda Chaves fortalece divulgação de cartilha com orientações às mulheres no Carnaval

Deputada Ieda Chaves fortalece divulgação de cartilha com orientações às mulheres no Carnaval

Embora o Carnaval seja sinônimo de liberdade, o risco de violência sexual ainda é uma realidade para muitas mulheres. Com foco na prevenção, a deput

Gente de Opinião Sexta-feira, 20 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)