Terça-feira, 10 de março de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Justiça

MPRO, Polícia Civil e Sefin articulam estratégias de combate à sonegação fiscal em Rondônia


MPRO, Polícia Civil e Sefin articulam estratégias de combate à sonegação fiscal em Rondônia - Gente de Opinião

Em um esforço contínuo para fortalecer a repressão aos crimes contra a ordem tributária e recuperar ativos para o erário estadual, o Grupo de Atuação Especial em Sonegação Fiscal e Crimes Contra a Ordem Tributária (Gaesf) do Ministério Público de Rondônia e a Polícia Civil realizaram uma reunião estratégica na sede da Secretaria de Estado de Finanças (Sefin), nesta terça-feira (10/3), em Porto Velho.

O encontro contou com a participação da coordenadora do Gaesf, Promotora de Justiça Laíla de Oliveira Cunha Nunes, do Delegado de Polícia Civil Swami Otto, dos Auditores Fiscais de Tributos Estaduais José Luiz Horn e Adriano Mulling. A pauta central foi o aprimoramento do fluxo de informações entre as instituições e a análise de casos complexos que envolvem engenharia financeira para a supressão de tributos.

Integração e Inteligência Fiscal

A reunião visou consolidar o compartilhamento de dados técnicos de fiscalização com os procedimentos investigatórios criminais em curso. A articulação técnica buscou otimizar a identificação de mecanismos de interposição fraudulenta de pessoas e ocultação de bens, garantindo que a prova produzida no âmbito administrativo-fiscal possua a robustez necessária para o enfrentamento judicial.

De acordo com a coordenadora do Gaesf, a integração entre as instituições é fundamental para o sucesso das atividades. “O alinhamento entre o Ministério Público, a Polícia Civil e a Sefin é um passo decisivo para desarticular esquemas estruturados de sonegação que impactam diretamente a arrecadação e a prestação de serviços públicos essenciais”, reforça Laíla Nunes.

Gente de OpiniãoTerça-feira, 10 de março de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

MPRO obtém condenação de denunciados na Operação “Fraus”

MPRO obtém condenação de denunciados na Operação “Fraus”

O Ministério Público do Estado de Rondônia (MPRO), por meio do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), obteve a condenação

Após manifestação do MPF, Justiça reconhece fazenda em Rondônia como área pública para programas de reforma agrária

Após manifestação do MPF, Justiça reconhece fazenda em Rondônia como área pública para programas de reforma agrária

A Justiça Federal de Rondônia reconheceu como área pública uma fazenda de 952 hectares em Buritis (RO). A decisão é favorável à manifestação do Mini

MPRO representa adolescente por matar o avô e tentar matar a avó em Ariquemes

MPRO representa adolescente por matar o avô e tentar matar a avó em Ariquemes

O Ministério Público de Rondônia (MPRO) representou, nesta segunda-feira (9/3), uma adolescente pela prática de atos infracionais análogos ao cometi

Governança: MPRO e instituições firmam pacto para enfrentar violência contra a mulher em Rondônia

Governança: MPRO e instituições firmam pacto para enfrentar violência contra a mulher em Rondônia

O acordo cria uma forma de trabalho conjunto entre as instituições para prevenir agressões, proteger vítimas e fortalecer a rede de atendimento no e

Gente de Opinião Terça-feira, 10 de março de 2026 | Porto Velho (RO)