Quinta-feira, 16 de junho de 2011 - 08h49
O presidente Eduardo Rodrigues (PV), abriu a sessão popular da Câmara Municipal no último dia 14, às 9hs30min, no Distrito de Extrema, na Ponta do Abunã, a 330 quilômetros da Capital, na fronteira de Rondônia com o Estado do Acre. Explicou para o público que “o objetivo é ouvir vocês. Viemos para colher as demandas da cidade de Extrema e da Região”. E anunciou que “no próximo dia 25, o prefeito Roberto Sobrinho e o governador Confúcio Moura estarão aqui, e com certeza, trarão solução para muitas das demandas que a Câmara Municipal colher aqui hoje. Viemos ajudar, não viemos enganar ninguém”.
O evento foi uma iniciativa dos vereadores Cláudio Carvalho e Jurandir Bengala, da bancada petista no Legislativo. Ocorreu na Escola Municipal de Ensino Fundamental 13 de Maio. No Requerimento aprovado pelo plenário da Casa, os parlamentares justificaram a necessidade de aproximar a Casa de Leis das comunidades dos distritos e vilas do município. De ouvir das lideranças e das pessoas da Região, quais são suas necessidades mais emergentes e, assim, orientar o esforço junto ao poder executivo na busca das soluções reclamadas.
Cláudio Carvalho anunciou a realização de 3 quilômetros de asfaltamento urbano que será feito pela Secretaria de Obras do Município. Lembrou a luta, até agora em vão, para a implantação da telefonia móvel no Distrito, uma das necessidades mais reclamadas por todos. Discorreu sobre o setor de saúde e acabou conclamando a população local para eleger, o próximo ano, um vereador da cidade para defender, na Capital, os interesses locais.
Bengala, que é de Jacy-Paraná, declarou conhecer “as condições de dificuldades do Distrito e a luta do seu administrador para obter as coisas”. E declarou: “Sou do partido do governo, mas não concordo com certas coisas. Os secretários deveriam dar mais apoio. É por conta dos descasos que o povo é revoltado”. José Wilsom, o administrador, denunciou que “a Semob anunciou o encascalhamento de 12 quilômetros de ruas e mandou poucas máquinas que ficaram somente quatro dias e abandonaram o serviço”. Ele pediu sinalização de trânsito e até agora não foi atendido. “Aí veio o Detran, fez uma blitz, e causou dor de cabeça pra pessoas. Mas como cobrar se não existe sinalização indicando as regras do trânsito?”
O vereador Marinho Melo (PMDB) lembrou que, atualmente, existe uma grande harmonia entre o prefeito Roberto Sobrinho e o governador Confúcio Moura. “Isso ajudará na solução de muitos problemas tanto de Porto Velho quanto de Extrema. Já fizeram isso em São Carlos e, no dia 25, farão a mesma coisa aqui”.
Elizeu da Silva, vereador do Partido Progressista, se referiu à emancipação de Extrema exortando o povo a cobrar de quem os enganou prometendo a criação do município, algo impossível em função de proibição constitucional. “O plebiscito foi enganoso. Os políticos podres sabiam do resultado negativo. Mas insistiram enganando o povo. Vão atrás dessa gente cobrar o que prometeram. Puxem pelo palito, arranquem o chapéu da cabeça deles e cobrem. Eles lhes devem isso.Fizeram todos nós de palhaços. O Cassol (Ivo) hoje é senador. Ele incentivou. Cobrem também do Raupp e dos outros. Se quiserem, eles resolvem. A coisa está parada em Brasília por falta desta porcaria de vontade política” encerrou.
Sid Orleans (PT) relembrou que, quando foi secretário de saúde do município, ajudou o distrito entregando uma ambulância, algo muito reclamado na época. E ajudou todos os outros distritos. Defendeu as ações do prefeito e culpou o governo anterior por muitas mazelas. “Nunca deu centavo e nem ajudou o município em nada”. Mariana Carvalho, vereadora do PSDB, registrou que apesar das dificuldades “Extrema tem mais equipamentos públicos que os outros distritos”.
Com cerca de 8 mil habitantes, Extrema recebeu, na sessão popular itinerante, a presença de 12 dos 16 vereadores que compõem a Câmara Municipal de Porto Velho. No decorrer dos trabalhos várias pessoas usaram a tribuna colocando as carências e necessidades regional.
Fonte: Osmar Silva
Durante evento ocorrido em Ariquemes, de apresentação dos resultados do Programa Segurança Rural, o deputado estadual Alex Redano (Republicanos) rea
Em audiência pública realizada pela Comissão de Serviços de Infraestrutura do Senado Federal, presidida pelo senador Marcos Rogério, o deputado Ciro
A deputada federal Cristiane Lopes (União Brasil-RO) participou de duas importantes audiências públicas realizadas pela Comissão de Infraestrutura (
O deputado estadual Alex Redano (Republicanos) apresentou uma indicação ao Governo do Estado de Rondônia, com cópia à Secretaria de Estado da Saúde