Terça-feira, 20 de maio de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Conferência Municipal de Saúde atinge objetivos



Debates, apresentação, leitura e votação de propostas, além da eleição de delegados para a Conferência Estadual, marcaram os últimos momentos da VII Conferência Municipal de Saúde e do 1º Congresso de Atenção Básica, na tarde desta quarta feira (22), no Teatro Banzeiros. Com o tema “Acesso e Acolhimento com Qualidade: Um Desafio para o SUS, o evento que começou no último domingo (19), foi realizado pela prefeitura de Porto Velho, através da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa) e com apoio do Conselho Municipal de Saúde.

A assessora técnica da Semusa, Eliana Pasini, fez um rápido balanço dos trabalhos realizados durante a conferência. Ela destacou que no primeiro dia de discussões e palestras, a ênfase esteve voltada para a atenção básica; no segundo dia (terça feira), pela manhã, o foco do evento foi o controle social; no período da tarde, foram apresentadas as propostas ligadas ao tema geral do evento, visando a melhoria do atendimento em todos os sentidos.

Eliana explicou que as demandas de responsabilidade do município, aprovadas na Conferência serão encaminhadas ao gestor pela comissão organizadora e também pelo Conselho Municipal de Saúde. “As de competência do estado e da união serão debatidas posteriormente, em outubro, durante a conferência estadual e depois, em evento nacional”, disse.

Propostas

Dentre as principais propostas apresentadas, ela citou a ampliação de unidades de saúde, reformas, capacitação de servidores, melhor utilização do barco hospital, para que seja uma referência em saúde aos ribeirinhos e ampliar as atribuições da ouvidoria, inaugurada na segunda feira (20). Nesse caso, sugeriram que servidores lotados no setor sigam para a zona rural (distritos) e regiões ribeirinhas para ouvir os moradores. “Ao todo foram 80 propostas de melhorias só no âmbito municipal”, comentou.

Avaliação

Na avaliação dos organizadores e do Conselho Municipal de Saúde, a conferência atingiu os objetivos propostos - de público, representatividade dos seguimentos sociais e no nível das discussões. “O auditório ficou lotado todos os dias, com representantes de associações de moradores, negros, indígenas, moradores da zona rural, ribeirinhos e portadores de necessidades especiais, além de representantes dos Conselhos de enfermagem e Odontologia”, afirmou a secretária geral do conselho, Jeane Ribeiro. Ela acrescentou que metade do público era formada por usuários do Sistema único de Saúde (SUS) e a outra por trabalhadores da saúde, gestores e prestadores de serviços.

Lei

Eliana Pasini explicou que as conferências de saúde em todas as esferas de governo cumprem o que estabelece as leis nº 8080 e 8.142, ambas de 1996. Eles devem ser realizadas a cada quatro anos e servem para nortear o trabalho dos gestores. “No caso de estados e municípios, se não realizarem a conferência não recebem os recursos do SUS”, completou.

Conquistas

O presidente da Associação das Pessoas Portadoras de Epilepsia, Ednilson Zebalos de Jesus, elogiou o nível da conferência e disse que a categoria conseguiu duas importantes conquistas no evento. Uma delas é a proposta para ampliar a quantidade de neurologistas nas unidades de saúde. A outra é a criação de um programa de atenção aos epiléticos. “Agora esperamos que essas propostas sejam concretizadas”, finalizou.

Fonte: Augusto José
 

 

Gente de OpiniãoTerça-feira, 20 de maio de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Deputado Cirone Deiró afirmou que o governo federal enganou os rondonienses no processo de privatização da BR-364

Deputado Cirone Deiró afirmou que o governo federal enganou os rondonienses no processo de privatização da BR-364

Em audiência pública realizada pela Comissão de Serviços de Infraestrutura do Senado Federal, presidida pelo senador Marcos Rogério, o deputado Ciro

Cristiane Lopes reforça urgência na duplicação e na redução do valor de pedágios durante audiências públicas em Ji Paraná e Vilhena

Cristiane Lopes reforça urgência na duplicação e na redução do valor de pedágios durante audiências públicas em Ji Paraná e Vilhena

A deputada federal Cristiane Lopes (União Brasil-RO) participou de duas importantes audiências públicas realizadas pela Comissão de Infraestrutura (

Deputado Alex Redano cobra implantação urgente da Política Nacional de Saúde da População Quilombola em Rondônia

Deputado Alex Redano cobra implantação urgente da Política Nacional de Saúde da População Quilombola em Rondônia

O deputado estadual Alex Redano (Republicanos) apresentou uma indicação ao Governo do Estado de Rondônia, com cópia à Secretaria de Estado da Saúde

Esse implemento agrícola vai fortalecer o trabalho da nossa Secretaria de Agricultura e beneficiar diretamente o homem do campo.

Esse implemento agrícola vai fortalecer o trabalho da nossa Secretaria de Agricultura e beneficiar diretamente o homem do campo.

Em mais uma ação voltada ao fortalecimento do setor produtivo rural, o presidente da Assembleia Legislativa de Rondônia, deputado Alex Redano (Repub

Gente de Opinião Terça-feira, 20 de maio de 2025 | Porto Velho (RO)