Sexta-feira, 20 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Moreira Mendes defende manutenção de unidades da Embrapa no estado


 
Brasília, 4/julho – O deputado Moreira Mendes (PPS-RO) participou na manhã desta segunda-feira, na sede do Governo do Estado, em Porto Velho, de uma reunião com o presidente da Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária), Pedro Arraes, o chefe da Embrapa-Rondônia, César Teixeira, o governador Confúcio Moura e parte da bancada federal, além de deputados estaduais, para discutir o desempenho das cinco estações da Embrapa no estado. A avaliação do comando nacional é de que os campos experimentais não estão apresentando o rendimento esperado, como é o caso das unidades de Presidente Médici e Machadinho do Oeste, cujo desempenho estaria abaixo das expectativas, especialmente no campo da pesquisa.

Preocupado com uma possível interrupção nos programas da Embrapa no estado, o deputado Moreira Mendes enfatizou que fechar as duas estações não é a solução mais adequada. Segundo ele, é preciso criar meios e parcerias (com o Governo do Estado, municípios e universidades) para que a Embrapa possa continuar fortalecendo as pesquisas, e, assim, ampliar sua contribuição para a agropecuária brasileira.

O governador Confúcio Moura citou várias áreas onde a Embrapa poderia focar suas pesquisas, entre elas o plantio de banana e flores tropicais, o reflorestamento e a recuperação de áreas degradadas. Neste sentido, Moreira ressaltou que, com o novo Código Florestal, a recuperação de áreas degradadas terá que ser feita em todo o País. “O Brasil é uma grande potência, e a área rural, mesmo com todo o avanço tecnológico que se tem atualmente, ainda pode melhorar muito, tanto na produção de alimentos como na preservação das florestas e das águas”, explicou.

Transposição

Nessa terça-feira, 5, Moreira Mendes vai acompanhar a comitiva da presidenta Dilma Roussef em sua primeira visita oficial ao estado. As 11h30, ela participa da cerimônia do início do desvio do rio Madeira para a Usina Hidrelétrica de Santo Antonio, e, às 14h, assina o decreto de transposição dos servidores do estado para os quadros da União.

Homenagem

O deputado lamentou a morte do ex-presidente da República e seu colega de partido Itamar Franco, ocorrida na manhã do último sábado (2). Ele lembrou que o político mineiro teve atuação decisiva no processo de transição que o país viveu com a queda do presidente Fernando Collor, em 1992, e que a sua postura democrática e visão nacionalista foram fundamentais para o sucesso de seu governo. “O presidente Itamar colocou a casa em ordem, com muita sabedoria, e sem alarde. O seu maior feito foi justamente governar com simplicidade, austeridade e correção”, frisou. Moreira destacou, ainda, que o Plano Real é o maior legado deixado pelo presidente Itamar Franco. “Para o PPS e para o Brasil, é uma perda muito grande. Perdemos não um político apenas, mas um grande brasileiro”.

Fonte: Claudivan Santiago
 

Gente de OpiniãoSexta-feira, 20 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Alero fortalece políticas públicas e amplia direitos no apoio a pacientes com doenças crônicas

Alero fortalece políticas públicas e amplia direitos no apoio a pacientes com doenças crônicas

Conviver com uma doença crônica significa enfrentar desafios diários, muitos deles invisíveis aos olhos da sociedade. Por isso, campanhas como Fev

Turismo: carnaval promove a economia e a identidade cultural de Rondônia

Turismo: carnaval promove a economia e a identidade cultural de Rondônia

O Carnaval em Rondônia, especialmente em Porto Velho, consolidou-se a partir de meados do século XX, influenciado pela construção da Estrada de Fe

Dia Mundial do Rádio é o reconhecimento da importância desse veículo de comunicação de massa

Dia Mundial do Rádio é o reconhecimento da importância desse veículo de comunicação de massa

Se existe um “vovô” dos veículos de comunicação de massa, ele é o rádio. Apesar de toda a evolução tecnológica vivenciada nos últimos anos, o rádi

Deputada Ieda Chaves fortalece divulgação de cartilha com orientações às mulheres no Carnaval

Deputada Ieda Chaves fortalece divulgação de cartilha com orientações às mulheres no Carnaval

Embora o Carnaval seja sinônimo de liberdade, o risco de violência sexual ainda é uma realidade para muitas mulheres. Com foco na prevenção, a deput

Gente de Opinião Sexta-feira, 20 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)