Quinta-feira, 21 de fevereiro de 2019 - 10h47

O Tribunal de Justiça do Estado de Rondônia (TJRO), foi contemplado com o Selo de Prata na avaliação feita pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que faz parte do Justiça em Números. O Poder Judiciário de Rondônia atingiu 100% das metas estabelecidas em onze tópicos de avaliação, senda elas as metas I, II, IV, IX, XII, XIII, XIV, XV, XVII, XVIII e XIX. No resultado final, o TJRO, obteve a pontuação de 445,67, o que representa 69,6% do cumprimento das metas – faltando apenas 0,3% para a obtenção do Selo de Ouro que é conferido aos tribunais que atingem 70%.
O Poder Judiciário de Rondônia conseguiu atingir todas as metas estabelecidas no que diz respeito ao cumprimento da resolução 76 do CNJ – estabelecendo os indicadores, fixação de prazos e determinação de penalidades. Os 100% também foram atingidos na implementação e manutenção do Núcleo de Estatística no Tribunal; na utilização dos dados pelo Núcleo de Estatísticas nas Reuniões de Análise da Estratégia; e ainda, a disponibilização das informações a respeito da Resolução 102/2009 do CNJ, transparência da gestão orçamentária e financeira no site da instituição e quadros de pessoas com as respectivas estruturas remuneratórias.
A Justiça de Rondônia também atingiu a eficiência ao respeitar os prazos estabelecidos pelo CNJ no encaminhamento dos dados da padronização das demandas repetitivas e precedentes obrigatórios; criado unidades ou núcleos socioambientais e publicado o relatório de desempenho da gestão socioambiental; enviado os dados estatísticos sobre a atenção à saúde de magistrados e servidores ao CNJ; e conseguiu realizar atividades de forma a contribuir para a gestão participativa e democrática na elaboração das metas nacionais do Poder Judiciário e Políticas Judiciárias do CNJ.
Merecem destaques, ainda, os indicadores a respeito do encaminhamento de informações sobre o enfrentamento à violência contra as mulheres; os dados estatísticos previstos no Mês Nacional do Juri e a transparência na divulgação da remuneração dos magistrados.
O Selo Justiça em Números visa ao reconhecimento dos Tribunais que investem na excelência da produção, gestão, organização e disseminação de suas informações administrativas e processuais. Além do requisito básico de encaminhamento adequado das informações constantes no Sistema de Estatística do Poder Judiciário (SIESPJ), com atenção aos prazos de preenchimento e à consistência dos dados, também são avaliados outros itens, tais como: nível de informatização do Tribunal, uso de relatórios estatísticos para o planejamento estratégico e cumprimento de resoluções do CNJ alinhadas à gestão da informação.
Ainda em dezembro, o Tribunal de Justiça também recebeu do Tribunal de Contas do Estado de Rondônia, a Certificação de Qualidade em Transparência Pública, ficando em primeiro lugar entre todos os demais órgãos públicos estaduais no que diz respeito a divulgação de informações administrativas.
Quarta-feira, 11 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)
MPF convida instituições de ensino superior a firmar convênio de estágio em Rondônia
O Ministério Público Federal (MPF) publicou convite às instituições de ensino superior interessadas em celebrar convênio para participação no Pr

MPRO articula criação de fluxos para inclusão de vítimas em programas de proteção
O Ministério Público de Rondônia (MPRO) participou, na manhã desta terça-feira (10/2), de reunião no prédio da Defensoria Pública de Rondônia para t

Recomendação pede medidas de adaptação climática para as comunidades ribeirinhas do Rio Madeira (RO)
O Ministério Público Federal (MPF), o Ministério Público do Trabalho (MPT) e a Defensoria Pública da União (DPU) enviaram recomendação conjunta à pr

Em audiência de custódia, realizada na manhã deste sábado (7/2), o Ministério Público, após analisar as condições da prisão do aluno suspeito de mat
Quarta-feira, 11 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)