Segunda-feira, 16 de junho de 2014 - 09h01
Amazônia e Portugal. No dia 19 de junho, a ponte que mais uma vez irá unir essas distâncias é o cinema. Pelo quinto ano consecutivo, o país lusitano recebe o Festcineamazônia Itinerante, numa programação que extrapola o audiovisual.
Esse ano o local escolhido é a histórica cidade de Évora. Serão exibidos filmes cujas produções giram em torno da problemática ambiental do planeta, mas de forma ampla, utilizando a cultura como referencial e alternativa.
“A ideia é sempre aproximar os países de língua portuguesa através do cinema”, diz Jurandir Costa, um dos coordenadores do Festcineamazônia Itinerante.
Uma das novidades dessa edição é a exibição, em primeira mão, do trailer do filme ‘Foi um rio que me trouxe’, que narra a experiência do escritor português José Luis Peixoto acompanhando o Festcineamazonia Itinerante na Amazônia. Em agosto de 2013, o escritor se uniu à equipe do Festcineamazonia e percorreu comunidades ribeirinhas de Rondônia e Bolívia, fazendo leituras de poemas e conversando com estudantes de todas as escolas dos lugarejos. O filme é dirigido por Ricardo de Almeida.
Mas há muito tempo o Festcineamazônia deixou de ser apenas voltado à chamada sétima arte. É um espaço aberto a todas as manifestações culturais possíveis. Por isso, na atual edição portuguesa, também ocorrerão apresentações musicais e teatro de bonecos, reunidos em um só espetáculo.
“A ideia é que um músico e um marionetista deem vida a duas mãos cheias de bonecos e contem as suas histórias. Histórias sem palavras, ao som da viola campaniça”, diz Fernanda Kopanakis. Viola campaniça é a maior das violas portuguesas, com cinco cordas duplas.
O espetáculo unirá Trulé Manuel Dias, o marionetista, construtor e investigador em formas animadas. O parceiro dele é Tó Zé, que atua na composição e música original, com a viola campaniça
O encontro de culturas será no Auditório Soror Mariana, em Évora, na quinta-feira, 19 de junho, com entrada livre a partir das 21h30, horário local português.
O Festcineamazônia tem o patrocínio do BNDES, Governo Federal através da Lei Rouanet, Ministério da Cultura, Secretaria do Audiovisual, apoio cultural do Iphan, Direcção Regional de Cultura do Alentejo, ICA - Instituto do Cinema e Audiovisual, Universidade de Évora e Câmara Municipal de Évora.
Parceiros de Mídia Rádio Parecis FM e Canal Brasil,
O Festcineamazônia é membro do Green Film Network e Fórum dos Festivais.
Fonte: Eduardo Jorge Kopanakis
Das Verdades que nos governam à Verdade em que vivemos: Entre Sombras e Luz Vivemos rodeados de verdades. Umas são-nos impostas, outras somos nós qu
Era para ser apenas mais uma reunião secreta como muitas já realizadas entre vereadores da Câmara Municipal de Porto Velho se alguém não tivesse gra
A violência na Síria na perspectiva dos EUA e UE
Intervenções, Interesses e Direito InternacionalO recente ataque de Israel a Damasco, justificado como uma ação para "proteger a minoria drusa", r
A política do “é dando que se recebe”
Ouvi, atentamente, os áudios de uma reunião fechada que aconteceu na Câmara Municipal de Porto Velho entre vereadores e um representante do prefeito