Porto Velho (RO) domingo, 26 de junho de 2022
×
Gente de Opinião

Justiça

Correição aponta a 6ª Vara do Trabalho de Porto Velho entre as 20 melhores do Brasil

De acordo com o Índice Nacional de Gestão do Desempenho da Justiça do Trabalho (IGest), a Vara figura na posição 18ª no geral e na 2ª entre as Unidades do Regional


Correição aponta a 6ª Vara do Trabalho de Porto Velho entre as 20 melhores do Brasil - Gente de Opinião

A Corregedoria Regional do Tribunal Regional do Trabalho da 14ª Região (RO/AC) encerrou a correição na 6ª Vara do Trabalho de Porto Velho (RO), na terça-feira (14/6). Entre os pontos em destaque está o desempenho da 6ª Vara do Trabalho no IGEST (Índice Nacional de Gestão do Desempenho da Justiça do Trabalho), atualizado até 31/3/2022, onde a unidade figura na 18ª posição geral e na 2ª entre as Unidades do Regional.

 

O IGest foi desenvolvido pela Corregedoria-Geral da Justiça do Trabalho com o objetivo de contribuir para o aprimoramento da gestão das Varas do Trabalho do país. O índice apresenta um referencial numérico que sintetiza dados relacionados a celeridade, produtividade, taxa de congestionamento, entre outros pontos, em relação à força de trabalho.

 

Durante a apresentação dos dados, a corregedora e presidente do TRT-14, desembargadora Maria Cesarineide de Souza Lima, destacou ainda o desempenho da 6ª VT quanto à produtividade (84,14%) e taxa de congestionamento (17,83%). “Em ambos os indicadores a Vara apresenta melhor desempenho que a mediana do Tribunal e Varas Similares”, registrou.

 

Cesarineide enfatizou o desempenho da unidade em relação aos prazos médios na fase de conhecimento. “Do ajuizamento da ação até a realização da 1ª audiência passou de 35,77 dias em 2020 para 27,80 dias no período correcionado. Da realização da 1ª audiência até o encerramento da instrução saiu de 31,79 dias em 2021 para 30,19 dias no período correcionado. Da conclusão até a prolação da sentença redução de 7,84 dias em 2021 para 6,57 dias no período correcionado”.

 

“Em relação à fase de execução, a 6ª VT apresentou excepcional crescimento quanto à produtividade na fase de execução de 2020 para 2021, saindo de um índice de 62,88% para 152,43% em 2021”, destacou Maria Cesarineide.

 

Referente aos prazos de secretaria, a unidade apresentou ótimos desempenhos quanto aos prazos para cumprimento de determinações (0,23 dias) e proferir despacho (1,78 dias).

 

A corregedora reforçou o desempenho e dedicação da unidade. “A 6ª VT está sempre entre as melhores varas do Brasil, demonstrando nossa razão de existir que é atender a sociedade com excelência e tornando a Justiça do Trabalho cada vez mais acessível, principalmente para os menos favorecidos. Mesmo com a pandemia, a Justiça Trabalhista se manteve lado a lado com o jurisdicionado”, ressaltou.

 

A juíza do Trabalho Cândida Xavier, titular da 6ª VT de Porto Velho, frisou que está há 35 anos atuando no TRT-14, sendo 18 deles como magistrada. “Essa experiência facilita no dia a dia de trabalho. Tudo que fazemos é em prol de oferecer um serviço humanizado, pois precisamos ter a compreensão com a vida. Dessa forma chegamos aos nossos resultados. Nosso foco são as pessoas, fazer o melhor pelo trabalhador e pelo empregador”, explicou. 

 

A juíza do Trabalho Substituta da 6ª VT, Maria Eliza Espindola, acrescentou que “a correição é uma análise importante que nos dá o direcionamento de onde estamos acertando e principalmente o que precisamos melhorar".

 

Eduardo Moraes, secretário da Corregedoria, afirmou que a unidade possui uma equipe consolidada e com uma dinâmica de trabalho integrada. “Além de avaliar os números, também pensamos no bem-estar do servidor. O clima da 6ª VT reflete no resultado com um desempenho excelente e muito bem colocado no ranking nacional”, concluiu. 

Mais Sobre Justiça

Decisão Liminar obtida pelo MPT determina a contratação de pessoas com deficiência em empresa de Porto Velho/RO

Decisão Liminar obtida pelo MPT determina a contratação de pessoas com deficiência em empresa de Porto Velho/RO

Na última quarta-feira (22/06), o Juízo da 4ª Vara de Porto Velho/RO, por meio da Juíza do Trabalho Titular Andrea Alexandra Barreto Ferreira, profe

Programa Justiça do Trabalho Presente é apresentado no Fórum Digital do distrito de Extrema

Programa Justiça do Trabalho Presente é apresentado no Fórum Digital do distrito de Extrema

Na última segunda-feira (20), o Programa Justiça do Trabalho Presente do Tribunal Regional do Trabalho da 14ª Região (RO/AC) foi um dos destaques ap

Justiça do Trabalho de RO e AC abre inscrições para seleção de estagiários

Justiça do Trabalho de RO e AC abre inscrições para seleção de estagiários

O Tribunal Regional do Trabalho da 14ª Região (RO/AC) lançou novo Edital de seleção pública para o seu Programa de Estágio. As inscrições podem ser