Sábado, 29 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Opinião

Opinião: Os 'vilões dos salários'


*Faustino Vicente

No mundo empresarial existem estratégicas continuadas sobre um item que responde pelo nome de custos. Eles são classificados em custo fixo (direto) e custo variável (indireto). No primeiro caso vamos encontrar aquelas despesas que, independentemente de qualquer real faturado, elas terão que ser pagas. A taxa de condomínio, que um lojista paga para a administração de um shopping center, é exemplo.

Os custos variáveis estão ligados às áreas operacionais – fabricação de produtos e prestação de serviços. No caso de aquisições e fusões de empresas, os funcionários das áreas administrativas são os mais cotados a perder o emprego, pois não haverá dois diretores nacionais de vendas, por exemplo, na nova organização.

Assim como ocorre nas empresas, também as famílias têm os dois tipos de custos, sendo o famigerado custo fixo o vilão dos orçamentos domésticos. Entre eles destacamos: as contas de energia elétrica, gás de cozinha, água, condomínio, de quem reside em apartamento, despesas com transporte, plano de saúde, alimentos, entre outras. A Internet, TV a cabo e, esse irresistível celular, são as mais recentes despesas mensais. Ah! Muitas famílias têm os famigerados carnês...em 10 “suaves” prestações – “sem juros”.

Embora várias dessas despesas venham de longe, o que ocorreu é que, nas últimas décadas, o aumento delas foi muito superior a elevação do salário real, da grande maioria das pessoas. Outro fator, que tem minado o orçamento familiar, é a elevadíssima carga tributária brasileira, embora os serviços públicos, exceção feita às “ilhas de excelência”, deixem em muito a desejar. Os noticiários sobre educação e saúde, ratificam nossa afirmação.

Reduzir o custo fixo familiar não é apenas saudável para de cada um de nós, mas também para os recursos naturais do nosso planeta.

Os custos fixos, sejam eles familiares ou empresariais, nos lembram unhas – cortamos, cortamos...cortamos e elas insistem em crescer,crescer...crescer. Ah! Casos de corrupção e de incompetência em gestão pública, são os vilões mais cruéis da massa trabalhadora.

Gente de OpiniãoSábado, 29 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Quem será o novo pateta?

Quem será o novo pateta?

          “Acabou, porra!”. É desse mesmo jeito que diria Jair Messias Bolsonaro sobre a sua atual situação. O ex-presidente do Brasil foi julgado p

Não está fácil agendar uma consulta pelo Ipam

Não está fácil agendar uma consulta pelo Ipam

Se você é filiado à assistência médica do Ipam e precisa agendar uma consulta com um oftalmologista recomendo, desde já, munir-se de muita paciência

A “Rachadinha de Natal”

A “Rachadinha de Natal”

A rachadinha é uma das modalidades de corrupção mais presentes no submundo da política brasileira. Aqui e acolá estoura uma denúncia envolvendo o de

A Volta das Maritacas políticas do Centro-Oeste: um Alerta para a Política do Distrito Federal

A Volta das Maritacas políticas do Centro-Oeste: um Alerta para a Política do Distrito Federal

A esperteza dos falsos políticos do Distrito Federal é notória e preocupante. Essas maritacas parecem ter esquecido, ou preferem esquecer, das dezen

Gente de Opinião Sábado, 29 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)