Terça-feira, 12 de julho de 2011 - 18h25
Está previsto para o dia 03 de agosto a aula inaugural dos primeiros cursos da Universidade Aberta do Brasil (UAB), em Porto Velho. São três cursos (licenciatura em Pedagogia, Letras e Administração Pública) totalizando 150 vagas, sendo 50 vagas por curso. A seleção dos candidatos foi realizada no final do ano passado.
O UAB é um programa do governo federal coordenado pelo Ministério da Educação (MEC) realizado em parceria com os estados, municípios e universidades públicas para oferta de cursos de graduação, pós-graduação e de extensão universitária, modalidade à distância semipresencial, visando ampliar o número de vagas da educação superior, promover a formação inicial e continuada para os profissionais do magistério e para os profissionais da administração pública.
Parceria
Em Porto Velho, o programa é desenvolvido em parceria com a prefeitura da capital e a Universidade Federal de Rondônia. Na parceria, o Ministério da Educação fica responsável pelo financiamento dos cursos; a prefeitura, pela estrutura logística para a realização de aulas presenciais; e a Unir, pelo suporte pedagógico (grade curricular e professores). A coordenadora do UAB em Porto Velho, Rosângela Teixeira Amoedo, adiantou que os cursos são validados e reconhecidos pelo MEC. “Existem momentos em que os alunos devem necessariamente comparecer ao pólo para participarem das aulas através do sistema de vídeo conferência com comunicação em tempo real, aulas com os professores presencialmente, grupos de estudos para resolução de exercícios e tarefas, realização de provas, sendo que todas as atividades são acompanhadas por professores tutores especialistas em cada área de atuação”, disse.
Para ela, o Universidade Aberta por ser um programa aberto à sociedade, em Porto Velho será importante para a formação acadêmica dos moradores das regiões de difícil acesso, como as comunidades localizadas ao longo do rio Madeira, e deverá suprir a dificuldade de lotação de pessoal nestas áreas.
As aulas presenciais, em Porto Velho, ocorrerão no Centro Municipal de Formação dos Profissionais de Educação, localizado ao lado do Teatro Banzeiros. O local foi cedido pela prefeitura para funcionar como o pólo universitário do UAB.
Os 150 aprovados para se habilitar aos cursos, tiveram que participar de um processo seletivo (prova objetiva), com conteúdos de Língua Portuguesa e Literatura, Matemática, Língua Estrangeira (Inglês/Espanhol), Física, Química, Biologia, Geografia, História Regional e uma redação dissertativa.
Inclusão social
A implantação do UAB é mais uma iniciativa do prefeito Roberto Sobrinho visando a inclusão social por meio da educação. Dentro dessa estratégia, também já está em execução o ‘”Faculdade da Prefeitura — Programa de Inclusão Social Universidade para Todos” que, a exemplo do programa homônimo do governo federal, oferece bolsas de estudo integrais e gratuitas em faculdades particulares, por meio de isenção de impostos.
Outras iniciativas de inclusão social da prefeitura por meio da educação são o Projovem e o Programa de Educação de Jovens e Adultos (EJA). A prefeitura promove ainda o curso pré-vestibular ‘Projeto Superação’, que oferece mais de 600 vagas para pessoas que não têm condições de pagar um curso particular.
Até o ano passado o projeto funcionava em cinco pólos: Colégio Interação, no Centro; Mojuca, no bairro Nossa Senhora das Graças; Escola Vôo da Juriti, no JK II; Escola Tucumã, no Cohab Floresta; e Escola Maria Isaura, no Costa e Silva.
Fonte: Joel Elias
Foto: Medeiros
Presidente Raniery Coêlho é condecorado com Medalha do Mérito Legislativo
O Presidente do Sistema Fecomércio/Sesc/Senac/Instituto Fecomércio e Vice-Presidente da CNC, Ranier Araújo Coêlho, recebeu na tarde de segunda-feira
Deputada Cristiane Lopes destina R$ 100 mil à AMA-RO e reforça apoio às famílias atípicas
O recurso já está disponível na conta da entidade e será utilizado para custear profissionais especializados e ampliar os atendimentos às famílias a
Mutirão emergencial de RG no Morar Melhor II é solicitado por Cláudia de Jesus
Para evitar que a falta de documentação impeça famílias de acessar suas novas moradias, a deputada Cláudia de Jesus (PT) pediu à Secretaria de Estado
Deputada Cristiane Lopes vota SIM à urgência do PL da Anistia
A Câmara dos Deputados aprovou, nesta quarta-feira (17), o regime de urgência para o PL 2162/2023, que concede anistia aos participantes das manifes