Porto Velho (RO) sábado, 4 de abril de 2020
×
Gente de Opinião

Justiça

Projetos sociais podem receber financiamento pela Vepema

Participação é permitida a entidades ou instituições públicas ou privadas de Porto Velho


Projetos sociais podem receber financiamento pela Vepema - Gente de Opinião

Encontra-se aberto o Edital 001/2020, da Vara de Execução de Penas e Medidas Alternativas – Vepema de Porto Velho para apresentação de projetos sociais de entidades ou instituições públicas ou privadas interessadas em obter financiamento. Os recursos, advindos das penas e medidas pecuniárias aplicadas pelos juízos atuantes na área criminal, já atendem diversas iniciativas e atividades no município. O Edital estabelece dois prazos para recebimento dos projetos, sendo o primeiro de 24 de fevereiro até 24 de abril e o segundo de 13 de julho a 14 de setembro deste ano.

Para participar, as entidades e instituições devem propor projetos sociais para o aprimoramento de iniciativas e atividades essenciais à segurança pública, educação e saúde. É necessário, também, que atendam às áreas vitais de cunho social relevante com atuação direta na execução penal, na assistência à ressocialização de apenados, na assistência às vítimas de crimes ou na prevenção da criminalidade, inclusive os Conselhos da Comunidade.

Os roteiros básicos de cada projeto com identificação, informações e descrições tem modelo disponibilizado em anexo do edital. (Link)

As entidades e instituições que já participam da Rede de Atendimento da Vepema também podem apresentar seus projetos sociais, desde que mantenham seus dados cadastrais atualizados.

O recebimento dos projetos pela Vepema é de segunda a sexta-feira, das 7h às 13h e das 16h às 18h, no Fórum Geral César Montenegro, situado na Avenida Pinheiro Machado, 777, Bairro Olaria.

 

Projetos em desenvolvimento

A Vepema tem uma relação com mais de 60 projetos financiados com verbas pecuniárias. Entre eles, está o Renascendo pelo Esporte, na área de saúde e esporte, que tem como objeto a aquisição de material para capacitar instrutores de escolinhas de futebol. Orçado em 113 mil reais, o projeto foi apresentado pelo Sport Club Genus de Porto Velho e tem dupla funcionalidade social, pois a produção dos uniformes, bolas e demais materiais utilizados pelas crianças, é pelo trabalho dos apenados, na fábrica que funciona no presídio. Além de contribuir com a reeducação e ressocialização, mostra para as crianças a importância do esporte para uma vida longe da criminalidade.

Na Vila Princesa, a Vepema também já proporciona, por meio de apoio a projetos sociais, melhorias na qualidade de vida de crianças que ali vivem. A Farjav – Fanfarra Rítmica João Afro Vieira capacita alunos da escola e alguns adolescentes da comunidade a usarem música, com instrumentos de sopro e percussão, como arte e terapia.

A arte marcial japonesa também está presente na vida de algumas crianças da Vila Princesa. O Sensei Erivelto Duarte ministra aulas de Karatê, nas dependências da escola João Afro Vieira, localizada na Vila Princesa. Com o suporte fornecido pela Vepema, todo o material de consumo como luvas, quimonos, coletes e tatame atendem os anseios de aprendizado dos participantes, que têm entre 5 e 17 anos, com aulas duas vezes por semana, pela manhã e à tarde.

Instituições e entidades como Hospital Santa Marcelina, Apatox, Secretaria Municipal de Assistência Social, Acuda, Pestalozzi, Nacc, Apae e outros, têm seus projetos assistidos pela Vepema.

Mais Sobre Justiça

Coronavírus: justiça autoriza realização de videoconferência no sistema prisional

Coronavírus: justiça autoriza realização de videoconferência no sistema prisional

Em meio a pandemia decorrente do coronavírus, a Vara Criminal de Pimenta Bueno autorizou a realização de chamadas de vídeo no sistema prisional daquel

Ministério Público de Rondônia, com apoio da Polícia Civil, deflagra operação contra possível esquema criminoso na concessão de transporte público de Porto Velho

Ministério Público de Rondônia, com apoio da Polícia Civil, deflagra operação contra possível esquema criminoso na concessão de transporte público de Porto Velho

O Ministério Público do Estado de Rondônia, por meio do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (GAECO), com apoio da Polícia Civil,

Justiça do Trabalho de RO e AC suspende audiências, sessões e atendimento ao público presenciais

Justiça do Trabalho de RO e AC suspende audiências, sessões e atendimento ao público presenciais

O atendimento presencial ao público externo, audiências e sessões presenciais da Justiça do Trabalho dos estados de Rondônia e Acre estão suspen

TRT-RO/AC realiza a doação de bens para órgãos públicos e organizações de interesse público

TRT-RO/AC realiza a doação de bens para órgãos públicos e organizações de interesse público

O Tribunal Regional do Trabalho da 14ª Região (TRT-RO/AC) está realizando a doação de bens móveis do seu acervo patrimonial. São veículos automotores,