Sexta-feira, 17 de junho de 2011 - 18h02

Várias atrações musicais na tarde de ontem, quinta feira (16), ganharam a atenção e aplausos dos estudantes e professores da Escola Estadual de Ensino Fundamental, Maria Carmosina Pinheiros, no bairro Tancredo Neves, zona Leste. Na sequência do Projeto Música na Comunidade Escolar, lançado de manhã pela Escola de Música Som na Leste, a plateia pode acompanhar vários números musicais em corais, flauta doce, guitarra, bateria, violão, e instrumentos de sopro.
Quem comandou as apresentações foram os alunos e professores da Escola Som na Leste. Rafaela Moreno, 12 anos, que toca saxofone, disse que se apresentar ao público era a realização de um grande sonho. “Sempre sonhei com a minha primeira apresentação e hoje ela se tornou realidade. Vou me esforçar ao máximo para me aprimorar, pois pretendo seguir carreira na música”, declarou.
Outro que estava bastante empolgado era Natanael Montes da Silva. Ele é aluno do curso de bateria e também fez a sua primeira apresentação pública. “Esse é um momento muito importante para mim. Estou em grande expectativa”, afirmou. A ansiedade e o nervosismo também tomou conta de Raineri Henrique Mendes, que toca contrabaixo. “É minha primeira vez, mas tenho certeza que será uma experiência muito positiva, apesar de ser algo novo”, comentou.
Expectativa
Mas, não eram só os músicos de primeira viagem que estavam nervosos. Os pais pareciam muito mais. Todos a espera de uma boa apresentação. Foi o caso da autônoma Joelma Lima, mãe de Isabela Vitória Lima, também de 12 anos, que estuda teclado. “Esse é um momento de grande importância, pois os alunos têm a oportunidade de mostrar seus talentos”, disse. Ela ainda destacou a importância da escola de música para a comunidade. “É melhor a criança estar na escola, aprendendo coisas boas do que ficar na rua, exposta a todo tipo de perigo”, enfatizou.
“Além de promover a música e a cultura, esse projeto tem como objetivo evitar que crianças fiquem em situação de vulnerabilidade social, além de estimular os novos talentos”, destacou o diretor da Som na Leste, professor Remis Ferreira. Ele acrescentou que outras escolas serão contempladas com o projeto, que também visa motivar e estimular outras crianças a estudarem música. “É um trabalho de inclusão social e cultural”, declarou.
O diretor da Escola Maria Carmosina, José Júnior Freire, disse que o trabalho da Som na Leste no estabelecimento de ensino já produziu resultados positivos. Pelo menos 15 alunos já se interessaram em estudar música – cinco no horário da manhã, outros cinco à tarde e mais cinco no período noturno. Há apenas três dias na direção da escola, Júnior Freire, elogiou o trabalho realizado por professores e estudantes da Som na Leste. “Fico feliz por esse projeto ter começado pela nossa escola”, frisou. Júnior acrescentou que esse contado já resultou em novas parcerias com a direção da escola de música, parcerias estas que irão beneficiar o público estudantil e a comunidade em geral.
Apresentações
Se apresentaram os alunos de musicalização infantil das professoras Ádina Ferreira e Rosiléia; alunos de teclado do professor Tiago Sales; alunos do coro juvenil, professor Remis Michel; alunos de flauta doce do professor Hélio; alunos da professora de teclado Andressa Maduro; alunos de instrumentos de sopro dos professores Daniel Fernandes e Juliermes. Houve também a apresentação dos professores – Remis Ferreira (flauta), Juliermes (sax tenor), Francisco (Cavaquinho), Rogério (Violão), Márcio (bateria), Tiago Sales (teclado).
Fonte: Augusto José
Foto: Quintela
Quinta-feira, 19 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)
Alero fortalece políticas públicas e amplia direitos no apoio a pacientes com doenças crônicas
Conviver com uma doença crônica significa enfrentar desafios diários, muitos deles invisíveis aos olhos da sociedade. Por isso, campanhas como Fev

Turismo: carnaval promove a economia e a identidade cultural de Rondônia
O Carnaval em Rondônia, especialmente em Porto Velho, consolidou-se a partir de meados do século XX, influenciado pela construção da Estrada de Fe

Dia Mundial do Rádio é o reconhecimento da importância desse veículo de comunicação de massa
Se existe um “vovô” dos veículos de comunicação de massa, ele é o rádio. Apesar de toda a evolução tecnológica vivenciada nos últimos anos, o rádi

Deputada Ieda Chaves fortalece divulgação de cartilha com orientações às mulheres no Carnaval
Embora o Carnaval seja sinônimo de liberdade, o risco de violência sexual ainda é uma realidade para muitas mulheres. Com foco na prevenção, a deput
Quinta-feira, 19 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)