Terça-feira, 28 de junho de 2011 - 16h38
O prefeito Roberto Sobrinho disse nesta terça feira, 28, no programa “Falando a Verdade”, apresentado pelo radialista Eudes Lustosa, da Rádio Maíra (95 FM), que até o final de seu mandato aumentará em mais de 70% o número de vias pavimentadas em Porto Velho. Ele lembrou que a capital tem em torno de 1,2 mil quilômetros de vias e quando assumiu em 2005, havia pouco mais de 400 quilômetros de asfalto implantados.
Nos seus dois mandatos, já foram colocados mais de 300 quilômetros de asfaltos e até o final do próximo ano mais 150 quilômetros serão implantados. “Isso é muito asfalto. Basta lembrar que Porto Velho tem 92 anos e desde a fundação da cidade até antes de eu assumir só havia 400 quilômetros de asfalto, ou seja, essa é a mesma quantidade de asfalto que irei fazer em oito anos. Então é muita coisa. E vale ressaltar que nesses anos todos trabalhei sem a ajuda do Governo do Estado. Meu único parceiro foi o governo federal”, disse.
E o grande diferencial da obra de pavimentação feita em seu governo com relação às outras administrações é que o projeto é completo. O serviço antes era apenas o básico, que corresponde apenas ao asfalto. Hoje, as obras de pavimentação do município englobam a construção de calçada, sargeta, meio-feio, e o mais importante, a drenagem que é a garantia da durabilidade do asfalto.
Saúde
O prefeito também falou sobre a situação da saúde e voltou a defender a descentralização do serviço para desafogar a pressão em cima do Hospital de Base e do João Paulo II. “Hoje a maioria dos casos menos graves são atendidos nas unidades de saúde do município. E no próximo dia quatro, estaremos doando um terreno ao Estado onde será construído um hospital urgência e emergência. Além disso, a prefeitura está construindo três Unidades de Pronto Atendimento e o governo vai construir mais duas. Também vamos entregar oito novas unidades de saúde. Tudo vai fazer diminuir essa pressão que existe hoje”, afirmou.
Viadutos
O prefeito também anunciou que até o final da semana a prefeitura deverá lançar o novo edital para a conclusão dos viadutos. Com o lançamento do edital, a prefeitura terá ainda 30 dias para receber as propostas e se não houver, nenhum recurso questionando o resultado da licitação, até a segunda quinzena de agosto a obra deverá ser retomada. “Ninguém tem mais interesse na conclusão dos viadutos do que eu. Fui eu que inventei essa história. Contratei a empresa para fazer o projeto, fui a Brasília atrás de recursos junto ao presidente Lula. E se estamos prestes a lançar o edital, é porque não há e nunca houve nenhuma irregularidade. A paralisação da obra foi provocada pela empresa, que alegando prejuízo, abandonou tudo, no momento em que era para ela deslanchar”, frisou.
Roberto Sobrinho explicou ainda que 40% dos viadutos já foram concluídos e a fiscalização é feita conjuntamente por uma equipe contratada pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte (DNIT) e pela prefeitura. O pagamento é feito apenas em cima do serviço realizado, e o recurso só é liberado após a fiscalização feita pela prefeitura e pelo DNIT.
Fonte: Joel Elias
Foto: Frank Néry
Em audiência pública realizada pela Comissão de Serviços de Infraestrutura do Senado Federal, presidida pelo senador Marcos Rogério, o deputado Ciro
A deputada federal Cristiane Lopes (União Brasil-RO) participou de duas importantes audiências públicas realizadas pela Comissão de Infraestrutura (
O deputado estadual Alex Redano (Republicanos) apresentou uma indicação ao Governo do Estado de Rondônia, com cópia à Secretaria de Estado da Saúde
Em mais uma ação voltada ao fortalecimento do setor produtivo rural, o presidente da Assembleia Legislativa de Rondônia, deputado Alex Redano (Repub