Sexta-feira, 20 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Opiniião: Dilma Roussef, uma visita histórica


Opiniião: Dilma Roussef, uma visita histórica - Gente de Opinião
Tive oportunidade singular de receber a Presidenta Dilma. Viajar ao lado dela no automóvel, no helicóptero e de me sentar ao lado nos dois eventos.

Eu não sabia qual o termo certo – PRESIDENTE DILMA OU PRESIDENTA DILMA. Lógico que perguntei pra ela. Resposta seca – PRESIDENTA. Então, daí pra frente só falei Presidenta.

O ex-Presidente Collor de Melo me disse dias atrás que tanto faz como tanto fez. Os dois termos estão certos. Depende do País, os espanhões dizem El Presidenta, os portugueses – A Presidente.

Mas, ela, a Dilma prefere – Presidenta. Ponto final.

Puxei conversa de todo tipo. Ela é boa mineira, gosta de prosear. E boa gaúcha porque também, por mais que pareça o contrário, é pessoa alegre. É simples, oferecida ao povo, chega perto, abraça, tira foto, deixa se beijar, com tranquilidade. Não mostrou em nenhum momento cansaço e nem impaciência.

O mais importante – ela gosta de Rondônia. Em quase tudo que fui falando com ela, me dava atenção e na maioria concordava, por exemplo, sobre mineração em terras indígenas – a legalização, o royalties para os índios e para os municípios – concordou plenamente. Falei do projeto do Jucá que está no Senado e que é bom. Ela me pediu para falar com Jorge Hereda em Brasilia, da Caixa sobre o tema.

Gasoduto – ela apenas ouviu. Não me disse nada. Vou continuar falando no tema porque é muito importante para Rondônia.

Mangabeira – ela gostou. E me disse que quer falar com ele. Já estou me sentindo derrotado. Não tardará levá-lo para o seu governo. Ele já está ajudando na Argentina. É muita honra pra nós tê-lo aqui como voluntário, acreditando no Estado.

PAC – ela pediu para não perder tempo. Que procurasse a Ministra Glesi para me ajudar fazer a coisa acontecer.

RONDONIA – um Estado com identidade própria, referência da Amazônia, para que trabalhassemos um projeto compartilhado de desenvolvimento integrado, Governo Federal e Estado – ela se entusiasmou. Prometeu ser parceira.

Ela me disse que considera Rondônia um Estado muito especial. E que vai incluir o Estado no Conselho de Competitividade, como sendo o único do Norte.

Estão vendo aí. Além de tudo, TRANSPOSIÇÃO e ABERTURA DE COMPORTAS DAS USINA DE SANTO ANTONIO – objeto da visita – que deu certo, foi bonito, histórico, encantandor e deslumbrante.

Gostei. Parabéns pra nós todos.

Fonte: Blog do Confúcio
 

Gente de OpiniãoSexta-feira, 20 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Alero fortalece políticas públicas e amplia direitos no apoio a pacientes com doenças crônicas

Alero fortalece políticas públicas e amplia direitos no apoio a pacientes com doenças crônicas

Conviver com uma doença crônica significa enfrentar desafios diários, muitos deles invisíveis aos olhos da sociedade. Por isso, campanhas como Fev

Turismo: carnaval promove a economia e a identidade cultural de Rondônia

Turismo: carnaval promove a economia e a identidade cultural de Rondônia

O Carnaval em Rondônia, especialmente em Porto Velho, consolidou-se a partir de meados do século XX, influenciado pela construção da Estrada de Fe

Dia Mundial do Rádio é o reconhecimento da importância desse veículo de comunicação de massa

Dia Mundial do Rádio é o reconhecimento da importância desse veículo de comunicação de massa

Se existe um “vovô” dos veículos de comunicação de massa, ele é o rádio. Apesar de toda a evolução tecnológica vivenciada nos últimos anos, o rádi

Deputada Ieda Chaves fortalece divulgação de cartilha com orientações às mulheres no Carnaval

Deputada Ieda Chaves fortalece divulgação de cartilha com orientações às mulheres no Carnaval

Embora o Carnaval seja sinônimo de liberdade, o risco de violência sexual ainda é uma realidade para muitas mulheres. Com foco na prevenção, a deput

Gente de Opinião Sexta-feira, 20 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)