Porto Velho (RO) quinta-feira, 27 de fevereiro de 2020
×
Gente de Opinião

Justiça

OAB Rondônia vai defender a manutenção da Justiça Federal em Guajará-Mirim


OAB Rondônia vai defender a manutenção da Justiça Federal em Guajará-Mirim - Gente de Opinião

A Seccional Rondônia da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/RO), está analisando junto a OAB Nacional, os encaminhamentos a serem adotados para evitar a extinção da Justiça Federal - Subseção Judiciária de Guajará-Mirim, em Rondônia.

 

A Seccional de Rondônia já acionou o Conselho Federal da OAB solicitando que o tema seja tratado junto ao Supremo Tribunal Federal, informa o presidente da OAB Rondônia, Elton Assis, para evitar que a decisão do Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF1) se efetive.

 

O assunto já fora discutido em uma audiência pública realizada na Câmara de Vereadores do município, na qual foram frisadas as problemáticas relacionadas ao fechamento. Atualmente a vara federal de Guajará-Mirim foi transformada em uma Unidade Avançada de Atendimento, por decisão administrativa do TRF1, em razão da baixa estatística de demandas.

 

De acordo com Elton Assis, a extinção da vara federal na cidade trará enormes prejuízos para o estado. “Guajará-Mirim é uma região de fronteira, ali há uma incidência forte do tráfico de drogas e um litígio grande no aspecto aduaneiro. A Justiça Federal possui ainda uma função fundamental no aspecto previdenciário, já que a cidade está distante de Porto Velho e as pessoas que necessitarem do serviço precisarão se deslocar à capital”.

 

O presidente da OAB/RO explicou ainda, que a decisão de extinguir a unidade foi equivocada e que a justiça não pode ser estabelecida apenas por números. “A presença da Justiça Federal nas localidades, mesmo as mais distantes, é fundamental. Não podemos medir a efetividade da justiça apenas por números, mas sim, pela função social que o estado tem a obrigação de cumprir”, disse.

Mais Sobre Justiça

TJRO nega liberdade a acusado de matar sócio por divisão de lucro

TJRO nega liberdade a acusado de matar sócio por divisão de lucro

Sérgio Miranda Camargos Fabel, acusado da prática dos crimes de homicídio e furto qualificados e de corrupção de menores, teve o pedido de liberdade n

Colorado do Oeste terá que formular Política de Saneamento Básico

Colorado do Oeste terá que formular Política de Saneamento Básico

O Ministério Público do Estado de Rondônia obteve, em Juízo, a condenação do município de Colorado do Oeste, consistente na obrigação de fazer a for

Ministério Público de Rondônia abre processo de seleção para estagiários de nível superior Pós Graduação

Ministério Público de Rondônia abre processo de seleção para estagiários de nível superior Pós Graduação

O Ministério Público do Estado de Rondônia informa aos bacharéis dos cursos de Arquitetura, Ciências Contábeis, Direito, Engenharia Civil, Engenharia