Quarta-feira, 28 de maio de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Lula critica palpiteiros que falam da Amazônia



Yara Aquino
Agência Brasil

Brasília - O presidente Luiz Inácio Lula da Silva voltou a criticar os “palpiteiros” ao se referir à necessidade de desenvolvimento da Amazônia e seu povo, durante discurso em Manaus. De acordo com o presidente, há muita gente dando palpite sobre o destino da floresta Amazônica.

“Você chega em qualquer lugar do mundo, o cidadão não sabe nem onde fica o Brasil, mas está dando palpite sobre a Amazônia”.

Lula afirmou que é preciso dizer aqui dentro e lá fora que queremos cuidar, de forma responsável, de nossas águas e florestas, mas que é preciso lembrar que nessa região moram pessoas que querem ter direito à água, a carros, a estradas e a ferrovias.

“Não podemos pensar na Amazônia como se fosse um santuário da humanidade”, disse.

De acordo com o presidente, se os outros países cuidassem de suas florestas como querem que cuidemos da nossa, não seriam “países carecas, que não têm mais uma árvore plantada porque desmataram tudo”.

Lula afirmou que o Brasil não é um coitadinho, sabe andar com as próprias pernas e não quer mais que palpiteiros venham dizer o que os brasileiros precisam fazer. “Quando quisermos conselhos a gente pede”, disse.

Mais uma vez o presidente Lula falou sobre a produção de biocombustíveis, afirmando que “inventaram” que vai faltar alimento no mundo porque os biocombustíveis vão tomar o espaço da produção de alimentos.

“Sacanagem pura, malandragem pura de quem não tem competência para competir com o Brasil”, afirmou.

O presidente autorizou em Manaus o início de obras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) e lançou o programa Territórios da Cidadania no Amazonas.

O presidente também participou da assinatura de um contrato entre o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e o governo do Amazonas para a construção de uma ponte sobre o Rio Negro.

 

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 28 de maio de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Deputado Alex Redano indica adesão de Rondônia ao convênio que concede isenção de ICMS para o “asfalto ecológico”

Deputado Alex Redano indica adesão de Rondônia ao convênio que concede isenção de ICMS para o “asfalto ecológico”

O presidente da Assembleia Legislativa Alex Redano (Republicanos) apresentou indicação ao governo do estado de Rondônia, por meio da Secretaria de E

Agro avança e conquista reconhecimento nacional, diz deputado Cirone

Agro avança e conquista reconhecimento nacional, diz deputado Cirone

O investimento de recursos públicos nas associações de produtores rurais têm diminuído o custo da produção e aumentado a renda de quem vive na área

Deputada Cristiane Lopes defende a valorização do produtor rural na 12ª Rondônia Rural Show

Deputada Cristiane Lopes defende a valorização do produtor rural na 12ª Rondônia Rural Show

Com olhar atento ao desenvolvimento do agronegócio e firme atuação em defesa do produtor rural, a deputada federal Cristiane Lopes participa da 12ª

Presidente Alex Redano destaca protagonismo da Rondônia Rural Show no fortalecimento do agronegócio

Presidente Alex Redano destaca protagonismo da Rondônia Rural Show no fortalecimento do agronegócio

O presidente da Assembleia Legislativa de Rondônia, deputado estadual Alex Redano (Republicanos), reforçou a relevância da Rondônia Rural Show Inter

Gente de Opinião Quarta-feira, 28 de maio de 2025 | Porto Velho (RO)