Sábado, 13 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Opinião

Opinião: Briga de Titãs


Opinião: Briga de Titãs - Gente de Opinião

Fábio Grinberg

As principais empresas da internet já se preparam para fechar o ano de 2011 com os cofres cheios e ainda mais em alta. Esta semana, de acordo com as projeções da eMarketer, o Facebook, principal site de rede social da internet, deve fechar o ano com crescimento de 80,9% em propagandas, atingindo quase R$ 4 bilhões no período.

O Google, por sua vez, atingirá metade dessa previsão, ultrapassando a marca dos R$ 2 bilhões. O Yahoo aparece com um lucro ainda mais rentável: R$ 2,5 bilhões. A Microsoft aparece com “modestos” R$ 1,3 milhão.

O sucesso do Facebook veio através da campanha que ele desenvolve nos Estados Unidos, com displays ad, meio de publicidade que deve ganhar cada vez mais força nos próximos anos, no que se refere ao marketing digital.

O principal analista do eMarketer, David Hallerman, afirmou que a popularidade do Facebook cria uma diversidade de impressões de anúncios online principalmente por causa do formato único de seus banners.

E foi nesse mesmo quesito que o Google, “monstro” e soberano dos links patrocinados, bateu o Yahoo no primeiro trimestre do ano. Enquanto o Google abocanhou 14,7% dos anúncios, através do display ad, o Yahoo diminuiu para 12,3%.

A virada do Google tomou a imprensa mundial e animou ainda mais os investimentos da empresa, como os bilhões de dólares gastos com aquisições do DoubleClick e Youtube. Já o Yahoo deverá ter problemas com o desfecho desse ano, já que o display ad é seu principal carro-chefe em vendas.

O Googletambém continua dominando o setor de search ads (anúncios em busca), com uma fatia de quase 60% no primeiro semestre, seguida pela Microsoft (8%) e Yahoo (7%). O sucesso do Google, no entanto, não ocorre pelos grandes investimentos, mas sim pelos pequenos e médios anunciantes. Essa revelação mostra o quanto as empresas estão apostando nesse tipo de mercado para alavancar as suas vendas.

Um estudo do IDC também mostrou que os investimentos com publicidade online cresceram mais de 14% no primeiro trimestre de 2011, chegando a quase R$ 16 bilhões. A publicidade em buscas continua a ser em formato mais popular, atraindo quase 50% dos investimentos no trimestre, enquanto a campanha por display ad ficou com 33%.

Os resultados divulgados mostram o novo perfil do empresário não só brasileiro, mas também mundial. A campanha de marketing digitalliteralmente domina as atenções na internet, deixa de ser vista como um mistério ou algo que não seja atrativo para as vendas.

Os empresários estão mais ousados e decididos em apostar cada vez mais forte em campanhas publicitárias pela internet. A abertura e expansão de novas redes sociais, bem como o barateamento da banda larga, que pode chegar a R$ 25 no Brasil, puxam o mercado real para dentro do virtual.

Esse foi um dos principais motivos para novos nichos, como as pousadas e hotéis. Um de meus clientes, o Villa Camboa, passou a ter um número muito maior de procura após a campanha de links patrocinados pelo nome Pousada Litoral Norte SP, ou apenas Pousada Litoral Norte.

Em um passado não muito distante, a briga virtual era ainda primária, com poucas empresas apostando na potencia de consumo de um internauta. Hoje, esse tipo de consumidor cresceu como uma avalanche, está aberto à publicidade e, principalmente, à venda oline. Pense nisso!!!

E você? O que pensa sobre o assunto?? Entre no meu blog e opine: www.fabiogrinberg.com.br

 

Gente de OpiniãoSábado, 13 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

A decisão de emergência da UE sobre ativos russos exige vigilância do cidadão

A decisão de emergência da UE sobre ativos russos exige vigilância do cidadão

Introdução: Um Precedente PerigosoA recente decisão da União Europeia de manter imobilizados os ativos do Banco Central da Rússia, baseada numa cl

Segredo no rombo do Master: STF proíbe os brasileiros de saberem detalhes e nomes de quem nos roubou

Segredo no rombo do Master: STF proíbe os brasileiros de saberem detalhes e nomes de quem nos roubou

         Realmente, estamos vivendo tempos tenebrosos, governados por magistrados das cortes superiores, todos sem um só voto popular e que tomam de

Uma corrida para a qual todos os atletas se dizem preparados, mas só dois cruzarão a linha de chegada

Uma corrida para a qual todos os atletas se dizem preparados, mas só dois cruzarão a linha de chegada

Bruno Scheid, Fernando Máximo, Mariana Carvalho, Marcos Rocha, Fátima Cleide, Marcos Rogério e Silvia Cristina. Esses seriam alguns nomes ao Senado

Maria Imaculada e a emergência de uma nova visão do real

Maria Imaculada e a emergência de uma nova visão do real

Teologia, Filosofia e Ciência em DiálogoA celebração da Imaculada Conceição, a 8 de dezembro, confronta o pensamento contemporâneo com uma questão

Gente de Opinião Sábado, 13 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)