Segunda-feira, 15 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Opinião

Opinião: Dia Nacional da Consciência Negra


 

Nesta data de 20 de novembro, é comemorado o dia Nacional da Consciência Negra, em homenagem a Zumbi dos Palmares. Ele é considerado um ícone da resistência contra a opressão imposta aos negros escravizados no Brasil, símbolo de luta contra a injustiça a que era submetido o negro na senzala.

Zumbi teve um papel histórico importantíssimo em defesa dos direitos e da liberdade dos escravos. Lutou incansavelmente à frente do Quilombo dos Palmares em Alagoas, resistindo a todo tipo de ofensiva feita pela coroa portuguesa com o objetivo de esmagar o movimento de resistência negra. Palmares resistiu quase 100 anos. Infelizmente, no dia 20 de novembro de 1695, Zumbi foi morto numa emboscada em Pernambuco sendo seu corpo exposto em praça pública.

A morte de Zumbi não foi em vão. O seu exemplo de luta pela liberdade dos seus companheiros escravos, ecoa até hoje nas mentes e nos corações dos que não se quedam frente às injustiças, as discriminações e o desrespeito à pessoa humana.

O dia Nacional da Consciência Negra é, acima de tudo, uma chamada à reflexão. Um convite a todos a lutar por uma sociedade livre de preconceitos e socialmente justa. O legado de Zumbi dos Palmares nos impõe uma tarefa da qual não podemos nos omitir enquanto cidadãos, professores educadores, mais de que formadores de opinião, responsáveis pelas reais mudanças que a sociedade almeja. O papel que nos cabe, é de protagonistas de um saber reflexivo, plural, comprometido com as causas dos mais necessitados e que proporcione saberes capaz de transformar uma sociedade tão desigual e excludente e que tenha no seu horizonte a utopia socialista.

Nesse dia 20 de novembro seja Zumbi dos Palmares a inspiração que nos falta para juntos, negros, brancos, indígenas, construirmos uma nação radicalmente democrática que busque incondicionalmente a inclusão de todos e que contemple a diversidade.

Fonte: Prof. Edilson Lôbo do Nascimento (professor do Departamento de Economia da UNIR

Gente de OpiniãoSegunda-feira, 15 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Uma herança maldita que o governo Rocha deixará para seu sucessor

Uma herança maldita que o governo Rocha deixará para seu sucessor

Se você está entre aqueles que acham que o governo Marcos Rocha deu passos importantes na execução de programas e projetos que contribuíram de algum

A decisão de emergência da UE sobre ativos russos exige vigilância do cidadão

A decisão de emergência da UE sobre ativos russos exige vigilância do cidadão

Introdução: Um Precedente PerigosoA recente decisão da União Europeia de manter imobilizados os ativos do Banco Central da Rússia, baseada numa cl

Segredo no rombo do Master: STF proíbe os brasileiros de saberem detalhes e nomes de quem nos roubou

Segredo no rombo do Master: STF proíbe os brasileiros de saberem detalhes e nomes de quem nos roubou

         Realmente, estamos vivendo tempos tenebrosos, governados por magistrados das cortes superiores, todos sem um só voto popular e que tomam de

Uma corrida para a qual todos os atletas se dizem preparados, mas só dois cruzarão a linha de chegada

Uma corrida para a qual todos os atletas se dizem preparados, mas só dois cruzarão a linha de chegada

Bruno Scheid, Fernando Máximo, Mariana Carvalho, Marcos Rocha, Fátima Cleide, Marcos Rogério e Silvia Cristina. Esses seriam alguns nomes ao Senado

Gente de Opinião Segunda-feira, 15 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)