Segunda-feira, 4 de julho de 2011 - 10h41
A secretaria municipal de Regularização Fundiária (Semur) realizou durante a manhã de sábado, no bairro Ulisses Guimarães, zona Leste de Porto Velho, um mutirão para recolher a documentação e repassar as devidas orientações para os moradores que terão seus lotes regularizados. Sonho antigo dos moradores que será concretizando ainda este mês através do maior programa de regularização do país.
O mutirão aconteceu na escola Pingo de Gente, lá a Semur organizou salas com equipamentos data show para apresentações sobre o processo de regularização fundiária, e quais áreas poderiam ser regularizadas. “Áreas verdes, por lei, não podem ser regularizadas”, exemplificava uma das palestrantes. Atentos as explicações os moradores sanavam dúvidas e questionavam sobre quais documentos e os prazos para entrega deles.
Em outro ponto da escola, outras equipes da Semur recebiam os documentos dando início ao processo. O secretário Ian Kleber acompanhou de perto toda a movimentação. Conversou com moradores, tirando dúvidas e falando sobre a importância da regularização dos lotes. “A partir da conclusão do processo de regularização, esses moradores passarão a ter a posse de seus terrenos. Por isso que o prefeito Roberto Sobrinho criou esse programa habitacional, garantindo mais segurança a estas famílias”, disse o secretário.
Maria Menezes, de 64 anos, moradora da região há 20 anos comemora o beneficio. “Toda vez que procurava um financiamento uma das principais perguntas era sobre a escritura do meu terreno. Agora poderei fazer e reformar minha casa”, disse.
Cláudio Pereira, presidente do bairro, agradeceu a prefeitura pelo benefício. O sonho enfim será realizado”, disse.
O comerciante Arminio Lima aguardava ansioso na fila para entregar o documento. “Com a escritura vou fazer um financiamento e ampliar meu comércio”, comentou. Hilário Kovlhuk, disse morar no bairro há mais de dez anos e que procurou regularizar seu terreno. “ Mas é muito caro. Em todos os cartórios que procurei não saía por menos de dois mil reais. E agora vou realizar esse sonho, através da iniciativa da prefeitura e de graça”, disse.
De acordo com o secretário, depois deste mutirão, a Semur vai encaminhar a documentação para o cartório, quando estiver tudo pronto, para garantir ainda mais agilidade no processo, a Semur vai realizar mais um mutirão para que os moradores assinem o documento. “Se tudo ocorrer bem, até o final do mês ou inicio de agosto, estaremos entregando o documento nas mãos destas famílias”, finalizou.
Fonte: Meiry Santos
Presidente Raniery Coêlho é condecorado com Medalha do Mérito Legislativo
O Presidente do Sistema Fecomércio/Sesc/Senac/Instituto Fecomércio e Vice-Presidente da CNC, Ranier Araújo Coêlho, recebeu na tarde de segunda-feira
Deputada Cristiane Lopes destina R$ 100 mil à AMA-RO e reforça apoio às famílias atípicas
O recurso já está disponível na conta da entidade e será utilizado para custear profissionais especializados e ampliar os atendimentos às famílias a
Mutirão emergencial de RG no Morar Melhor II é solicitado por Cláudia de Jesus
Para evitar que a falta de documentação impeça famílias de acessar suas novas moradias, a deputada Cláudia de Jesus (PT) pediu à Secretaria de Estado
Deputada Cristiane Lopes vota SIM à urgência do PL da Anistia
A Câmara dos Deputados aprovou, nesta quarta-feira (17), o regime de urgência para o PL 2162/2023, que concede anistia aos participantes das manifes