Quinta-feira, 25 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Opinião

Professora da Porto/FGV avança na disputa por viagem a Marte


 Professora da Porto/FGV avança na disputa por viagem a Marte - Gente de Opinião

Sandra Maria Feliciano é professora dos cursos de Administração e Sistemas de Informação da Faculdade Porto/FGV, em Porto Velho, e se candidatou para fazer parte do projeto Mars One - Human Settlement of Mars, que enviará pessoas a Marte, o planeta do sistema solar com condições mais próximas as da Terra. Clique AQUI e assista entrevista da Profª Sandra no Tempo Real.

A candidata à astronauta acaba de concluir a terceira etapa do processo de seleção dos viajantes. Dentre 1.058 pré-selecionados ela figura entre 705 que receberam o e-mail de confirmação da entrevista com o comitê de seleção da Mars One, que visa conhecimento, inteligência, capacidade de adaptação e personalidade dos inscritos. “Será nos próximos meses, ainda sem data confirmada”, avisa Sandra.

Ela não sabe de que modo a entrevista será conduzida. “Nessa fase foram realizados os exames médicos e para a próxima etapa não sei o que vai acontecer, eles dizem para nos prepararmos para o inesperado. Vou continuar os meus estudos. Tenho convicção que possuo alta capacidade de adaptação, muita iniciativa, empenho para aprender e já realizei muita coisa na vida, que pode demonstrar o meu perfil”, conclui.

Assista reportagem da repórter Antônia Lima/TV Candelária, canal 11

Sobre a viagem

Ainda existem duas etapas a serem concluídas. Na quinta parte serão selecionadas 40 pessoas e treinadas pelo período de oito anos. Ao final, dezcasais serão formados e enviados para Marte.

A viagem acontece em períodos. Em 2016 serão enviados o satélite de comunicação e rovers para fazer a exploração do local onde se instala a colônia. Entre 2018 e 2020 serão enviados os diversos módulos contendo alimentação, água, oxigênio, painéis fotovoltáicos e o resto do equipamento. Os rovers irão montar parte dessas estruturas. Em 2022 sairão os casulos, que serão também os habitats, com aproximadamente 52m² para cada casal. O módulo contém quarto, sala, banheiro, aérea de hidroponia, higiene. Ao pousar no planeta vermelho esses módulos serão enterrados para impedir a incidência de radiação dentro dos habitats. Os módulos já estão sendo testados na Terra, informa Sandra.

Professora da Porto/FGV avança na disputa por viagem a Marte - Gente de Opinião

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 25 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Lula quer criar um serviço de tele reclamação

Lula quer criar um serviço de tele reclamação

O presidente Lula saiu-se com mais uma das suas bizarrices. Agora, ele quer criar um serviço de tele reclamação, um canal de comunicação entre o gove

Por que somos tão desiguais?

Por que somos tão desiguais?

O Brasil possui um dos maiores níveis de concentração de renda. Quem garante isso não sou eu, mas os organismos especializados na avaliação da distr

A polícia não pode resolver tudo sozinha

A polícia não pode resolver tudo sozinha

Quando o assunto é segurança pública, logo aparecem alguns apressadinhos atribuindo às instituições policiais a responsabilidade pelo atual estado d

Ideologia dominante

Ideologia dominante

A ideologia dominante que massacra o Brasil

Gente de Opinião Quinta-feira, 25 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)