Sábado, 31 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Opinião

VISÃO PANORÂMICA : QUANTO MAIS CEDO MELHOR!


            Mais uma vez vemos na mídia nacional, um pai de família desesperado por não saber o caminho mais sábio para seguir, no que se refere a apoiar ou não o filho, que agora adulto, se enveredou pelo caminho do mal e após ser preso, tem a certeza da benevolência e até da cumplicidade dos pais.
            Talvez o que eu venha falar aqui, soe como antiquado e fora de moda e que possa até magoar alguém, mais a solução para os problemas da delinqüência juvenil está no tempo. Aí você me pergunta:- Como assim?  E eu te respondo: - Já é demasiado tarde o tempo em que este jovem deveria ter sido corrigido e não teve a devida admoestação. Ora meus amigos, vocês que já passaram dos trinta anos de idade, sabem o quanto foi rígida a criação da época de sua meninice, no entanto o percentual de jovens que penderam para o lado negro da vida é infinitamente menor que os de hoje. Eu na verdade não sei te falar o que levou nossa sociedade para este estado de direito, em que os pais não têm a permissão para corrigir seus pimpolhos, com a devida firmeza que cada caso requer. Esta sociedade que te julga incompetente na hora que teu filho é pego cometendo um ilícito, também é a mesma que lhe impõe uma série de restrições no momento em que você decide educar seu filho, quando ainda imberbe e desprovido de juízo. Desculpem-me aqueles que acreditam que somente a psicologia aplicada na educação infantil, irá conseguir transformar as crianças de hoje em adultos de bem amanhã, porém essa teoria para mim e despropositada e absurda. Eu digo isto não como um especialista em educação infantil ou similar, mas como um filho que foi criado debaixo de uma educação rígida e que vi durante toda minha vida os efeitos benéficos desta educação e também como um pai de três filhos, que luta para manter um pouco desta tradição na hora de ensiná-los.
            Que fique bem claro que eu não estou aqui reivindicando o título de Talibã da educação, pregando a apologia à violência contra as crianças. Muito pelo contrário, estou tentando falar que o amor dos pais para com os filhos, não se traduz em frouxidão e benevolência no momento em que se faz necessário o corretivo disciplinar. O pai que vê o filho errar e não o corrige, para mim, ele não o ama. Isso mesmo pode até parecer forte as minhas palavras, mais é assim que eu penso. Com estas atitudes, os pais vão criando filhos sem limites, que imaginam serem os donos do mundo e que não devem satisfação a ninguém, e faça o que fizerem, sempre irão ter o apoio irrestrito dos pais.
             Enfim, mais uma vez eu referencio a sabedoria popular, e quando minha avó dizia que: “É de pequenino que se torce o pepino”, esta é a mais pura verdade. Temos que mudar o nosso conceito de correção e disciplina e valorizarmos o que deu certo no passado e discutirmos a mudança de paradigma na nossa educação infanto-juvenil hoje e com a ajuda de Deus, mudarmos a sociedade de amanhã.

Um grande abraço e até a próxima oportunidade.             
MÁXIMO NOBRE nobreseis@hotmail.com 

Gente de OpiniãoSábado, 31 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Mesmo com a redução de repasse, Câmara Municipal segue inchando a folha de pagamento com nomeações

Mesmo com a redução de repasse, Câmara Municipal segue inchando a folha de pagamento com nomeações

A Câmara Municipal de Porto Velho diz que não tem dinheiro para pagar direitos de servidores que se aposentaram há três, quatro anos ou mais, mas, e

A magia do período eleitoral

A magia do período eleitoral

É comum, em período eleitoral, políticos e candidatos encontrarem soluções milagrosas para os inúmeros problemas que angustiam a população. Por exem

A polarização é um câncer

A polarização é um câncer

O jornalista Diogo Mainardi disse certa vez que “no Brasil não tem partido de direita, de esquerda, de nada. Tem um bando de salafrários que se reún

Presidenciais em alta tensão:  análise do cenário político

Presidenciais em alta tensão: análise do cenário político

Esquerda defensora do poder adquirido e Direita divididaA candidatura presidencial de André Ventura, pelo partido CHEGA, coloca em evidência quest

Gente de Opinião Sábado, 31 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)