Quinta-feira, 30 de maio de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Opinião

OPINIÃO: VOTO É INEGOCIÁVEL


Mais uma vez estamos em ano de eleição. Já está deflagrado o processo democrático e legitimo para escolher através do voto àqueles que irão nos representar – desta feita – os vereadores que comporão o Poder Legislativo e o prefeito que chefiará o Poder Executivo Municipal.

A cada eleição a Justiça Eleitoral e outros organismos (OAB e Igrejas, por exemplo) promovem campanhas publicitárias alertando o eleitorado para a importância de exercer com responsabilidade a sua cidadania, votando em candidatos (as) capazes de representar a sociedade com eficiência e respeito.

Infelizmente o que se tem visto é o crescimento assustador do número de candidatos que se elegem a custas de campanhas milionárias. Sujeitos que não demonstram ter nenhuma afinidade com os anseios mais visíveis do povo.

Candidatos que usam e abusam do poder político e econômico revestem de legalidade o que é veementemente proibido pela legislação eleitoral. A Justiça por sua vez – na maioria dos casos – só se manifesta se for provocada e não é qualquer cidadão que se encoraja a denunciar os negociadores de mandatos.

O Partido Trabalhista Brasileiro combaterá veementemente a comercialização de votos em Ji-Paraná nas eleições que se aproximam. Na medida em que for permitido o PTB vai trabalhar para coibir a manipulação eleitoral daqueles que procuram conseguir votos fazendo promessas de bens materiais, dinheiro, emprego, assessorias etc.

Candidato e eleitor que compra e vende o voto não tem respeito pêlo município e seu povo. Não se importa com a miséria, com a falta de medicamentos nos postos de saúde, com o abandono de crianças, idosos e moradores de rua. Quem negocia voto não se incomoda e nem tem moral para cobrar asfalto nas ruas, saneamento básico, estradas bem conservadas, creches e hospital publico de boa qualidade.

O Voto é inegociável e quem assim não procede além de praticar os crimes previstos em Lei, comete pecado contra Deus e contra o povo. Que em 2008 os eleitores escolham seus candidatos considerando a competência e compromisso dele com a comunidade, com as causas sociais e que o voto seja uma arma na busca por uma sociedade justa e fraterna.


Até breve,

Fonte: Leudo Buriti, advogado e presidente do Diretório do PTB/Ji-Paraná – Ro.
 

 

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 30 de maio de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Sangue novo, vampiros e cuequeiro

Sangue novo, vampiros e cuequeiro

As eleições para a Câmara de Vereadores de Porto Velho se têm caracterizado, de tempos a este, pela presença de políticos bastantes conhecidos da po

Prometer e não cumprir é o esporte preferido de muitos políticos

Prometer e não cumprir é o esporte preferido de muitos políticos

Por mais que nos esforcemos para acreditar no que dizem alguns políticos, não adianta, com o tempo, eles próprios se encarregam de nos lembrar que f

Entre a ilusão e a realidade, brilha a verdadeira vida

Entre a ilusão e a realidade, brilha a verdadeira vida

Era uma vez uma mulher chamada Maria que passava grande parte da sua vida entre o adormecer e o acordar. Nos seus sonhos, Maria encontrava mundos

Eita, que cara sortudo esse Zé Dirceu!

Eita, que cara sortudo esse Zé Dirceu!

A persistência é uma das qualidades que eu mais admiro no ser humano. Tem gente que não desiste de jeito nenhum de lutar por seus ideiais, ainda que

Gente de Opinião Quinta-feira, 30 de maio de 2024 | Porto Velho (RO)