Sábado, 20 de novembro de 2010 - 12h20
Nesta data de 20 de novembro, é comemorado o dia Nacional da Consciência Negra, em homenagem a Zumbi dos Palmares. Ele é considerado um ícone da resistência contra a opressão imposta aos negros escravizados no Brasil, símbolo de luta contra a injustiça a que era submetido o negro na senzala.
Zumbi teve um papel histórico importantíssimo em defesa dos direitos e da liberdade dos escravos. Lutou incansavelmente à frente do Quilombo dos Palmares em Alagoas, resistindo a todo tipo de ofensiva feita pela coroa portuguesa com o objetivo de esmagar o movimento de resistência negra. Palmares resistiu quase 100 anos. Infelizmente, no dia 20 de novembro de 1695, Zumbi foi morto numa emboscada em Pernambuco sendo seu corpo exposto em praça pública.
A morte de Zumbi não foi em vão. O seu exemplo de luta pela liberdade dos seus companheiros escravos, ecoa até hoje nas mentes e nos corações dos que não se quedam frente às injustiças, as discriminações e o desrespeito à pessoa humana.
O dia Nacional da Consciência Negra é, acima de tudo, uma chamada à reflexão. Um convite a todos a lutar por uma sociedade livre de preconceitos e socialmente justa. O legado de Zumbi dos Palmares nos impõe uma tarefa da qual não podemos nos omitir enquanto cidadãos, professores educadores, mais de que formadores de opinião, responsáveis pelas reais mudanças que a sociedade almeja. O papel que nos cabe, é de protagonistas de um saber reflexivo, plural, comprometido com as causas dos mais necessitados e que proporcione saberes capaz de transformar uma sociedade tão desigual e excludente e que tenha no seu horizonte a utopia socialista.
Nesse dia 20 de novembro seja Zumbi dos Palmares a inspiração que nos falta para juntos, negros, brancos, indígenas, construirmos uma nação radicalmente democrática que busque incondicionalmente a inclusão de todos e que contemple a diversidade.
Fonte: Prof. Edilson Lôbo do Nascimento (professor do Departamento de Economia da UNIR
Sexta-feira, 10 de abril de 2026 | Porto Velho (RO)
100% de água tratada – um sonho que se renova a cada eleição
Em março de 2009, o então governador de Rondônia, Ivo Cassol, ao visitar uma obra de ampliação do sistema de abastecimento de água em Porto Velho, l

Muitos brasileiros estão, de um modo geral, jogando fora todas as oportunidades que têm de ser felizes e mais abonados. Insistem em viver

Maio é mês de eleição para o Conselho Deliberativo do Ipam
No próximo mês de maio haverá eleição para a escolha dos membros do Conselho Municipal de Previdência e Assistência dos Servidores Públicos do Munic

Presidente Lula tropeça nas palavras e vira alvo de críticas e piadas nas redes sociais
Em março deste ano, o presidente Lula apareceu em vídeos nas redes sociais praticando exercícios de musculação, o que é algo extremamente saudável,
Sexta-feira, 10 de abril de 2026 | Porto Velho (RO)