Quinta-feira, 24 de agosto de 2023 - 10h18

Com o objetivo de aprofundar a
discussão em torno da Lei Maria da Penha, da violência doméstica e em
consonância com a campanha do “Agosto Lilás”, a Comissão da Mulher Advogada e a
Comissão OAB vai à Escola se mobilizam para levar palestras sobre a violência
de gênero às instituições de ensino estaduais.
A iniciativa busca conscientizar os alunos sobre essa preocupante questão,
destacando os desafios presentes e as perspectivas de mudança cultural, bem
como as estratégias de prevenção à violência contra a mulher na sociedade. As
palestras foram realizadas nas escolas 4 de Janeiro e Mariana.
Na segunda-feira (14/08), os estudantes do ensino médio da Escola 4 de Janeiro
participaram de discussões relacionadas à justiça e aos direitos das mulheres.
O encontro abordou tópicos cruciais como a identificação de situações de
violência, os caminhos para buscar auxílio em casos de agressão e a importância
da campanha “Agosto Lilás”.
Vanessa Esber, presidente da Comissão da Mulher Advogada (CMA), ressaltou a
relevância deste debate aos jovens. “É nesta fase que eles iniciam
relacionamentos e é importante que compreendam os limites de uma relação
saudável”. Além disso, a presidente do CMA enfatizou a necessidade de ampliar o
entendimento sobre as leis de proteção à mulher, tornando-as não apenas
existentes, mas também compreendidas e respeitadas dentro da sociedade.
Dando continuidade a sequência de palestras educativas, na sexta-feira (18/08),
os adolescentes da Escola Mariana também receberam as comissões. Durante o
encontro, as palestrantes aprofundaram as análises sobre o comportamento
patriarcal, que tem gerado um aumento nos casos de feminicídio, principalmente
em Rondônia, que lidera o ranking, conforme relatado no 17º Anuário Brasileiro
de Segurança Pública.

A Presidente da Comissão OAB vai à Escola, Denise Torquato, destacou o papel fundamental da educação em desconstruir o machismo enraizado, sendo um fator histórico e social. Denise também reforçou a necessidade urgente de instruir os jovens acerca das legislações que respaldam as mulheres. “As iniciativas de combate à violência de gênero têm se ampliado, e precisa alcançar as diversas esferas sociais. Essas palestras não apenas forneceram informações cruciais sobre o tema, mas também promoveram uma conscientização profunda entre os jovens, possibilitando a serem agentes de mudança social e a adotarem uma perspectiva respeitosa e igualitária em suas relações e interações”, destacou.
O presidente da OABRO, Márcio Nogueira, enaltece os trabalhos das comissões e a relevância que reiteram o compromisso contínuo da advocacia contra a violência de gênero e a promoção de uma sociedade mais justa e inclusiva para todos. “A iniciativa da CMA e OAB vai à Escola desempenha um papel fundamental na promoção da igualdade de gênero e na conscientização sobre a imprescindibilidade das legislações que amparam as mulheres. Por meio destas ações, estamos contribuindo significativamente para a construção de uma sociedade verdadeiramente equitativa”, conclui Márcio Nogueira.
Quinta-feira, 25 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)
A Ordem dos Advogados do Brasil - Seccional Rondônia (OAB RO) realizou, nesta sexta-feira (19), uma audiência pública que integrou a Mobilização Nac

Renomado Advogado criminalista cogita abandonar a profissão em Rondônia
O cenário de insegurança no exercício da advocacia criminal atingiu um novo ápice no estado. O Dr. Chediak, um dos nomes mais expressivos do setor,

Jurista de Rondônia participa da XXV Marcha dos Gestores e Legislativos Municipais em Brasília
O advogado e jurista Juacy dos Santos Loura Júnior, de Rondônia, será um dos participantes e palestrantes da XXV Marcha dos Gestores e Legislativos

ALTUS 2025: evento de Advocacia Bancária Milionária chega a São Paulo
O mercado jurídico brasileiro se prepara para receber o ALTUS 2025 – Edição Advocacia de Milhões, uma imersão presencial de três dias que acontecerá
Quinta-feira, 25 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)