Sexta-feira, 20 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Prefeitura realiza audiência para debater educação


 
A prefeitura de Porto Velho realizará audiência pública na próxima quinta feira (14), no Teatro Banzeiros, para discutir as propostas da área de educação a serem inseridas no orçamento participativo de 2012. O evento terá início às 9 horas e será coordenado pelas Secretarias Municipais de Planejamento (Sempla) e Educação (Semed). Representantes dos Conselhos de Educação, professores, estudantes, associações de moradores e comunidade em geral estão sendo aguardados para apresentarem suas demandas.

O secretário Sérgio Luiz Pacífico (Sempla), organizador da audiência, destaca que esse momento é muito importante para a elaboração do orçamento da prefeitura de acordo com as necessidades da população, nesse caso, o setor de educação. “A comunidade vai dizer o que quer de melhorias tanto para a educação infantil quanto para o ensino fundamental”, comentou.

Ainda de acordo com o secretário, na audiência pública todas as propostas são amplamente discutidas do ponto de vista da necessidade, dos índices de benefícios já destinados para a região solicitada, previsão orçamentária e também conforme os dados técnicos da Sempla. Algumas demandas, segundo Pacífico, já foram apresentadas ao poder público durante as oficinas realizadas nos bairros.

Pacífico lembra que o orçamento participativo é uma marca da administração de Roberto Sobrinho, como forma atender as demandas apresentadas pelos mais variados setores da população.

Semed

Conforme a secretária de educação, Maria de Fátima Ferreira, durante a audiência ela vai apresentar ao público o relatório das solicitações feitas em 2010 e que foram inseridas no orçamento da prefeitura. “Também vamos mostrar o que conseguimos concretizar e os projetos com recursos garantidos que deverão ser executados ainda nesse ano e para 2012”, declarou. Ela acrescentou que essa será uma espécie de prestação de contas para que o público acompanhe as ações do Município em prol da educação.

Fátima Ferreira ainda informou que o fato das propostas serem aprovadas nem sempre significa que serão executadas de imediato. “Todas são avaliadas a partir dos recursos já disponíveis e da previsão orçamentária. Elas são sistematizadas pela Sempla e posteriormente inseridas no orçamento”, explicou. A execução dos projetos também obedece ao cronograma estabelecido pela administração municipal.

Fonte: Augusto José
 


 


 

Gente de OpiniãoSexta-feira, 20 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Alero fortalece políticas públicas e amplia direitos no apoio a pacientes com doenças crônicas

Alero fortalece políticas públicas e amplia direitos no apoio a pacientes com doenças crônicas

Conviver com uma doença crônica significa enfrentar desafios diários, muitos deles invisíveis aos olhos da sociedade. Por isso, campanhas como Fev

Turismo: carnaval promove a economia e a identidade cultural de Rondônia

Turismo: carnaval promove a economia e a identidade cultural de Rondônia

O Carnaval em Rondônia, especialmente em Porto Velho, consolidou-se a partir de meados do século XX, influenciado pela construção da Estrada de Fe

Dia Mundial do Rádio é o reconhecimento da importância desse veículo de comunicação de massa

Dia Mundial do Rádio é o reconhecimento da importância desse veículo de comunicação de massa

Se existe um “vovô” dos veículos de comunicação de massa, ele é o rádio. Apesar de toda a evolução tecnológica vivenciada nos últimos anos, o rádi

Deputada Ieda Chaves fortalece divulgação de cartilha com orientações às mulheres no Carnaval

Deputada Ieda Chaves fortalece divulgação de cartilha com orientações às mulheres no Carnaval

Embora o Carnaval seja sinônimo de liberdade, o risco de violência sexual ainda é uma realidade para muitas mulheres. Com foco na prevenção, a deput

Gente de Opinião Sexta-feira, 20 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)