Sexta-feira, 24 de outubro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Justiça

Correição aponta a 6ª Vara do Trabalho de Porto Velho entre as 20 melhores do Brasil

De acordo com o Índice Nacional de Gestão do Desempenho da Justiça do Trabalho (IGest), a Vara figura na posição 18ª no geral e na 2ª entre as Unidades do Regional


Correição aponta a 6ª Vara do Trabalho de Porto Velho entre as 20 melhores do Brasil - Gente de Opinião

A Corregedoria Regional do Tribunal Regional do Trabalho da 14ª Região (RO/AC) encerrou a correição na 6ª Vara do Trabalho de Porto Velho (RO), na terça-feira (14/6). Entre os pontos em destaque está o desempenho da 6ª Vara do Trabalho no IGEST (Índice Nacional de Gestão do Desempenho da Justiça do Trabalho), atualizado até 31/3/2022, onde a unidade figura na 18ª posição geral e na 2ª entre as Unidades do Regional.

 

O IGest foi desenvolvido pela Corregedoria-Geral da Justiça do Trabalho com o objetivo de contribuir para o aprimoramento da gestão das Varas do Trabalho do país. O índice apresenta um referencial numérico que sintetiza dados relacionados a celeridade, produtividade, taxa de congestionamento, entre outros pontos, em relação à força de trabalho.

 

Durante a apresentação dos dados, a corregedora e presidente do TRT-14, desembargadora Maria Cesarineide de Souza Lima, destacou ainda o desempenho da 6ª VT quanto à produtividade (84,14%) e taxa de congestionamento (17,83%). “Em ambos os indicadores a Vara apresenta melhor desempenho que a mediana do Tribunal e Varas Similares”, registrou.

 

Cesarineide enfatizou o desempenho da unidade em relação aos prazos médios na fase de conhecimento. “Do ajuizamento da ação até a realização da 1ª audiência passou de 35,77 dias em 2020 para 27,80 dias no período correcionado. Da realização da 1ª audiência até o encerramento da instrução saiu de 31,79 dias em 2021 para 30,19 dias no período correcionado. Da conclusão até a prolação da sentença redução de 7,84 dias em 2021 para 6,57 dias no período correcionado”.

 

“Em relação à fase de execução, a 6ª VT apresentou excepcional crescimento quanto à produtividade na fase de execução de 2020 para 2021, saindo de um índice de 62,88% para 152,43% em 2021”, destacou Maria Cesarineide.

 

Referente aos prazos de secretaria, a unidade apresentou ótimos desempenhos quanto aos prazos para cumprimento de determinações (0,23 dias) e proferir despacho (1,78 dias).

 

A corregedora reforçou o desempenho e dedicação da unidade. “A 6ª VT está sempre entre as melhores varas do Brasil, demonstrando nossa razão de existir que é atender a sociedade com excelência e tornando a Justiça do Trabalho cada vez mais acessível, principalmente para os menos favorecidos. Mesmo com a pandemia, a Justiça Trabalhista se manteve lado a lado com o jurisdicionado”, ressaltou.

 

A juíza do Trabalho Cândida Xavier, titular da 6ª VT de Porto Velho, frisou que está há 35 anos atuando no TRT-14, sendo 18 deles como magistrada. “Essa experiência facilita no dia a dia de trabalho. Tudo que fazemos é em prol de oferecer um serviço humanizado, pois precisamos ter a compreensão com a vida. Dessa forma chegamos aos nossos resultados. Nosso foco são as pessoas, fazer o melhor pelo trabalhador e pelo empregador”, explicou. 

 

A juíza do Trabalho Substituta da 6ª VT, Maria Eliza Espindola, acrescentou que “a correição é uma análise importante que nos dá o direcionamento de onde estamos acertando e principalmente o que precisamos melhorar".

 

Eduardo Moraes, secretário da Corregedoria, afirmou que a unidade possui uma equipe consolidada e com uma dinâmica de trabalho integrada. “Além de avaliar os números, também pensamos no bem-estar do servidor. O clima da 6ª VT reflete no resultado com um desempenho excelente e muito bem colocado no ranking nacional”, concluiu. 

Gente de OpiniãoSexta-feira, 24 de outubro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

MP move ação com pedido de liminar para reativação imediata de ala de UTI no Hospital Regional de Cacoal

MP move ação com pedido de liminar para reativação imediata de ala de UTI no Hospital Regional de Cacoal

O Ministério Público de Rondônia (MPRO) ingressou com uma ação civil pública, com pedido de liminar, para que o Estado de Rondônia reative imediatam

Ministério Público de Rondônia e parceiros alinham estratégias para a 12ª edição do projeto MP Itinerante

Ministério Público de Rondônia e parceiros alinham estratégias para a 12ª edição do projeto MP Itinerante

O Ministério Público de Rondônia (MPRO) realizou, nesta terça-feira (21/10), reuniões preparatórias das atividades a serem realizadas na 12ª edição

MPF apura suposta recusa de médicos do SUS em emitir atestado para Passe Livre de pessoas com deficiência em Rondônia

MPF apura suposta recusa de médicos do SUS em emitir atestado para Passe Livre de pessoas com deficiência em Rondônia

O Ministério Público Federal (MPF) instaurou procedimento preparatório para apurar a suposta recusa de médicos vinculados ao Sistema Único de Saúde

MPF cobra regularização de terminais portuários de grãos no Rio Madeira, em Porto Velho (RO)

MPF cobra regularização de terminais portuários de grãos no Rio Madeira, em Porto Velho (RO)

O Ministério Público Federal (MPF) expediu recomendação para que duas empresas e a Secretaria de Estado do Desenvolvimento Ambiental (Sedam/RO) regu

Gente de Opinião Sexta-feira, 24 de outubro de 2025 | Porto Velho (RO)