Segunda-feira, 8 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Opinião

Quanta maldade, Ipam!


Valdemir Caldas - Gente de Opinião
Valdemir Caldas

Em 2020, por vontade própria do então presidente Edwilson Negreiros, a Câmara Municipal de Porto Velho suspendeu o pagamento do Adicional por Tempo de Serviço (Quinquênio) aos seus servidores, contrariando a Lei Complementar nº. 581, de 15 de 30 de novembro de 2015, que assegura ao funcionalismo o direito de perceber o acréscimo salarial. Estranhamente, depois que vários servidores se aposentaram, a Câmara retornou o Quinquênio nos moldes da citada Lei. 

Na época, a notícia da suspensão caiu como uma bomba no colo da categoria. A revolta foi geral, principalmente entre aqueles que completariam o período aquisitivo para receber o benefício em 2020. O Quinquênio é um abono pecuniário incorporado à remuneração do servidor, após cinco anos de efetivo exercício no serviço público, no valor de dez por cento sobre o vencimento. Em alguns poderes, o índice é de 5%. 

Infelizmente, servidores se aposentaram sem receber o quinquênio. Mas uma intrépida aposentada, porém, não desistiu de lutar. Bateu às portas da Justiça para exigir a aplicação da Lei e Deus, O justo, lhe concedeu a vitória, abrindo, assim, caminho para que outros colegas em situação análoga fizessem o mesmo. A decisão manda o Ipam incluir no contracheque da aposentada o valor de dez por cento, a título de vantagem pessoal, relativo ao período de 2015 a 2020, contudo, há mais de um ano, segundo ela, o Instituto vem empurrando o caso com a barriga. 

Se isso é verdade, o Ipam estaria apenas reproduzindo a mesma maldade praticada pela Câmara Municipal de Porto Velho contra aqueles que dedicaram longos anos de suas vidas àquela Casa.  O prefeito Léo Moraes foi vereador da Câmara Municipal. Conviveu com vários servidores, hoje, aposentados, muitos dos quais beneficiados pela administração do seu pai (já falecido), Paulo Moraes, quando presidiu o poder legislativo. Não sei se ele tem conhecimento do que está acontecendo. Acredito que não. Caso contrário, já teria tomado alguma providência para resolver o problema. Em todo caso, fica o apelo.

Gente de OpiniãoSegunda-feira, 8 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Saúde estadual – a tragédia anunciada

Saúde estadual – a tragédia anunciada

A crise que se instalou no sistema de saúde de Rondônia é mais antiga do que o Código de Hamurabi. Lembro-me que, em outubro de 1994, matéria do ext

Alemanha perde para Portugal a corrida ao Conselho de Segurança da ONU

Alemanha perde para Portugal a corrida ao Conselho de Segurança da ONU

Parabéns a Portugal e a Paulo Rangel pelo sucesso da eleiçãoPortugal conseguiu um lugar como membro não-permanente do Conselho de Segurança da ONU

Cai N’Água: Uma História de Amor Não Correspondido

Cai N’Água: Uma História de Amor Não Correspondido

O Cai N’Água continua sendo cantado pela boemia como se fosse um altar romântico da vida ribeirinha. Mas basta chegar perto para perceber que o enca

A cantilena demagógica da transposição

A cantilena demagógica da transposição

Não sei você, mas eu não suporto mais ouvir essa conversa mole de transposição de servidores do ex-Território de Rondônia para os quadros da União.

Gente de Opinião Segunda-feira, 8 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)