Segunda-feira, 27 de junho de 2011 - 15h06
O prefeito de Porto Velho, Roberto Sobrinho, lançou nesta segunda feira, 27, junto com o governador Confúcio Moura, a mais ousada campanha com objetivo de reduzir o crescente número de acidentes de trânsito na capital. Intitulada “Trânsito Vivo: A Vida Pede Atenção” os planos de ações previstos na campanha serão executados em parceria com a prefeitura, governo do Estado, Secretaria Municipal de Transporte e Trânsito (Semtran) e Departamento de Trânsito do Estado de Rondônia (Detran).
Para o evento foram convidados alunos de escolas municipais e estaduais, que serão o principal foco da campanha. A ideia é fazer com que essas crianças passem a ser multiplicadores e educadores dos próprios pais, com relação a educação para o trânsito. “Essa mobilização, além de ser inédita para a cidade, pois é a primeira vez que prefeitura e governo passam a atuar conjuntamente, é também muito importante porque com ela o que se pretende é preservar a vida. E ao mesmo tempo em que será agressiva com relação a repressão com a intensificação da fiscalização, ela também será preventiva, educativa, daí a importância da participação das crianças, porque são elas que vão chamar a atenção dos pais para que eles obedeçam as leis de trânsito”, disse o prefeito Roberto Sobrinho.
Ação
Para o prefeito, é preciso começar a atuar agora para que se consiga no futuro o principal objetivo da campanha que é a redução do número de acidentes e de mortes no trânsito. Dados do Detran revelam em média, que só nos finais de semana ocorrem cerca de 120 acidentes nas ruas e avenidas de Porto Velho. A meta é reduzir em pelo menos 30% o índice atual. “O que nós queremos, é banir das ruas esses motoristas irresponsáveis que não respeitam a legislação, dirigem embriagados e matam inocentes. A essa pessoas iremos aplicar todo o rigor da lei, porque chegamos num ponto que não dá mais para ficar passivo a essa situação. Com eles a tolerância é zero”, frisou o prefeito.
O secretário municipal de trânsito, Itamar Ferreira, lembrou que a campanha terá três viés: educação, fiscalização e engenharia de tráfego e a secretaria estará atuando em todas as três. “Nosso planejamento será sempre em conjunto com o pessoal do Detran e da Polícia Militar, principalmente nas blitz, que passaram a ser reforçadas”, adiantou.
O governador Confúcio Moura, também mostrou-se indignado com a atual situação do trânsito em Porto Velho. “Tem pessoas que quando entram no carro até parece que deixam de ser humanas, e não respeitam ninguém, pedestres, grávidas, idosos, crianças. Essas vidas para elas não têm valor nenhum”, reclamou.
Confúcio Moura defendeu a humanização no trânsito como um dos passos decisivos para se reduzir os alarmantes índices de acidentes e vítimas fatais. Ele também classificou de importante a participação das crianças na campanha.
A campanha
A campanha “Trânsito Vivo: A Vida Pede Atenção”, lançada nesta segunda feira pelo prefeito e pelo governador foi desenvolvida com ações a curto, médio e longo prazo. Entre as ações imediatas, previstas para serem alcançadas em 60 dias constam, a veiculação de várias peças publicitárias com focos no uso obrigatório do cinto de segurança e da cadeirinha infantil, respeito à faixa de pedestres, combate à embriaguez no volante, respeito à sinalização de trânsito, conscientização dos motociclistas. Início da campanha está previsto para o dia 1º de julho.
Outras ações que envolvem esta etapa são: Elaboração de plano de ação entre a Semtran, Detran, Polícia Rodoviária Federal e Polícia Militar; monitoramento com vídeos-câmeras nos principais cruzamentos; integrar câmeras de alto alcance nos principais trechos de acidentes; presença ostensiva da fiscalização nos principais cruzamentos; ampliação dos recursos para intensificar a realização de blitz repressiva que complemente a regularização de veículos e condutores (estrutura para ação conjunta. Bafômetro, veículos, equipamentos, agentes, pátio, etc)
Na área da sinalização está previsto a ampliação da sinalização horizontal e vertical (instalação de placas), pintura de faixas de pedestres, sinalização de asfalto novo e nos cruzamentos; instalação de sinalização diferenciada nos locais com altos índices de acidentes (nos 100 principais cruzamentos); implantação e modernização de semáforos, instalação de tartarugas e taxas.
As medidas de médio prazo foram programadas para 120 dias e entre as ações constam: conscientização das crianças com produção de cartilhas educativas, produção de audiovisual com foco no educativo; plano de ação da campanha junto às escolas, ampliação dos conteúdos sobre educação no trânsito na disciplina de Educação e Cidadania nas escolas; implantação de bolhas com veículos acidentados e cenários em pontos críticos da cidade; implantação de estacionamento rotativo na região central de Porto velho.
Acima de 120 dias são as ações a serem implementadas a longo prazo, entre elas estão: o aperfeiçoamento dos conteúdos da grade curricular das autoescolas, construção de um Centro de Formação de Condutores; recapeamento da Duque de Caxias (da Jorge Teixeira até a Farquar); ligação da Rio Madeira a Jorge Teixeira (próximo ao bairro Alphaville); ligação da rua Paulo Francis (da Jatuarana ao bairro São João Batista); alargamento da avenida Rio Madeira, intervenção nos trechos rotatórios da Jatuarana com a BR 364 e Trevo do Roque.
Também fazem parte do pacote o recapeamento e asfaltamento de vias que irão receber sinalização (avenida Raimundo Cantuária, viadutos, etc); recuperação e implantação de faixas de pedestres em frente a todas as escolas da Capital, implantação de placas de origem/destino; implantação de placas toponímicas.
Outras medidas são: implantação de corredores exclusivos para ônibus, proibindo estacionamento e parada de veículos (Calama, Jatuarana, Sucupira, Carlos Gomes, Raimundo Cantuária e Campos Sales), fortalecimento da capacidade institucional da Semtran; implantação de mais vias com ondas verdes, principalmente nas rotatórias e implementação de faixas de trânsito (fura-filas) nas rotatórias.
Fonte Joel Elias
Foto Medeiros
Em audiência pública realizada pela Comissão de Serviços de Infraestrutura do Senado Federal, presidida pelo senador Marcos Rogério, o deputado Ciro
A deputada federal Cristiane Lopes (União Brasil-RO) participou de duas importantes audiências públicas realizadas pela Comissão de Infraestrutura (
O deputado estadual Alex Redano (Republicanos) apresentou uma indicação ao Governo do Estado de Rondônia, com cópia à Secretaria de Estado da Saúde
Em mais uma ação voltada ao fortalecimento do setor produtivo rural, o presidente da Assembleia Legislativa de Rondônia, deputado Alex Redano (Repub