Sábado, 22 de outubro de 2011 - 12h16
O Palácio Tancredo Neves, na praça João Nicoletti, sede da prefeitura municipal de Porto Velho, aderiu à campanha Outubro Rosa, movimento popular que busca sensibilizar as pessoas em todo o mundo sobre a importância dos exames de prevenção ao câncer de mama. Desde o início do mês de outubro, diversas repartições públicas estão decorando seus espaços com os laços e faixas cor-de-rosa, símbolo da campanha, nas portas de acesso aos departamentos.
No Palácio Tancredo Neves funcionam órgãos como o gabinete do prefeito Roberto Sobrinho, do vice-prefeito Emerson Castro, da primeira dama Lucilene Peixoto e também órgãos como a Coordenadoria Municipal da Juventude, Departamento de Assuntos do Interior, Defesa Civil, Diário Oficial, Assessoria Legislativa, Cerimonial, Coordenadoria de Comunicação e Junta Militar. Nas portas de acesso, foram colocadas faixas cor-de-rosa, que remetem à campanha. Os servidores receberam também fitas de tecido para serem anexadas no peito em forma de laços.
Adesões
Na semana passada, a decoração especial chegou ao Mercado Cultural, que incrementou sua iluminação para a campanha. A Secretaria de Obras também havia aderido ao movimento, buscando sensibilizar seus servidores para a necessidade do exame. A secretaria municipal de Saúde (Semusa) também organizou diversas atividades de conscientização das pessoas para prevenção e rastreamento do câncer de mama, intensificação as ações de 17 a 28 de Outubro, com palestras, exame clinico das mamas e distribuição de materiais informativos. O Hospital Santa Marcelina disponibilizou 100 mamografias para as mulheres acima de 50 anos que nunca fizeram o exame ou estão há mais dois sem fazer.
Origem
A história do Outubro Rosa remonta à última década do século 20, quando o laço cor-de-rosa foi lançado por uma Fundação e distribuído aos participantes da primeira Corrida pela Cura, em Nova York, em 1990. O câncer de mama é o segundo mais freqüente entre as mulheres em Porto Velho, segundo dados da Semusa. Até o ano passado, a cada 100 mil mulheres, 26,8 mil têm esse tipo da doença.
Em Rondônia, o câncer de mama ocupa o primeiro lugar com 18,98/100.000 mulheres. Cada mulher pode e deve identificar sozinha se está ou não com a doença, através do autoexame das mamas, observando se há alguma alteração que necessite de uma avaliação posterior de um profissional de saúde.
Fonte: Róbinson Gambôa
Foto: Quintela
Sebrae e Abracam apresentam Educação Empreendedora a Vereadores de Rondônia
A Abracam (Associação Brasileira de Câmaras Municipais) promoveu o PROCAVER (Programa de Capacitação Continuada de Vereadores), focando as funções d
O Agro em boas mãos: Assembleia Legislativa lança série especial sobre investimentos no setor rural
A Assembleia Legislativa do Estado de Rondônia (Alero) dá início, nesta terça-feira (13), ao lançamento oficial da série especial de reportagens “O
Presidente da Assembleia Legislativa prestigia 3º Encontro do Agronegócio em Monte Negro
O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Alex Redano (Republicanos) marcou presença na abertura do 3º Encontro do Agronegócio e Feira de Neg