Sexta-feira, 29 de março de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Opinião

Para ser conselheiro do Tribunal de Contas de Rondônia


Para ser conselheiro do Tribunal de Contas de Rondônia - Gente de Opinião

Seguindo orientação constitucional, o governador de Rondônia,  Cel. Marcos Rocha,  enviou à apreciação da Assembleia Legislativa o nome de sua preferência para ocupar uma vaga no Tribunal de Contas do Estado,  mas o Poder Legislativo,  em decisão considerada inédita, o rejeitou, sem, contudo,  apresentar justificativas plausíveis e coerentes que fundamentassem sua conduta.

Afinal, o que é preciso para ser conselheiro do Tribunal de Contas de Rondônia? De acordo com a Lei, o indicado precisa possuir idoneidade moral e reputação ilibada,  notório conhecimento jurídico, contábil, econômico ou de administração,  entre outros requisitos.

Até onde se sabe, o cidadão escolhido pelo governador reúne essas e outras qualidades. Então,  por que diabos a ALE-RO rifou seu nome? A sociedade espera uma resposta de seus representantes naquela Casa. E não adianta vir com desculpas esfarrapadas do tipo “não pertencia a esse ou aquele grupo”, ou, ainda, “não tinha trânsito livre no meio político”, entre outras baboseiras, que só convencem os néscios e bajuladores de plantão. 

Todo mundo sabe que o cargo é político, não precisa que ninguém diga isso, mas o escolhido precisa reunir as condições exigidas para o exercício da função. Isso é indispensável. Agora imagine o desastre que seria um neófito examinando os gastos do governo e da Assembleia, até porque essa é uma das atribuições do conselheiro.

Gente de OpiniãoSexta-feira, 29 de março de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Por que os políticos não gostam do bairro JK-I?

Por que os políticos não gostam do bairro JK-I?

Cheguei à conclusão de que os políticos, sem exceção, não gostam mesmo do bairro JK-I. Prova disso pode ser observado no péssimo serviço de abasteci

O governador Marcos Rocha deveria pegar algumas aulas com o governador Ronaldo Caiado sobre segurança pública

O governador Marcos Rocha deveria pegar algumas aulas com o governador Ronaldo Caiado sobre segurança pública

Quando o assunto é segurança pública, o rondoniense não tem do que se orgulhar, exceto do esforço, da coragem e dedicação da maioria dos policiais.

União Europeia no mau caminho ao quer igualar lei e moral

União Europeia no mau caminho ao quer igualar lei e moral

Vingança não pode tornar-se em Fundamento quer da Lei quer da Ética Ursula von der Leyen quer empregar os lucros do investimento provenientes de a

As eleições de outubro e os políticos sinecuristas

As eleições de outubro e os políticos sinecuristas

Pouco menos de oito meses nos separam das eleições para a escolha do prefeito, do vice-prefeito e dos vinte e três vereadores que vão compor a Câmar

Gente de Opinião Sexta-feira, 29 de março de 2024 | Porto Velho (RO)