Quinta-feira, 25 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Opinião

Uma CPI para investigar a CPI


Uma CPI para investigar a CPI - Gente de Opinião

Houve uma época em que CPI era sinônimo da busca da verdade, da correção de rumos. De uns tempos para cá, porém, algumas CPI’s viraram instrumentos de barganha, de pressão política. Ninguém quer saber de investigar coisa nenhuma. O que muitos políticos querem é aparecer na mídia. Alguns até arrumam o penteado quando percebem que estão sendo filmados. A finalidade é tão-somente tumultuar o curso natural dos acontecimentos, colocar mais lenha na fogueira para, destarte, colher as melhores castanhas no braseiro.  

Observe-se, por exemplo, a CPI da Pandemia. Alguém, em sã consciência, acredita mesmo que o senador Renan Calheira, relator da Comissão, está preocupado com os quase quinhentos mil brasileiros que perderam suas vidas para o covid-19? Evidente que não. Político da estirpe de Calheiro só se preocupe com seus mesquinhos e inconfessáveis interesses.

Só mesmo quem tem no lugar dos miolos aquilo que as moscas adoram pode acreditar que ele quer justiçar alguém pela prática de eventual crime. Logo Renan, que responde a dezessete processos no Supremo Tribunal Federal (STF). Danem-se os interesses da população. No fundo, o que importa para essa gente é a manutenção de velhos e surrados arranjos políticos.

Na cartilha política de Renan não existe a palavra ideologia, mas, sim, pragmatismo. Ele é o tipo do político que migra para a oposição quando a administração cai em desgraça. E faz isso não é de hoje. Começou em 1990, quando foi líder do governo Fernando Collor de Mello na Câmara dos Deputados. Renan foi um dos artífices da candidatura de Collor à presidência da República e o primeiro abandonar o barco colorido quando ele começou a afundar. No caso de Renan, aplica-se a máxima segunda a qual “macaco velho não trepa em galho seco”. Tantos são os absurdos protagonizados pela CPI da Pandemia, que já tem gente sugerido a criação de uma CPI para investigar a CPI. 

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 25 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Havaianas deram tiro no pé

Havaianas deram tiro no pé

O recente comercial das sandálias Havaianas, protagonizado pela atriz esquerdista da cabeça aos pés, Fernanda Torres, foi uma das notícias de maior

Aposentado não é lixo

Aposentado não é lixo

Aposentado não é lixo, mas, no Brasil de hoje, é tratado como se fosse, principalmente por políticos que só se lembram do povo em período eleitoral.

A enganação continua no ar

A enganação continua no ar

As campanhas eleitorais já começaram. Começaram e continuarão como sempre começam e continuam. De repente, num passe de mágica, políticos cuja históri

Entre a soberania islâmica e a soberania constitucional

Entre a soberania islâmica e a soberania constitucional

Como o globalismo liberal e as migrações transnacionais desafiam o modelo constitucional do Estado-nação.... As vagas migratórias contemporâneas dif

Gente de Opinião Quinta-feira, 25 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)