Domingo, 4 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Justiça

Ministério Público de Rondônia, com apoio da Polícia Federal, deflagra Operação Cerne Branco


Ministério Público de Rondônia, com apoio da Polícia Federal, deflagra Operação Cerne Branco - Gente de Opinião

O Ministério Público do Estado de Rondônia, por meio do Grupo de Atuação e Combate ao Crime Organizado (GAECO), com o apoio da Polícia Federal, deflagrou na manhã desta quarta-feira (23/10) a Operação Cerne Branco.

As investigações tiveram início a partir de informes quanto à existência de uma Organização Criminosa (OrCrim), cujas práticas delitivas envolvem homicídios, esbulho, invasão de terras, crimes ambientais, inclusive tráfico de drogas e lavagem e capitais.

No desenrolar das investigações, colheram-se elementos de existência de crimes relacionados ao tráfico de drogas, cujo teor ensejaram a representação de dezenas de medidas cautelares.

Essas cautelares estão sendo cumpridas nesta quarta-feira, tais como mandados de busca e apreensão em domicílio, empresas e propriedades rurais. Outras cautelares e diligências ainda estarão em andamento durante todo o dia.

Sobre o nome dado à operação, “Cerne Branco”, faz alusão às supostas atividades desenvolvidas pela OrCrim, relacionadas a crimes ambientais envolvendo exploração ilegal de madeira e tráfico de drogas. Assim, considerando-se que “cerne” é a parte interna do tronco de árvores, utilizou-se esse nome para denominar a parte interna da madeira que, segundo as investigações, são utilizadas para ocultar drogas.

Mais detalhes acerca do resultado da operação serão repassados logo após a conclusão das medidas cautelares.

Gente de OpiniãoDomingo, 4 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Após ação do MPRO, Justiça Eleitoral reconhece fraude à cota de gênero em partido de Candeias do Jamari

Após ação do MPRO, Justiça Eleitoral reconhece fraude à cota de gênero em partido de Candeias do Jamari

A Justiça Eleitoral reconheceu a existência de fraude à cota de gênero nas eleições municipais de 2024 em Candeias do Jamari, após ação proposta pelo

MPRO obtém condenação de denunciados na Operação Lietle REd Box

MPRO obtém condenação de denunciados na Operação Lietle REd Box

O MPRO, por meio do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (GAECO), obteve a condenação de treze indivíduos na Operação “Little Re

MPF recomenda suspensão de multas de trânsito por não pagamento do pedágio Free Flow na BR-364 em Rondônia

MPF recomenda suspensão de multas de trânsito por não pagamento do pedágio Free Flow na BR-364 em Rondônia

Em uma atuação preventiva, o Ministério Público Federal (MPF) expediu recomendação para que a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), a S

 MPRO obtém condenação de denunciados na Operação “Cruciatus”

MPRO obtém condenação de denunciados na Operação “Cruciatus”

O Ministério Público de Rondônia (MPRO), por meio do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), obteve a condenação de quatro

Gente de Opinião Domingo, 4 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)