Sábado, 6 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Justiça

MP Eleitoral e TRE alinham ações para eleições de 2026 em Rondônia


Integrantes das instituições - Gente de Opinião
Integrantes das instituições
O Ministério Público de Rondônia (MPRO) participou de reunião com a corte do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) para tratar da organização das eleições de 2026. O encontro ocorreu nesta terça-feira (17/3), na sede do TRE, e reuniu representantes das instituições para definir medidas de segurança e estratégias de atuação conjunta. O objetivo é garantir um processo transparente e dentro da lei.

Participaram da reunião, pelo MPRO, o Procurador-Geral de Justiça, Alexandre Jésus de Queiroz Santiago, e o coordenador do Núcleo de Apoio Eleitoral (Nuape), Promotor de Justiça Glauco Maldonado Martins. Pelo MPF, esteve presente o Procurador Regional Eleitoral, Leonardo Trevizani Caberlon, e pelo TRE, o Presidente, Raduan Miguel, o Corregedor-Geral, Daniel Ribeiro Lagos, o Desembargador Glodner Pauletto, que atua na coordenação da segurança das eleições, e a Diretora-Geral, Lia Maria.

Segurança e atuação conjunta
Durante o encontro, os participantes discutiram ações para reforçar a segurança durante o período eleitoral. Também trataram da integração entre os órgãos para prevenir problemas e dar respostas rápidas a possíveis irregularidades.
A atuação conjunta busca evitar fraudes e garantir que o eleitor possa votar com tranquilidade. As instituições também alinharam formas de troca de informações durante o período eleitoral.
MP Eleitoral e TRE alinham ações para eleições de 2026 em Rondônia - Gente de Opinião
O papel do Ministério Público Eleitoral
O Ministério Público Eleitoral atua para que as regras sejam cumpridas em todas as etapas da eleição. Isso começa no cadastro dos eleitores e segue até a diplomação dos candidatos eleitos O órgão também apura denúncias relativas ao processo, bem como apresenta recursos à Justiça Eleitoral quando identifica decisões que podem contrariar a lei. Esse trabalho ajuda a corrigir falhas e manter o processo justo.
Nos municípios, o promotor eleitoral acompanha de perto as eleições. Ele atua junto aos juízes e às juntas eleitorais, que são grupos responsáveis por organizar e contar os votos.

Gente de OpiniãoSábado, 6 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

MPRO obtém condenação de integrantes de organização criminosa por homicídio de adolescente e outros crimes em Espigão do Oeste

MPRO obtém condenação de integrantes de organização criminosa por homicídio de adolescente e outros crimes em Espigão do Oeste

O Ministério Público de Rondônia (MPRO) obteve a condenação de quatro integrantes e aliados de uma organização criminosa, em sessão do Tribunal do J

Justiça Rápida Itinerante leva quase 7 mil atendimentos a comunidades ribeirinhas em Rondônia

Justiça Rápida Itinerante leva quase 7 mil atendimentos a comunidades ribeirinhas em Rondônia

As distâncias amazônicas não foram barreiras para a garantia de direitos. Entre os dias 24 de abril e 7 de maio, a Justiça Rápida Itinerante Fluvial

MPRO denuncia acusado pela morte de enfermeira indígena em São Miguel do Guaporé

MPRO denuncia acusado pela morte de enfermeira indígena em São Miguel do Guaporé

O Ministério Público de Rondônia (MPRO) apresentou denúncia contra um homem acusado de matar a enfermeira indígena Gleicia Arikapu, na Aldeia Arikapu

TRT-14 doa equipamentos de informática ao Hospital de Amor da Amazônia

TRT-14 doa equipamentos de informática ao Hospital de Amor da Amazônia

Equipamentos que antes compunham a estrutura tecnológica da Justiça do Trabalho da 14ª Região ganharam uma nova missão: apoiar o atendimento de paci

Gente de Opinião Sábado, 6 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)