Terça-feira, 13 de maio de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Palácio Tancredo Neves está na campanha Outubro Rosa, pela prevenção ao câncer de mama


O Palácio Tancredo Neves, na praçGente de Opiniãoa João Nicoletti, sede da prefeitura municipal de Porto Velho, aderiu à campanha Outubro Rosa, movimento popular que busca sensibilizar as pessoas em todo o mundo sobre a importância dos exames de prevenção ao câncer de mama. Desde o início do mês de outubro, diversas repartições públicas estão decorando seus espaços com os laços e faixas cor-de-rosa, símbolo da campanha, nas portas de acesso aos departamentos.

No Palácio Tancredo Neves funcionam órgãos como o gabinete do prefeito Roberto Sobrinho, do vice-prefeito Emerson Castro, da primeira dama Lucilene Peixoto e também órgãos como a Coordenadoria Municipal da Juventude, Departamento de Assuntos do Interior, Defesa Civil, Diário Oficial, Assessoria Legislativa, Cerimonial, Coordenadoria de Comunicação e Junta Militar. Nas portas de acesso, foram colocadas faixas cor-de-rosa, que remetem à campanha. Os servidores receberam também fitas de tecido para serem anexadas no peito em forma de laços.
 

Adesões

Na semana passada, a decoração especial chegou ao Mercado Cultural, que incrementou sua iluminação para a campanha. A Secretaria de Obras também havia aderido ao movimento, buscando sensibilizar seus servidores Palácio Tancredo Neves está na campanha Outubro Rosa, pela prevenção ao câncer de mama - Gente de Opiniãopara a necessidade do exame. A secretaria municipal de Saúde (Semusa) também organizou diversas atividades de conscientização das pessoas para prevenção e rastreamento do câncer de mama, intensificação as ações de 17 a 28 de Outubro, com palestras, exame clinico das mamas e distribuição de materiais informativos. O Hospital Santa Marcelina disponibilizou 100 mamografias para as mulheres acima de 50 anos que nunca fizeram o exame ou estão há mais dois sem fazer.
 

Origem

A história do Outubro Rosa remonta à última década do século 20, quando o laço cor-de-rosa foi lançado por uma Fundação e distribuído aos participantes da primeira Corrida pela Cura, em Nova York, em 1990. O câncer de mama é o segundo mais freqüente entre as mulheres em Porto Velho, segundo dados da Semusa. Até o ano passado, a cada 100 mil mulheres, 26,8 mil têm esse tipo da doença.

Em Rondônia, o câncer de mama ocupa o primeiro lugar com 18,98/100.000 mulheres. Cada mulher pode e deve identificar sozinha se está ou não com a doença, através do autoexame das mamas, observando se há alguma alteração que necessite de uma avaliação posterior de um profissional de saúde.

Fonte: Róbinson Gambôa
Foto: Quintela

Gente de OpiniãoTerça-feira, 13 de maio de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Sebrae e Abracam apresentam Educação Empreendedora a Vereadores de Rondônia

Sebrae e Abracam apresentam Educação Empreendedora a Vereadores de Rondônia

A Abracam (Associação Brasileira de Câmaras Municipais) promoveu o PROCAVER (Programa de Capacitação Continuada de Vereadores), focando as funções d

O Agro em boas mãos: Assembleia Legislativa lança série especial sobre investimentos no setor rural

O Agro em boas mãos: Assembleia Legislativa lança série especial sobre investimentos no setor rural

A Assembleia Legislativa do Estado de Rondônia (Alero) dá início, nesta terça-feira (13), ao lançamento oficial da série especial de reportagens “O

Presidente da Assembleia Legislativa prestigia 3º Encontro do Agronegócio em Monte Negro

Presidente da Assembleia Legislativa prestigia 3º Encontro do Agronegócio em Monte Negro

O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Alex Redano (Republicanos) marcou presença na abertura do 3º Encontro do Agronegócio e Feira de Neg

Gente de Opinião Terça-feira, 13 de maio de 2025 | Porto Velho (RO)