Terça-feira, 20 de maio de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Follador quer isenção de ICMS para peixes de cativeiro



O deputado Adelino Follador (DEM) propôs através de projeto de lei na Assembléia Legislativa, a isenção de ICMS nas operações internas e interestaduais relativas à comercialização e industrialização de peixes criados em cativeiros no estado de Rondônia, sejam frescos, resfriados ou congelados, bem como suas carnes e partes in natura, manufaturadas, semiprocessadas ou industrializadas, utilizadas na alimentação humana.

Conforme o projeto, no artigo 1º, o benefício prevalecerá por um período de 10 anos, a contar da data da publicação da lei, caso o projeto seja aprovado e sancionado. A isenção abrange os processos de industrialização e comercialização de qualquer espécie de peixes, desde que criado em cativeiro e dentro dos critérios da legislação ambiental.

O projeto determina ainda, que o Poder Executivo fica autorizado a cancelar, não produzindo qualquer efeito para o estabelecimento enquadrável nas categorias de industrialização e comercialização de pescado, os atos preparatórios ou lavrados para exigência de tributo ou aplicação de penalidade contra o mesmo relacionadas no artigo 1º.

Segundo o parlamentar, o projeto cria expectativa de novos avanços no futuro, visando contribuir para alavancar o novo ciclo de investimento que as empresas comprometidas com o crescimento do Estado buscam como alternativa, não apenas do ponto de vista do lucro empresarial como da responsabilidade ambiental. Citou que na década de 80, a capacidade pesqueira fomentava inclusive, festivais de pesca que por muitos anos foram atrações turísticas. “Essa realidade cedeu espaço à pesca predatória que somada ao uso indiscriminado do mercúrio, por ocasião do ciclo de ouro no rio Madeira. Mas surgiu a piscicultura em Rondônia como forma alternativa de agregar valor ao pescado e ao mesmo tempo preservar algumas espécies já tidas no rol de extinção. Ao alterar o fluxo de compromissos tributários tem implicações para o fluxo financeiro das empresas e reduzem o custo efetivo do investimento”, observou.

Fonte: ALE/RO – DECOM

Gente de OpiniãoTerça-feira, 20 de maio de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Deputado Cirone Deiró afirmou que o governo federal enganou os rondonienses no processo de privatização da BR-364

Deputado Cirone Deiró afirmou que o governo federal enganou os rondonienses no processo de privatização da BR-364

Em audiência pública realizada pela Comissão de Serviços de Infraestrutura do Senado Federal, presidida pelo senador Marcos Rogério, o deputado Ciro

Cristiane Lopes reforça urgência na duplicação e na redução do valor de pedágios durante audiências públicas em Ji Paraná e Vilhena

Cristiane Lopes reforça urgência na duplicação e na redução do valor de pedágios durante audiências públicas em Ji Paraná e Vilhena

A deputada federal Cristiane Lopes (União Brasil-RO) participou de duas importantes audiências públicas realizadas pela Comissão de Infraestrutura (

Deputado Alex Redano cobra implantação urgente da Política Nacional de Saúde da População Quilombola em Rondônia

Deputado Alex Redano cobra implantação urgente da Política Nacional de Saúde da População Quilombola em Rondônia

O deputado estadual Alex Redano (Republicanos) apresentou uma indicação ao Governo do Estado de Rondônia, com cópia à Secretaria de Estado da Saúde

Esse implemento agrícola vai fortalecer o trabalho da nossa Secretaria de Agricultura e beneficiar diretamente o homem do campo.

Esse implemento agrícola vai fortalecer o trabalho da nossa Secretaria de Agricultura e beneficiar diretamente o homem do campo.

Em mais uma ação voltada ao fortalecimento do setor produtivo rural, o presidente da Assembleia Legislativa de Rondônia, deputado Alex Redano (Repub

Gente de Opinião Terça-feira, 20 de maio de 2025 | Porto Velho (RO)