Sexta-feira, 5 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Opinião

OPINIÃO: VOTO É INEGOCIÁVEL


Mais uma vez estamos em ano de eleição. Já está deflagrado o processo democrático e legitimo para escolher através do voto àqueles que irão nos representar – desta feita – os vereadores que comporão o Poder Legislativo e o prefeito que chefiará o Poder Executivo Municipal.

A cada eleição a Justiça Eleitoral e outros organismos (OAB e Igrejas, por exemplo) promovem campanhas publicitárias alertando o eleitorado para a importância de exercer com responsabilidade a sua cidadania, votando em candidatos (as) capazes de representar a sociedade com eficiência e respeito.

Infelizmente o que se tem visto é o crescimento assustador do número de candidatos que se elegem a custas de campanhas milionárias. Sujeitos que não demonstram ter nenhuma afinidade com os anseios mais visíveis do povo.

Candidatos que usam e abusam do poder político e econômico revestem de legalidade o que é veementemente proibido pela legislação eleitoral. A Justiça por sua vez – na maioria dos casos – só se manifesta se for provocada e não é qualquer cidadão que se encoraja a denunciar os negociadores de mandatos.

O Partido Trabalhista Brasileiro combaterá veementemente a comercialização de votos em Ji-Paraná nas eleições que se aproximam. Na medida em que for permitido o PTB vai trabalhar para coibir a manipulação eleitoral daqueles que procuram conseguir votos fazendo promessas de bens materiais, dinheiro, emprego, assessorias etc.

Candidato e eleitor que compra e vende o voto não tem respeito pêlo município e seu povo. Não se importa com a miséria, com a falta de medicamentos nos postos de saúde, com o abandono de crianças, idosos e moradores de rua. Quem negocia voto não se incomoda e nem tem moral para cobrar asfalto nas ruas, saneamento básico, estradas bem conservadas, creches e hospital publico de boa qualidade.

O Voto é inegociável e quem assim não procede além de praticar os crimes previstos em Lei, comete pecado contra Deus e contra o povo. Que em 2008 os eleitores escolham seus candidatos considerando a competência e compromisso dele com a comunidade, com as causas sociais e que o voto seja uma arma na busca por uma sociedade justa e fraterna.


Até breve,

Fonte: Leudo Buriti, advogado e presidente do Diretório do PTB/Ji-Paraná – Ro.
 

 

Gente de OpiniãoSexta-feira, 5 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

A política do tempo dos coronéis

A política do tempo dos coronéis

Tem gente que acha que basta o presidente da República, o governador ou o prefeito escolher seu sucessor e todo mundo vai votar no seu candidato. Is

Desrespeito a Porto Velho

Desrespeito a Porto Velho

Não tem prefeito que dê conta de resolver os problemas da cidade que administra se os habitantes não colaborarem.  Não se pode negar que Léo Moraes es

Os títulos podres do Master

Os títulos podres do Master

O Banco Master, do senhor Daniel Vorcaro, está no centro de uma crise financeira. Tudo indica que houve gestão fraudulenta. O Master oferecia taxas

Transporte Público Gratuito: 78 bilhões no colo do setor produtivo

Transporte Público Gratuito: 78 bilhões no colo do setor produtivo

O Governo não para de criar propostas mirabolantes para agradar o eleitorado com políticas assistencialista e prepara, mas uma festa. O “bolo”, poré

Gente de Opinião Sexta-feira, 5 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)