Terça-feira, 20 de maio de 2025 - 15h52
Em audiência pública realizada pela Comissão de Serviços de
Infraestrutura do Senado Federal, presidida pelo senador Marcos Rogério, o
deputado Cirone Deiró voltou a cobrar a duplicação da BR-364 e criticou o
modelo de privatização da rodovia, que prevê a instalação de sete praças de
pedágio sem garantir melhorias significativas para a população. O debate,
solicitado pelos senadores Marcos Rogério e Jaime Bagattoli, reuniu a bancada
federal de Rondônia, representantes da ANTT, do Ministério dos
Transportes e da sociedade civil, na câmara de vereadores de Vilhena.
Cirone Deiró relembrou que já em 2022 denunciou a falta de transparência no
processo de concessão da rodovia. “O governo federal enganou os rondonienses ao
não incluir a duplicação no projeto e priorizar apenas a cobrança de pedágios”,
afirmou. Cirone também destacou a ausência de áreas de descanso para
caminhoneiros e alertou que a BR-364, única via de escoamento da produção
agropecuária de Rondônia e Mato Grosso, não terá melhorias na infraestrutura.
Ele mencionou o exemplo das pontes construídas ainda na década de 80, que
necessitam de manutenção urgente, uma vez que algumas já estão comprometidas.
Outra necessidade apontada pelo deputado Cirone foi a construção de anel viário
nas cidades onde a BR-364 passa pelo centro urbano dos municípios.
Dilcionir Panatto, representante do Crea, afirmou que o modelo de privatização
da BR-364 foi judicialmente questionado pela entidade por inverter a lógica dos
investimentos. “Primeiro serão cobrados pedágios e só depois feitos poucos
investimentos, com duplicação em apenas 113 km de trechos críticos”, afirmou.
Já Marcos Biazzi, da Associação Comercial de Vilhena, alertou que os custos dos
pedágios serão repassados aos consumidores, elevando o custo de vida no estado.
Luiz Felipe Marchesini Muller, presidente do Sindicato dos Transportes de
Cargas de Rondônia, exemplificou que um caminhão que faz o trajeto
Vilhena–Porto Velho (ida e volta) pagará R$ 2 mil em pedágios. “Valores
incompatíveis com a realidade do estado, que já sofre com combustíveis mais
caros”, disse, pedindo à bancada federal que garanta a duplicação e outros
investimentos em infraestrutura.
Ao final da audiência, Cirone Deiró mostrou-se otimista com a informação do
senador Marcos Rogério de que o contrato ainda não foi assinado e que a
Comissão de Infraestrutura e a bancada federal buscarão incluir cláusulas
benéficas para os rondonienses. “A duplicação dos 500 km é essencial para
reduzir os mais de 1.400 acidentes registrados em 2024, com centenas de
mortes”, destacou, ao afirmar que a audiência do Senado Federal reforçou
a necessidade por um modelo que priorize a segurança dos motoristas e o
desenvolvimento econômico de Rondônia.
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