Sexta-feira, 30 de dezembro de 2022 - 17h29

Márcio Pacele Vieira da Silva assume a presidência da Câmara Municipal de Porto Velho no próximo dia 1 de janeiro, domingo, às nove horas, em solenidade que acontecerá no Plenário Bohemundo Álvares Afonso, para um mandato de dois anos, função para a qual foi eleito em janeiro de 2021, quando também foi eleita a atual mesa diretora, presidida pelo vereador Edwilson Negreiros, cujo mandato chega ao fim no dia 31 de dezembro de 2022.
O clima com a chegada do novo presidente é de expectativa, principalmente entre os servidores efetivos, hoje em torno de oitenta. Já os comissionados...! Márcio já deixou claro que manterá uma relação amistosa com o poder executivo. E não poderia ser diferente. Afinal, os poderes precisam andar juntos, atuando de maneira harmoniosa, sem, contudo, extrapolar suas prerrogativas constitucionais.
A ninguém é licito ignorar serem grandes os desafios do novo presidente. Para isso, ele vai precisar, entre outras coisas, cerca-se de uma boa equipe de colaboradores. Afinal, não deve ser tarefa fácil comandar uma instituição com interesses complexos e difusos como é o caso da Câmara Municipal. Até onde se sabe, Márcio não terá problemas financeiros, uma vez que o orçamento do poder legislativo para 2023 é de R$ 59.724.731.
E o que esperam os servidores do novo presidente? Com tanto dinheiro em caixa, se não todos, mas, com certeza, a maioria da categoria espera que Pacele coloque em prática antigas reivindicações, como a implantação da tabela salarial relativa ao Grupo Ocupacional Apoio Técnico Administrativo em Nível Médio, constante do anexo I – C, da Lei Complementar nº. 710/2018. Existe, também, a esperança de que o novo presidente crie um programa de aposentadoria incentivada para os servidores que já cumpriram as condições para se aposentar, entre outros direitos do funcionalismo.
O novo presidente vai precisar blindar o seu coração contra a sanha
malévola dos fofoqueiros, dos portadores de “boas notícias, chefe”, dos
aproveitadores de plantão, que só sabem viver voejando à sombra do poder e,
principalmente, daqueles que vão fazer de tudo para lhe tirar dos olhos a
imagem realista do poder legislativo municipal, onde uns poucos são
beneficiados, em detrimento da grande maioria. Que Deus abençoe o presidente
Márcio Pacele para que ele possa realizar uma administração séria, transparente
e humana.
Quinta-feira, 25 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)
Está formado o cabo de guerra entre André Mendonça e Flávio Dino, ambos ministros do Supremo Tribunal Federal (STF). Mendonça mandou a Polícia Feder

Eterna Natalina Vasconcelos – a mãe que costurava estrelas
Dona Natalina casou-se muito cedo, aos 14 anos – costume da época no sertão baiano, onde mocinhas trocavam a infância por lares próprios cheios de s

O recente comercial das sandálias Havaianas, protagonizado pela atriz esquerdista da cabeça aos pés, Fernanda Torres, foi uma das notícias de maior

Aposentado não é lixo, mas, no Brasil de hoje, é tratado como se fosse, principalmente por políticos que só se lembram do povo em período eleitoral.
Quinta-feira, 25 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)