Terça-feira, 10 de março de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Justiça

MP expede recomendação para que Câmara de Buritis exonere ocupantes de cargos comissionados irregulares e promova concurso público


MP expede recomendação para que Câmara de Buritis exonere ocupantes de cargos comissionados irregulares e promova concurso público - Gente de Opinião

O Ministério Público de Rondônia expediu recomendação à Câmara Municipal de Buritis para que providencie, no prazo de 30 dias, a exoneração de ocupantes de pelo menos nove cargos em comissão da Casa de Leis, identificados como irregulares, e encaminhe projeto de Lei que regulamente os requisitos para realização de concurso público no âmbito do Poder Legislativo daquele Município. O certame, conforme adverte o MP, deverá ser realizado em 90 dias.

No documento, destinado ao Presidente da Câmara, vereador Marcelo Mendes Pedro, o Ministério Público também recomenda que sejam adotadas providências (administrativas e legislativas) necessárias para extirpar da administração cargos em comissão que não desempenham as funções de direção, chefia e assessoramento, os quais usurpam função privativa destinada à investidura mediante concursos públicos.

A recomendação foi subscrita pelo Promotor de Justiça Matheus Kuhn Gonçalves, após diligências que apontaram que servidores lotados em cargos de direção, chefia e assessoramento estão, na prática, exercendo funções inerentes a cargos efetivos.

O Promotor de Justiça afirma que as atribuições de alguns dos cargos elencados na Lei  nº1293/2018, que dispõe sobre os cargos comissionados da Câmara, não se enquadram entre aqueles de direção, chefia e assessoramento, mas sim cuidam de funções técnicas e burocráticas, de caráter permanente, a serem prestadas pela Administração Pública.

O Integrante do MPRO ressalta que, embora o Município seja dotado de autonomia política e administrativa dentro do sistema federativo, tal autonomia não tem caráter absoluto, pois encontra limitação nas regras estabelecidas pela Constituição Federal, que prevê a obrigatoriedade de preenchimento de cargos públicos pela via do concurso público de provas ou de provas e títulos, com exceção dos cargos em comissão.

Atualmente, o quadro de servidores da Câmara Municipal de Buritis é composto por oito cargos efetivos e 26 cargos comissionados. Uma pesquisa realizada pelo MP em portais de transparência de cinco municípios com a mesma quantidade de vereadores (11 parlamentares) constatou haver uma desproporcionalidade entre cargos comissionados e efetivos em Buritis.

Gente de OpiniãoTerça-feira, 10 de março de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Após manifestação do MPF, Justiça reconhece fazenda em Rondônia como área pública para programas de reforma agrária

Após manifestação do MPF, Justiça reconhece fazenda em Rondônia como área pública para programas de reforma agrária

A Justiça Federal de Rondônia reconheceu como área pública uma fazenda de 952 hectares em Buritis (RO). A decisão é favorável à manifestação do Mini

MPRO representa adolescente por matar o avô e tentar matar a avó em Ariquemes

MPRO representa adolescente por matar o avô e tentar matar a avó em Ariquemes

O Ministério Público de Rondônia (MPRO) representou, nesta segunda-feira (9/3), uma adolescente pela prática de atos infracionais análogos ao cometi

Governança: MPRO e instituições firmam pacto para enfrentar violência contra a mulher em Rondônia

Governança: MPRO e instituições firmam pacto para enfrentar violência contra a mulher em Rondônia

O acordo cria uma forma de trabalho conjunto entre as instituições para prevenir agressões, proteger vítimas e fortalecer a rede de atendimento no e

Vorcaro mantinha estrutura de intimidação de pessoas, cita ministro

Vorcaro mantinha estrutura de intimidação de pessoas, cita ministro

O banqueiro Daniel Vorcaro, dono do Banco Master, mantinha com comparsas uma estrutura voltada à vigilância e intimidação de pessoas vistas como contr

Gente de Opinião Terça-feira, 10 de março de 2026 | Porto Velho (RO)