Terça-feira, 13 de maio de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Jerico: Uma história contada por quem vive e faz


Jerico: Uma história contada por quem vive e faz - Gente de Opinião


Alto Paraíso
Mateus Andrade

Em plena floresta Amazônia, Norte do Brasil, em Rondônia, numa cidade com cerca de 30 mil habitantes, 18 anos de emancipação politico-administrativa, há cerca de 200km da capital Porto Velho. Alto Paraíso se tornou conhecida como a “Capital do Jerico”, devido a fama pela “Formula 1 da Amazônia”, que reúne cerca de 60 mil pessoas no Jericódromo, no dia da prova.

Desde que chegou a Rondônia, há cerca de 20 anos Silvio Stédile, “Silvinho do Jerico”, como é conhecido em toda a cidade, dedica sua vida a família, como fonte de sobrevivência, “montar e reformar Jericos”. Um motor estacionário montado sobre uma espécie de “jipe falecido”, assim é o jerico, usado para escoamento de grãos, transporte, madeira, gado e a corrida entre a população, que acontece no mês de fevereiro, em comemoração ao aniversário da cidade.

Revivendo velhos Willys:

Das 10 fábricas na cidade, a “San Reno” cuida de todo o processo, desde o começo que engloba montagem, peças, fabricação de carroceria e retifica de motores, até acabamento final, como estofado e pintura, a cada dois meses, Silvinho Stédili viaja para o Mato Grosso ou para o interior do Paraná, onde por 20 dias, procura os “chassis e transmissões de Jeep e picapes Willys”. “Com prazer desmonto tudo com cuidado, antes de trazer, alguns donos de ferro-velho acham que o pessoal de Rondônia é doido, por querer esse material comprado, ainda mais a peso”. Conta o jeriqueiro. Com peças baratas, os velhos Willys atingem 90% da linha de produção dos jericos. “Para dar nova vida aos 4x4, usamos os motores de diversas marcas”. Afirma Silvio.

A corrida de jericos:

Nos treinos preparatórios para a corrida em 2007, Silvinho sofreu uma capotagem, sem capacete, foram quinze pontos na têmpora esquerda, mesmo na assim, o jeriqueiro não deixava de servir cafezinho aos clientes que chegavam à fábrica. Silvinho participa da tradicional corrida de Jericos Motorizados a Sete anos, detentor de dois 1º lugar, dois 2º lugar, um 3º lugar e um 4º lugar. Silvio corre com jericos na categoria de um pistão. “O motivo de ter escolhido essa categoria foi uma questão de paixão, tem jeriqueiros que prefere a categoria de dois pistões”, enfatiza. Silvinho do jerico atendendo convites de Amigos, de Serranópolis (PR), em 2009 correu e foi campeão, Silvio trouxe para Rondônia o título de 1º lugar, também o 1º título conquistado por um jeriqueiro fora de Rondônia, cobiçado por centena de corredores de várias partes do Brasil.

Crescimento da cidade:

Silvinho contou que desde que chegou a Alto Paraíso agora esta vendo a transformação que a cidade passa. Atualmente a Fábrica de Silvinho emprega 10 funcionários e oferece oportunidade de renda a centena de pessoas. “Alto Paraíso, passa por uma transformação jamais vista, com 18 anos de emancipação político-administrativa, a cidade já foi palco de quatro eleições municipal, onde pelo voto direto a população desde 1993 elegeram quatro prefeito e vice e vereadores 36 vereadores” conclui Silvio.

 

Gente de OpiniãoTerça-feira, 13 de maio de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Sebrae e Abracam apresentam Educação Empreendedora a Vereadores de Rondônia

Sebrae e Abracam apresentam Educação Empreendedora a Vereadores de Rondônia

A Abracam (Associação Brasileira de Câmaras Municipais) promoveu o PROCAVER (Programa de Capacitação Continuada de Vereadores), focando as funções d

O Agro em boas mãos: Assembleia Legislativa lança série especial sobre investimentos no setor rural

O Agro em boas mãos: Assembleia Legislativa lança série especial sobre investimentos no setor rural

A Assembleia Legislativa do Estado de Rondônia (Alero) dá início, nesta terça-feira (13), ao lançamento oficial da série especial de reportagens “O

Presidente da Assembleia Legislativa prestigia 3º Encontro do Agronegócio em Monte Negro

Presidente da Assembleia Legislativa prestigia 3º Encontro do Agronegócio em Monte Negro

O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Alex Redano (Republicanos) marcou presença na abertura do 3º Encontro do Agronegócio e Feira de Neg

Gente de Opinião Terça-feira, 13 de maio de 2025 | Porto Velho (RO)