Porto Velho (RO) quinta-feira, 9 de abril de 2020
×
Gente de Opinião

Direito - Gente de Opinião

Direito

Ouvidoria da OAB Mulher age no enfrentamento contra a violência doméstica


Ouvidoria da OAB Mulher age no enfrentamento contra a violência doméstica - Gente de Opinião

Com o fim de agir para reduzir o alto índice de feminicídios registrados no estado, colocando Rondônia na oitava posição no ranking de homicídios de mulheres, a Seccional Rondônia da Ordem dos Advogados do Brasil, criou a Ouvidoria da Mulher para atuar diretamente com público afetado pela violência doméstica.

No último fim de semana, a Ouvidoria da Mulher da OAB/RO promoveu uma roda de conversa com um grupo de mulheres na Escola Maria Francisca de Jesus, Zona Leste de Porto Velho. A iniciativa contou com a parceria do Coletivo Multivozes e teve uma grande participação do público feminino que aproveitou para relatar seus problemas e buscar ajuda.

Elton Assis, presidente da Seccional, destaca que a atual gestão está focada em desenvolver ações efetivas e concretas para que a mulheres que passam por esse tipo de situação encontrem apoio. “Na condição de guardiões da sociedade e dos seus direitos constitucionais, enxergamos a missão de lutar para mudar esse cenário que registra alta taxa de assassinatos às mulheres. O mais alarmante, é que 28,5% dos casos acontecem em suas residências”.

A ouvidora-geral da OAB/RO, Aline Corrêa, explica que a princípio a Ouvidoria da Mulher atenderia apenas às advogadas, porém a diretoria da Seccional optou por ampliar o projeto para todas as mulheres que precisem do apoio.  “A ideia é ouvir a mulher e saber se ela passa por algum tipo de violência e, assim, acolhê-la e orientá-la para que possa sair dessa situação”, explanou Aline.

É buscando mudar esta realidade, que o projeto começa a atingir as comunidades da capital, fazendo com que as mulheres percebam que estão sofrendo algum tipo de abuso e evitem que o problema tome proporções maiores solicitando medidas protetivas ou registrem boletins de ocorrência.

“Esse foi o primeiro evento de uma série de outros que virão. Percebemos como elas ficaram satisfeitas e se sentiram acolhidas. Apesar de termos no site a opção para registro de problemas enfrentados pelas mulheres quanto à violência, estar junto delas lhes proporciona muito mais segurança e confiança em pedir ajuda”, conclui Aline Corrêa.

A OAB Rondônia conta com um espaço específico em seu sítio eletrônico para denúncias, basta acessar o site da OAB/RO (www.oab-ro.org.br) e clicar no ícone de acesso rápido da “Ouvidoria”, em seguida, escolher a opção “Ouvidoria da Mulher”.

Mais Sobre Direito

OAB requer ao Judiciário suspensão de prazos e audiências como forma de contenção ao Coronavírus

OAB requer ao Judiciário suspensão de prazos e audiências como forma de contenção ao Coronavírus

Em ofício assinado nesta manhã (17), pelo presidente da Seccional Rondônia, Elton Assis, a OAB/RO requereu ao Poder Judiciário providências acerca de

Escritórios trabalhistas conciliam produtividade com bem estar

Escritórios trabalhistas conciliam produtividade com bem estar

Uma Ferramenta que vem sendo cada vez mais utilizada por empresas e escritórios, à medida em que avançam os estudos, comprovando sua eficácia no comba

OAB protocola pedido para atualização do teto máximo da RPV paga pelo Estado de RO nas demandas judiciais

OAB protocola pedido para atualização do teto máximo da RPV paga pelo Estado de RO nas demandas judiciais

O teto máximo para pagamentos das Requisições de Pequeno Valor (RPV) das sentenças transitado em julgado quando o estado de Rondônia é réu, está lim

TRE-RO normatiza sustentação oral por videoconferência nas sessões de julgamento

TRE-RO normatiza sustentação oral por videoconferência nas sessões de julgamento

Foi aprovada na sessão plenária do último dia 11, a Resolução 9, que regulamenta a realização de sustentações orais por meio de videoconferência nas s