Sexta-feira, 22 de agosto de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Alex alerta para o fechamento da BR 364 por madeireiros



A BR 364, na entrada do município de Cujubim, poderá ser fechada até sexta-feira (26) por empresários e trabalhadores do setor madeireiro do Vale do Jamari. O alerta foi dado na sessão plenária desta quarta-feira (24) pelo deputado Alex Redano (SD).

O parlamentar informou aos demais membros da Assembleia Legislativa que a revolta é por conta da não liberação de projetos de manejo por parte da Sedam.

O presidente do Poder Legislativo, Maurão de Carvalho (PP), disse que a reivindicação é justa “porque a Sedam não está sendo ágil na liberação dos pedidos, prejudicando o setor madeireiro. A secretaria precisa acompanhar o desenvolvimento do Estado. Sabemos que o Coronel Wilson Sales Machado é um técnico, mas há necessidade do apoio e da análise mais rápida dos projetos de manejo”.

Segundo Alex Redano são mais de mil trabalhadores do setor madeireiro que estão se organizando para colocar em prática o movimento paredista na BR 364. A Sedam precisa agir rápido para não deixar acontecer à interdição da principal estrada de Rondônia. Se a BR for fechada, o prejuízo será enorme para a economia do Estado.

O que a Sedam deveria fazer “era resolver o quanto antes a liberação dos projetos de manejo. Concordamos que a análise da documentação tem que ser feita, mas não pode ultrapassar o limite do bom senso em prejuízo de um setor que sustenta parte da economia rondoniense”, observou o deputado Redano.

Em aparte, o deputado Adelino Follador (DEM) também criticou a lentidão da Sedam. Por outro lado, o deputado Laerte Gome (PEN) disse ser contra o fechamento da BR, pois, segundo ele, prejudica os municípios. No entanto, não deixou de criticar a atuação da Sedam. Falou que precisa de melhor atuação por parte do Governo. “Falta à secretaria ser desburocratizada. Suas ações têm que ser mais ágeis em favor do setor madeireiro”.

Já o deputado Jesuíno Boabaid (PTdoB) comentou que o coronel Wilson, secretário da Sedam, tem boa vontade, mas a máquina governamental parece que não oferece condições de trabalho. “O coronel Wilson poderia retornar à caserna, onde tem como desenvolver melhor suas funções como militar”, completou.

Fonte: Carlos Neves 

Gente de OpiniãoSexta-feira, 22 de agosto de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Deputado Ribeiro do Sinpol dialoga com executivo sobre a implementação do programa Refaz 2025

Deputado Ribeiro do Sinpol dialoga com executivo sobre a implementação do programa Refaz 2025

Em agenda política no município de Guajará-Mirim na semana passada, o deputado Ribeiro do Sinpol (PRD) conversou com comerciantes e lideranças polít

Comissão de Educação aprova projeto que combate erotização precoce nas escolas públicas

Comissão de Educação aprova projeto que combate erotização precoce nas escolas públicas

A Comissão de Educação da Câmara dos Deputados, presidida pelo deputado Maurício Carvalho (União Brasil-RO), aprovou o Projeto de Lei 10.583/2018, d

Deputado Maurício Carvalho recebe prêmio Congresso em Foco como Parlamentar Revelação

Deputado Maurício Carvalho recebe prêmio Congresso em Foco como Parlamentar Revelação

O deputado federal Maurício Carvalho (União Brasil-RO) foi reconhecido nacionalmente nesta quarta-feira (20) ao receber o prêmio Congresso em Foco 2

Comissão organiza comemoração dos 42 anos da Assembleia Legislativa de Rondônia

Comissão organiza comemoração dos 42 anos da Assembleia Legislativa de Rondônia

Uma comissão formada por representantes dos setores administrativos da Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) realizou a terceira reunião de pla

Gente de Opinião Sexta-feira, 22 de agosto de 2025 | Porto Velho (RO)