Terça-feira, 28 de novembro de 2023 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Opinião

Opinião: Seduc tem mais CDS que a SEE de São Paulo



Por Prof. Victória Bacon

Com uma população de aproximadamente 42 milhões de habitantes, sendo 9,5 milhões de alunos a Secretaria de Educação de São Paulo possui 425 cargos em comissão espalhados pela sede da secretaria, localizada na Praça da República, na capital paulista. O que mais me chamou a atenção foi a comparação com o Estado do qual resido e tento viver atualmente, Rondônia. Aqui, os cargos em comissão chamados CDS se espalham a um total de 453 só na sede da SEDUC em Porto Velho. A população de Rondônia é de aproximadamente 1 milhão e 600 mil pessoal, destes, 394 mil são alunos. Se formos comparar com a gigante paulista, o número de alunos de Rondônia chega a ser insignificante. Só a quantidade de alunos matriculados na rede paulista, equivale a população dos estados do Acre, Rondônia, Rondônia, Roraima, Amazonas e Pará juntos. Então, qual a necessidade de se ter tantos cargos em comissão para um estado numericamente insignificante em termos numéricos da população educacional?

Complicada resposta que prefiro deixar oculta e esperar que o novo governo um dia responda.

Só de assessores a SEDUC de Rondônia possui 44 cargos, enquanto SEE (Secretaria de Estado de Educação) de São Paulo este número chega a 22 pessoas. Em estados como Paraná, São Paulo, Pernambuco e até mesmo nossos vizinhos Acre e Amazonas os cargos de assessores devem ser ocupados por cidadãos que tenham conhecimento de educação e sistema de ensino, ter cursado licenciatura e pertencente aos quadros da educação em nível de docência. Aqui em Rondônia a situação chega a ser tão bizarra que um cidadão que é engenheiro civil foi convocado e nomeado para ser assessor especial da educação rondoniense e há casos mais esquisitos como pessoas com ensino médio sendo assessor educacional. Bem, nem Freud explicaria.

O que me entristece são os bons profissionais que são deixados para trás por conveniências políticas e acordos catastróficos destes partidos vendidos. Então, qual a necessidade de se ter tantos cargos em comissão na SEDUC de Rondônia?

Não creio que seja este o caminho para a mudança. Uma amiga que é professora me informou que a SEDUC está numa desorganização total. Faltam professores em centenas de escolas, emergenciais formados em uma área lecionando outra, diretores aloprados sem entender para que veio a  “ NOVA SEDUC” enfim o sistema continua podre e desgastado e nem mesmo o SINTERO dá-se conta deste arrombo na estrutura da SEDUC.

Será que para tocar um Estado como Rondônia, com a quinta menor população do país em habitantes e a quarta em alunos é necessário tantos cargos?

Até quando teremos que engolir o mito de que nossa Rondônia, em especial nossa SEDUC, é curral de apadrinhados políticos, pessoas que sequer sabem o que é uma LDB?.

Será que cortando à pele estes cargos não poderia se pagar melhor um professor, um técnico educacional, um merendeiro, um zelador, enfim pessoas que labutam e convivem com a realidade nua e crua deste sistema que está falindo e parece que as autoridades constituídas pelo voto na esperança de dias melhoras nãos e dão conta!

Na próxima semana, publicarei um importante alerta às autoridades deste Estado: Rondônia foi o que menos colocou (proporcinalmente) alunos da Rede Pública no SISU. E agora Elarrat?

Contato: [email protected]

Gente de OpiniãoTerça-feira, 28 de novembro de 2023 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Jurado na Câmara?

Jurado na Câmara?

Existem duas categorias de agentes políticos. Os primeiros, por serem pequenos, não conseguem enxergar além da ponta do próprio umbigo; outros, que

Salve o dia 17 de novembro - parabéns para mim, 73 anos

Salve o dia 17 de novembro - parabéns para mim, 73 anos

“E conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará”. João 832 No dia 17 de novembro de 1950, nasceu na pacata cidade de Paratinga-BA, (Capital Baiana

Arriscando um palpite

Arriscando um palpite

Dias atrás, eu disse que ainda é muito cedo para falar a respeito da composição da Câmara Municipal de Porto Velho para a próxima legislatura, que c

Gente de Opinião Terça-feira, 28 de novembro de 2023 | Porto Velho (RO)