Terça-feira, 30 de setembro de 2025 - 18h01

A segurança das crianças nas escolas estaduais se tornou foco do
Requerimento nº 2720/2025,
apresentado na Assembleia Legislativa pela deputada estadual Ieda Chaves (União
Brasil). A iniciativa surge em resposta a recentes e alarmantes acidentes em
ambientes escolares, destacando a morte trágica da menina Alice, de 4 anos, no
Piauí (PI), após a queda de uma penteadeira em uma brinquedoteca devido à falta
de fixação do móvel, caso que ganhou repercussão nacional em reportagem do
programa Fantástico, da Rede Globo,
em agosto de 2024.
No requerimento, a parlamentar busca informações detalhadas sobre
as medidas de segurança e prevenção de acidentes que estão sendo implementadas
nas escolas da rede estadual. “A integridade física das crianças é um direito
fundamental, e a responsabilidade de garantir um ambiente escolar seguro recai
sobre as autoridades públicas”, afirma a deputada no documento, enfatizando que
as informações solicitadas sobre os cuidados com móveis, brinquedos e as ações
para minimizar riscos são cruciais para identificar falhas e lacunas nas
políticas de segurança existentes.
O requerimento da deputada se alinha a uma mobilização nacional.
Ela menciona a tramitação de projetos de lei federais, como o PL 4.340/2025,
que busca estabelecer normas de segurança para mobiliário e equipamentos em
escolas de educação infantil e ensino fundamental, exigindo a fixação de móveis
de médio e grande porte e a realização de vistorias semestrais.
O documento observa ainda que “embora não haja uma normativa única
que proíba ou exija padrões específicos de móveis em escolas, é fundamental
analisar caso a caso, considerar a fixação de móveis pesados ou a utilização de
itens leves que não causem danos, e seguir recomendações como as do Ministério
da Educação sobre Parâmetros Nacionais de Qualidade e Equidade para a Educação
Infantil”.
Fiscalização
A posse dos dados solicitados é vista como essencial para permitir
um monitoramento mais preciso das políticas públicas de segurança escolar e a
proposição de ações corretivas, assegurando que o ambiente educacional seja um
local de aprendizado e desenvolvimento, livre de perigos evitáveis.
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