Terça-feira, 8 de setembro de 2015 - 12h52
A Comissão de Segurança Pública, presidida pelo deputado Jesuino Boabaid (PTdoB) e composta pelos deputados Léo Morais (PTB) e Dr. Neidson (PTdoB), decidiu na manhã desta terça-feira (8) convidar o secretário de Justiça (Sejus), Marcos Rocha, para prestar esclarecimentos sobre a sua pasta. Também serão convidados os presidentes do sindicato dos agentes penitenciários e da associação dos agentes penitenciários do Estado de Rondônia.
O convite para o comparecimento do secretário é para explicar notíc
ias veiculadas na imprensa dando conta de que um pedido de intervenção federal seja aplicado na Sejus, ainda relacionado com a rebelião ocorrida em 2002, quando 27 detentos foram mortos pelos próprios companheiros.
O julgamento dos envolvidos teve início em maio de 2010 e em 2011 a Corte Interamericana de Direitos Humanos determinou uma série de medidas para que o Estado cumprisse, tornando o presídio mais humano para a ressocialização dos detentos.
O caso ainda está sofrendo reviravoltas até hoje, tendo em vista que os agentes penitenciários, alegando falta de condições de trabalho, ingressaram com o pedido de intervenção junto ao Supremo Tribunal Federal (STF).
Universitário
Jesuino Boabaid também discutiu a situação dos moradores do bairro Universitário que, segundo ele, tem o dia 14 próximo como data marcada para saírem do local em virtude de um mandado de reintegração de posse.
Segundo Jesuino, a Prefeitura de Porto Velho tinha garantido entrar com projeto de desapropriação para que o mandado fosse sustado, porém, até agora nada foi feito e pelos trâmites normais não haverá tempo hábil para tanto.
Boabaid pediu a união das comissões de Habitação e de Direitos Humanos para que alguma coisa seja feita para se evitar um provável derramamento de sangue, haja visto que os moradores afirmam que não vão sair pacificamente.
Fonte: Decom / ALE / David Casseb
Terça-feira, 18 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)
Presidente da Alero entrega voto de louvor à Facer, em Guajará-Mirim
Na noite do último sábado (15/11), a Câmara de Vereadores de Guajará-Mirim foi palco de uma solenidade marcada por reconhecimento e valorização do s

Em Guajará-Mirim, FACER articula ações institucionais e prestigia o Duelo da Fronteira
A Presidente da FACER, Kelly Naahmara, e o Vice-presidente da entidade, Cícero Noronha, participaram de uma reunião realizada na Associação Comercia

Assembleia reforça Sejucel com mais de R$ 1,8 milhão para Cultura, Esporte e Lazer
A Casa de Leis aprovou, durante sessão ordinária na terça-feira (11), o Projeto de Lei (PL) 1187/25 e também o Projeto de Lei 1157/25 que, juntos,

Assembleia aprova crédito suplementar de R$ 2 milhões para reforçar sistema prisional de Rondônia
A Assembleia Legislativa de Rondônia aprovou, nesta semana, o Projeto de Lei 1092/2025, que autoriza o Poder Executivo a abrir crédito adicional su
Terça-feira, 18 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)