Terça-feira, 21 de junho de 2011 - 10h19
A Prefeitura de Porto Velho, através da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), inaugurou na tarde desta segunda-feira, 20, a “Ouvidoria da Semusa”. O ato foi realizado pelo secretário municipal de saúde, Williames Pimentel, e pelo diretor nacional de ouvidorias do Ministério da Saúde, Luiz Carlos Bolzan, que representou o ministro da Saúde, Alexandre Padilha.
A ouvidoria está instalada no térreo da sede da Semusa, na Avenida Calama, 4008, bairro Embratel, onde os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) podem ir pessoalmente ou usar agora o número gratuito 0800-647-5225 para fazer solicitações, denúncias, informações, reclamações, sugestões, elogios e tirar dúvidas sobre os serviços oferecidos pela saúde municipal. Também está disponibilizado o e-mail:ouvidoriasmeusa@portovelho.ro.gov.br, o horário de atendimento é das 08 horas às 18 horas. “O prefeito Roberto Sobrinho sempre defendeu a transparência da gestão pública municipal e esta ouvidoria é mais uma ferramenta para garantir a transparência, para proporcionar o aferimento e o estreitamento do usuário do SUS com os profissionais de saúde do município”, destacou o secretário Williames Pimentel.
Bolzan destacou que, “Porto Velho está entre as capitais brasileiras, onde as mulheres são as que melhor indicam a satisfação no SUS e as respostas mais positivas sobre os exames de câncer de mama. Com esta ouvidoria tenho certeza que estes índices devem subir e a prefeitura e a secretaria melhorarão ainda mais a qualidade dos serviços prestados à sociedade”, destacou.
A ouvidoria
De acordo com as finalidades da ouvidoria, ela é um canal de comunicação entre a Prefeitura de Porto Velho, através da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa). O objetivo direto da ouvidoria é estabelecer um relacionamento democrático entre os munícipes e a gestão municipal. Através da ouvidoria é possível se manifestar sobre todos os serviços assistenciais, técnico-profissionais próprios ou conveniados e ainda sobre questões sanitárias, epidemiológicas, entre outras.
Todas solicitações feitas pelos cidadãos à ouvidoria serão analisadas e apuradas e encaminhadas para os setores de competências para as devidas providências. Periodicamente serão apresentados relatórios das manifestações ao secretário municipal de saúde sobre os atendimentos recebidos via ouvidoria.
Fonte: Fabrícius Bariani
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