Segunda-feira, 12 de maio de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Greve dos estudantes e professores da Unir recebe apoio de sindicatos da saúde


Greve dos estudantes e professores da Unir recebe apoio de sindicatos da saúde - Gente de OpiniãoA greve na Universidade Federal de Rondônia (Unir), deflagrada por estudantes e professores no dia 14 de setembro, segue fortalecida com o apoio da sociedade civil organizada. Entidades nacionais e estaduais, dos mais diversos segmentos sociais, vêm manifestando apoio, declarando legítimo o movimento paredista.


Nesta sexta-feira (28), o Sindisaúde, a segunda maior entidade sindical do Estado de Rondônia, que representa quase 15 mil servidores públicos da saúde, emitiu, à Imprensa, “Carta de Apoio ao Movimento Grevista dos Docentes e Discentes da UNIR”. A Carta também é assinada pelo Sindicato Médico de Rondônia (Simero).

O presidente do Sindsaúde, Caio Marin, e o presidente do Simero, Rodrigo Almeida, visitaram nesta semana o local de ajuntamento dos grevistas, o prédio da Unir Centro, quando ouviram as reivindicações e as justificativas para a continuação da greve, resultando na Carta de Apoio que segue na íntegra:

Carta de Apoio ao Movimento Grevista
dos Docentes e Discentes da UNIR


O Sindicato dos Trabalhadores em Saúde no Estado de Rondônia – SINDSAÚDE, e o Sindicato Médico do Estado de Rondônia – Simero, vêm manifestar apoio ao Movimento Grevista dos Docentes e Discentes da Universidade Federal de Rondônia – UNIR, entendendo a legitimidade do movimento, bem como a justeza das reivindicações apresentadas.

Defendemos que, é mister tratar a educação como prioridade, garantindo aos professores condições adequadas de trabalho para que possam exercer suas essenciais atividades com dignidade e respeito, afirmando a valorização dessa categoria, como fundamental em todo o processo de formação profissional e na educação de cidadãos e cidadãs.

Quanto aos acadêmicos, também defendemos o direito de reivindicar por melhores estruturas que possibilitem uma educação com mais qualidade, bem como um ambiente que favoreça uma vivência acadêmica salutar e digna.

Em 14 de setembro de 2011 os docentes e discentes, em assembléias de suas respectivas categorias, deliberaram pela greve exigindo melhorias de condições de trabalho, na infraestrutura da Instituição e na qualificação do ensino. Eles também reclamam da falta de recursos humanos (professores e técnicos), e pedem o afastamento do reitor Januário do Amaral por denuncias de irregularidades em sua gestão.

Portanto, reafirmamos o nosso apoio ao Movimento Grevista, e também repudiamos a maneira como o governo vem tratando o movimento, deixando transparecer a intenção de colocar a população contra os professores e estudantes, desrespeitando assim, o direito coletivo de lutar, que é legitimo em nosso país democrático.

SINDICATO DOS TRABALHADORES EM SAÚDE
NO ESTADO DE RONDÔNIA - SINDSAÚDE

SINDICATO MÉDICO DO ESTADO DE RONDÔNIA – SIMERO


Fonte: Lucas Tatuí

 

Gente de OpiniãoSegunda-feira, 12 de maio de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Sebrae e Abracam apresentam Educação Empreendedora a Vereadores de Rondônia

Sebrae e Abracam apresentam Educação Empreendedora a Vereadores de Rondônia

A Abracam (Associação Brasileira de Câmaras Municipais) promoveu o PROCAVER (Programa de Capacitação Continuada de Vereadores), focando as funções d

O Agro em boas mãos: Assembleia Legislativa lança série especial sobre investimentos no setor rural

O Agro em boas mãos: Assembleia Legislativa lança série especial sobre investimentos no setor rural

A Assembleia Legislativa do Estado de Rondônia (Alero) dá início, nesta terça-feira (13), ao lançamento oficial da série especial de reportagens “O

Presidente da Assembleia Legislativa prestigia 3º Encontro do Agronegócio em Monte Negro

Presidente da Assembleia Legislativa prestigia 3º Encontro do Agronegócio em Monte Negro

O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Alex Redano (Republicanos) marcou presença na abertura do 3º Encontro do Agronegócio e Feira de Neg

Gente de Opinião Segunda-feira, 12 de maio de 2025 | Porto Velho (RO)