Terça-feira, 28 de junho de 2011 - 10h33
Ao completar 10 anos de luta para incluir a profissão de administrador na administração pública federal, presidente do Conselho Federal de Administração – CFA, Sebastião Luiz de Mello, informou que inúmeras gestões foram e continuam sendo feitas junto à Câmara Federal e Senado, a fim obter apoio dos parlamentares para esta empreitada. Além disto, segundo ele, também vem sendo feito trabalho intenso junto ao Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (MPOG). A fim de prestar contas aos conselhos regionais de administração, Sebastião Mello elaborou um extenso relatório, em que também assegura que continuará a defender melhor situação funcional para os administradores públicos.
Luiz Mello diz que desde o ano de 2000 o Conselho Federal de Administração vem trabalhando junto ao MPOG, Congresso Nacional e Presidência da República com o objetivo de valorizar o administrador no publico federal através de sua inserção no Ciclo de Gestão do Estado, apesar dos resultados não terem sido satisfatórios até o momento. Segundo o presidente o CFA, “pareceres de analistas internos do MPG opinam sistematicamente em desfavor dos pedidos encaminhados nesse sentido pelo CFA”.
Ao relatar os esforços dedicados à causa, Luiz Mello diz que trava uma verdadeira maratona, em nome do Conselho Federal de Administração, para inserir o Administrador Público Federal no Ciclo de Gestão, antigo desejo dos administradores que atuam na administração pública federal, que vêem suas atribuições serem usurpadas por carreiras e cargos destinados a profissionais de qualquer formação acadêmica-profissional.
Esta tendência, segundo o presidente do CFA, “além de ilegal, amputa uma profissão regulamentada desde 1965 e já definitivamente consolidada no meio social”. Diante da resistência enfrentada, Luiz Mello admite que as reivindicações precisam atingir, pelo menos os administradores já integrantes das hostes do governo federal.
Para Luiz Mello, é preciso fazer justiça a uma profissão – a de administrador – que tem contribuído para o aprimoramento da maquina pública federal, cujo cliente de ponta é o próprio povo brasileiro, que é o maior interessado em que um estado funcione de forma eficiente na entrega dos serviços públicos.
Luiz Mello enumera também as audiências realizadas com os presidentes da Câmara Federal, Senado Federal, e gestões junto ao Poder Executivo a fim de consolidar a importância do administrador no serviço público federal.
FONTE: NONATO CRUZ
Presidente Raniery Coêlho é condecorado com Medalha do Mérito Legislativo
O Presidente do Sistema Fecomércio/Sesc/Senac/Instituto Fecomércio e Vice-Presidente da CNC, Ranier Araújo Coêlho, recebeu na tarde de segunda-feira
Deputada Cristiane Lopes destina R$ 100 mil à AMA-RO e reforça apoio às famílias atípicas
O recurso já está disponível na conta da entidade e será utilizado para custear profissionais especializados e ampliar os atendimentos às famílias a
Mutirão emergencial de RG no Morar Melhor II é solicitado por Cláudia de Jesus
Para evitar que a falta de documentação impeça famílias de acessar suas novas moradias, a deputada Cláudia de Jesus (PT) pediu à Secretaria de Estado
Deputada Cristiane Lopes vota SIM à urgência do PL da Anistia
A Câmara dos Deputados aprovou, nesta quarta-feira (17), o regime de urgência para o PL 2162/2023, que concede anistia aos participantes das manifes