Terça-feira, 24 de março de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Justiça

Judiciário autoriza uso do WhatsApp para fazer intimações

Novidade, que começa a valer a partir do dia 17 de junho, foi instituída a partir de provimento da Corregedoria Geral da Justiça.


Judiciário autoriza uso do WhatsApp para fazer intimações  - Gente de Opinião

Pensando em facilitar o cotidiano da população, o Poder Judiciário, por meio da Corregedoria Geral da Justiça (CGJ) passa a incluir o WhatsApp como ferramenta de comunicação nos procedimentos de intimação. O aplicativo de mensagens pode ser usado para realizar intimações em vários âmbitos, como nos Juizados Especiais Cíveis, Criminais, da Fazenda Pública e da Turma Recursal do Tribunal de Justiça de Rondônia (TJRO).

A novidade, que começa a valer a partir do dia 17 de junho, é totalmente opcional e voluntária aos jurisdicionados, estando inclusive condicionada, entre várias outras regras, à manifestação expressa da parte interessada.

Na prática, as intimações serão enviadas e recebidas por meio do WhatsApp a partir de números de celulares destinados exclusivamente para essa finalidade e que, conforme a adesão ao procedimento, serão informados aos usuários pela unidade judiciária, facilitando a logística e a comunicação.

A inovação foi instituída pelo Provimento nº 10/2024 da CGJ, considerando que se faz indispensável modernizar e melhor adequar o setor público à nova realidade tecnológica. Clique aqui e leia a íntegra do provimento.

Treinamento aos servidores

Instituir o uso do WhatsApp no procedimento de intimação de partes foi pensado diante do compromisso do TJRO em sua constante atualização e em sempre aperfeiçoar a prestação jurisdicional aos rondonienses.

Pensando também na atualização dos servidores, o Tribunal, através da Central de Processos Eletrônicos (CPE1G), realiza no mês de junho treinamentos internos com as equipes de todo o estado para capacitá-las sobre a nova ferramenta.

Gente de OpiniãoTerça-feira, 24 de março de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

TRT-14 movimenta quase R$ 4 milhões em acordos durante campanha “Elas em Pauta”

TRT-14 movimenta quase R$ 4 milhões em acordos durante campanha “Elas em Pauta”

O Tribunal Regional do Trabalho da 14ª Região (RO/AC), por meio do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (Nupemec) , divu

Após denúncia do MPRO, justiça condena réus que mantiveram deputado e família reféns em Pimenta Bueno

Após denúncia do MPRO, justiça condena réus que mantiveram deputado e família reféns em Pimenta Bueno

O Ministério Público de Rondônia (MPRO), por meio da 2ª Promotoria de Justiça de Pimenta Bueno, denunciou os agentes envolvidos pela prática de roubo

MPRO e Forças de Segurança deflagram Operação Regresso em seis cidades

MPRO e Forças de Segurança deflagram Operação Regresso em seis cidades

Foi deflagrada na manhã deste sábado (21/3/) a Operação Regresso, fruto de uma ação integrada de combate ao crime organizado no Estado de Rondônia,

Justiça Rápida Itinerante: triagens acontecem em Porto Velho neste sábado

Justiça Rápida Itinerante: triagens acontecem em Porto Velho neste sábado

A população de Porto Velho e região terá a oportunidade de solucionar questões judiciais de forma simples e gratuita com a Operação Justiça Rápida I

Gente de Opinião Terça-feira, 24 de março de 2026 | Porto Velho (RO)