Sábado, 2 de julho de 2011 - 12h03
Com uma apresentação artístico cultural do advogado e tenor Alexandre Fonseca e seu grupo, teve início, na da última quinta-feira, no auditório ‘Agenor de Carvalho’ da Seccional Rondônia da Ordem dos Advogados do Brasil o 1º Fórum Regional de Educação Jurídica de Rondônia. A solenidade de abertura do evento teve como palestra magna “Os rumos da educação jurídica no país”, ministrada pelo advogado com doutorado em Harvard, Harilson Dantas.
Durante a apresentação, Harilson Dantas destacou as novas tecnologias como fatores transformadores da sociedade e do direito. “Precisamos mudar nossa linguagem para um novo ensino do Direito, diante da tecnologia, há uma necessidade de melhor integração social”.
Outro fator abordado pelo palestrante da noite foi o método de ensino utilizado atualmente, considerado por ele como fraco e que impossibilita tanto o aluno quanto o professor de fazer maior e melhor uso da criatividade. Para o doutor Harilson - que fez palestra em substituição a Damásio de Jesus, que não pode comparecer por problemas de saúde - o fator de concorrência das faculdades nos dias atuais é o valor da mensalidade quando deveria ser a qualidade do ensino. “O aluno vai à faculdade esperando apenas receber conhecimento, somente absorvem, mas deveria haver inovações, mais questionamentos”, reitera.
Dentre os principais pontos apresentados para o desenvolvimento de uma melhor educação jurídica no Brasil, Harilson Dantas destacou a criatividade, onde cada pessoa deve desenvolver sua própria habilidade e participar mais ativamente das mudanças que a sociedade vem passando, principalmente em relação à tecnologia, com nova linguagem e formas de relacionamento.
Finalizando a apresentação, Dantas sugeriu a inclusão de novas disciplinas para o curso de Direito, que caminhem unidas ao desenvolvimento das novas tecnologias, como por exemplo ‘Direito e Tecnologia’. Os dois conceitos aliados tendem a melhorar o setor jurídico. “Atualmente a rede de internet tem o equivalente a cem anos/hora de vídeos por dia e opiniões diversas quanto ao conteúdo disponibilizado, então é necessário um entendimento entre o direito e a tecnologia”, finaliza.
O evento contou com a participação do presidente da Comissão Nacional de Educação Jurídica da OAB nacional, Rodolfo Hans Geller, do secretário-geral do Conselho Federal da OAB, Marcus Vinicius Furtado Coelho, além de advogados, acadêmicos de Direito, magistrados e demais representantes da sociedade.
O I Fórum Regional de Educação Jurídica da Região Norte teve continuidade dos trabalhos na sexta-feira, 1/7, no decorrer do dia, no auditório do Aquárius Selva Hotel. A programação foi encerrada no Clube do Advogado, com o Baile do Advogado, animado pela banda Beatles Cover, de São Paulo.
Fonte: OAB-RO
Sexta-feira, 20 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)
Alero fortalece políticas públicas e amplia direitos no apoio a pacientes com doenças crônicas
Conviver com uma doença crônica significa enfrentar desafios diários, muitos deles invisíveis aos olhos da sociedade. Por isso, campanhas como Fev

Turismo: carnaval promove a economia e a identidade cultural de Rondônia
O Carnaval em Rondônia, especialmente em Porto Velho, consolidou-se a partir de meados do século XX, influenciado pela construção da Estrada de Fe

Dia Mundial do Rádio é o reconhecimento da importância desse veículo de comunicação de massa
Se existe um “vovô” dos veículos de comunicação de massa, ele é o rádio. Apesar de toda a evolução tecnológica vivenciada nos últimos anos, o rádi

Deputada Ieda Chaves fortalece divulgação de cartilha com orientações às mulheres no Carnaval
Embora o Carnaval seja sinônimo de liberdade, o risco de violência sexual ainda é uma realidade para muitas mulheres. Com foco na prevenção, a deput
Sexta-feira, 20 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)