Quarta-feira, 15 de junho de 2011 - 16h03
Roberto Sobrinho adiantou que nesta quarta feira viaja à Brasília para tratar do assunto junto ao Departamento Nacional de Infraestrutura Terrestre (DNIT). “Estamos levando o edital e aguardamos a manifestação do DNIT. Assim que eles derem o sinal verde lançamos imediatamente a licitação”, disse o prefeito.
O prefeito também afirmou que a planilha de custos da obra já foi atualizada e encaminhada ao DNIT e se não ocorrer nenhum atropelo, como alguma empresa entrar com recurso contra o resultado da licitação em 60 dias, a obra será retomada para ser concluída ainda em seu mandato.
A prefeitura está sendo obrigada a lançar outra licitação porque a empresa que estava construindo os viadutos além do prejuízo por causa do aumento dos custos, provocado pelas obras das usinas do rio Madeira e a segunda colocada na concorrência pública, alegando o mesmo problema, não quis assumir a obra.
Roberto Sobrinho também negou que a construção dos viadutos foi paralisada por causa de irregularidade, como chegou a ser anunciado por alguns órgãos de comunicação. Ele frisou que os dois órgãos de controle externos federais — a Controladoria Geral da União (CGU) e o Tribunal de Contas da União (TCU) —, assim como também o DNIT não apontaram nenhuma fraude em todo o processo da obra desde a licitação. “Quarenta por cento dos viadutos já estão concluídos e isso corresponde a parte mais complicada da obra. O que falta é apenas o serviço de aterro e asfalto. Agora o que é de se estranhar é que essa é uma obra de cento e vinte milhões de reais e não há nenhuma irregularidade, enquanto as obras de água e esgoto que tem custo de oitocentos milhões, e foram paralisadas pelo TCU por causa de superfaturamento ninguém fala nada”, disse.
Roberto Sobrinho lembrou que o projeto de ampliação da rede de abastecimento de água e de esgoto era para ser executado pela prefeitura. Mas como o município não tem uma companhia de saneamento, ele optou por transferir os recursos para o estado, que já tem a Caerd, ao invés de criar uma empresa municipal só para tocar a obra. “Só que o governo anterior não deu o devido tratamento que deveria dar, tanto é que mal iniciou e foi logo paralisada por irregularidades. E hoje, me arrependo de ter passado a obra para o governo anterior. Hoje, o governador Confúcio esta resolvendo esse problema em Brasília. Enquanto isso, mais da metade da população de Porto Velho continua sem água e noventa e sete por cento dos moradores da capital não têm esgoto”, enfatizou.
Programa de sexta feira
Para responder a dezenas de perguntas enviadas pelos telespectadores do programa Fique Ligado”, da Rede TV, o prefeito Roberto Sobrinho deixou gravado o programa que vai ao ar, na próxima sexta feira, 10.
O prefeito vai falar sobre o programa Paz na Escola, lançado esta semana, asfalto em dezenas de ruas da capital, sobre as oito novas creches que vão abrir mais três mil vagas, as mudanças e novas alternativas para melhorar o trânsito, o ponto de ônibus que será colocado em frente a Policlínica Osvaldo Cruz, entre outros assuntos.
Fonte: Joel Elias
Foto: Frank Néry
Durante evento ocorrido em Ariquemes, de apresentação dos resultados do Programa Segurança Rural, o deputado estadual Alex Redano (Republicanos) rea
Em audiência pública realizada pela Comissão de Serviços de Infraestrutura do Senado Federal, presidida pelo senador Marcos Rogério, o deputado Ciro
A deputada federal Cristiane Lopes (União Brasil-RO) participou de duas importantes audiências públicas realizadas pela Comissão de Infraestrutura (
O deputado estadual Alex Redano (Republicanos) apresentou uma indicação ao Governo do Estado de Rondônia, com cópia à Secretaria de Estado da Saúde